Até Que Idade a Mãe Pode Tomar Banho Com o Filho? Guia 2022

por

Muitas mães gostam de tomar banho junto com o filho pois pensam que assim ele terá uma boa higiene e irá evitar alguns acidentes na hora do banho. 

Mas sabemos que na correria do dia a dia as vezes fica quase impossível separar um momento para tomarem banho juntos.

E aí, as mamães acabam se perguntando até que idade é necessário que a mãe tome banho com o filho. 

ate que idade a mae pode tomar banho com o filho

Por essa razão, no artigo de hoje, vou estar te dizendo até que idade a mãe pode tomar banho com o filho e quando isso não é mais necessário, é só ler até o final!

Até que idade a mãe pode tomar banho com o filho?

Sabemos o quanto é complicado a mãe ter que dar banho nos filhos todos os dias, tendo que encaixar isso tudo na correria do dia a dia.

Afinal muitas mães têm trabalho e a vida de dona de casa além da de ser mãe.

As crianças podem tomar banho “sozinhas”, ou seja, passar sabão no próprio corpo a partir dos 4 a 5 anos, é claro que é bom que você mantenha o olho nela enquanto ela toma banho.

Para casos de acidentes, como escorregar no banheiro, entre outros. 

Então a partir dessa idade, permita que a criança se lave sozinha, mas mantenha a porta aberta e verifique frequentemente se está tudo certo durante o banho.

Também é importante que informe a criança sobre a importância de lavar todas as partes do corpo.

Então, antes dos 4 anos é recomendado que a criança tenha ajuda dos pais na hora do banho, para se ter uma boa higienização. 

até quando posso tomar banho com meu filho

Criança pode tomar banho sozinha?

Como eu disse acima, crianças a partir dos 4 a 5 anos podem tomar banho “sozinhas”, mas na realidade as crianças podem tomar banho sozinhas mesmo é apenas a partir dos 8 anos.

Porque aos 8 anos a criança já tem maior controle e conhecimento sobre como a higiene é importante.

Além do fato da criança não precisar mais da vigilância dos pais durante o banho.

É importante afirmar que nem todas crianças se sentem preparadas para tomar banho sozinhas ou não tem a capacidade, por isso analise bem o seu filho.

É perigoso criança tomar banho sozinha?

Afinal, é perigoso uma criança tomar banho sozinha?

Essa pergunta tem várias respostas, aqui irei responder duas delas.

A idade interfere muito e o local de banho também, por exemplo, uma banheira e uma criança pequena não combinam, afinal pode acontecer sim um acidente como um afogamento.

Para evitar acidentes deste tipo é essencial ensinar a criança a nadar desde cedo, para isso você pode procurar uma boa escola de natação.

Num chuveiro é comum que possa acontecer principalmente quando estão lavando a cabeça um escorregamento que gera também um acidente.

Isso ocorre geralmente quando as crianças são menores e não tem tanta coordenação do próprio corpo e também o conhecimento de que pisar ali escorrega.

com quantos anos a criança pode tomar banho sozinho

Já crianças maiores não têm um grande perigo, é claro que o escorregamento pode acontecer com qualquer um, mas em geral não existe um perigo alarmante para crianças tomarem banho sozinhas.

Alguns especialistas recomendam que crianças a partir dos seus 10 anos tomem banho completamente sozinhas, já que é uma idade segura.

Conclusão

Agora que você leu tudo o que te contei, já sabe até que idade é realmente necessário a sua ajuda na hora do banho do seu filho.

Como você viu, quando a criança ainda é pequena é necessário a ajuda para que ela tenha uma boa higienização. 

Mas quando ela já está maiorzinha, é necessário apenas que alguém fique vigiando para evitar possíveis acidentes, e aí você pode só ir falando as partes que ela tem que lavar.

É importante que a criança crie a independência na hora do banho e também tenha a privacidade necessária nesse momento. 

Você pode conferir também aqui no blog um guia completo sobre quando você pode deixar o seu filho sozinho em casa, esse e outros artigos você encontra aqui no Mãe Experiente.

Jussara Santos

Jussara Santos

Jussara Santos, membra da comunidade Mãe Experiente, é mãe de 3 meninas lindas. A Bella, Julia, e Marta. Com mais de 10 anos sendo auxiliar de creche, Jussara se apaixonou em ajudar crianças e trazer conhecimento para suas respectivas mães. No seu tempo livre, Jussara adora levar as meninas para brincar na praia.