Bebê Paga Passagem de Ônibus? Guia Completo 2022

por

Muitos papais e mamães adoram viajar, seja para diversão ou para visitar parentes distantes, e muitos utilizam o ônibus por ser um transporte acessível.

E visando economizar, muitos responsáveis ficam na dúvida se o bebê precisa também pagar a passagem de ônibus. 

Como mãe, também já tive essa dúvida e na época fiz uma pesquisa com empresas de ônibus e também buscas na internet para ver a documentação necessária.

bebe paga passagem de onibus

No artigo de hoje vou te dizer se o bebê paga passagem de ônibus e quais são os documentos necessários para a viagem, então leia até o fim! 

Bebê Paga Passagem de Ônibus?

O bebê não paga passagem de ônibus, e geralmente as empresas não cobram a passagem de crianças de menos de 5 anos de idade, desde que estejam no colo.

Viajar é maravilhoso, para passear e curtir a vida um pouco mais, ainda mais com a companhia das crianças.

Por ser uma opção mais acessível, o ônibus é bastante procurado, e a maior parte das empresas não cobra a passagem de crianças de até 5 anos, desde que elas não ocupem sozinhas um assento do veículo.

E se você está indo viajar a passeio e tem dúvida se o seu bebê paga hospedagem em hotel, temos um guia completo sobre esse assunto aqui no blog.

Bebê Pode Viajar sem os Pais?

com que idade a criança paga passagem de ônibus

Muitas mães se perguntam também se o bebê pode viajar sem os pais.

Caso você queira deixar seu bebê viajar com algum familiar, deve ter a permissão dos responsáveis, além de todos documentos necessários.

Agora, caso seu filho seja um pouco maior, é importante lembrar que crianças menores de 12 anos devem ter a autorização dos pais em viagens nacionais.

É importante lembrar que caso o bebê for viajar com um pai só, ou com algum familiar, deve, sim, ter permissão tanto do pai quanto da mãe.

Quais Documentos são Necessários para Viajar com Bebê?

Como eu já disse, documentos e autorizações são necessários para viajar com o bebê, são eles:

  • Passaporte ou Certidão de Nascimento (cópia autenticada no cartório ou original)
  • Carteira de Identidade (caso houver)

E os responsáveis e parentes de até 3º grau, como irmãos, tios e avós, deverão levar documentos que comprovam que há parentesco, como:

quando o bebe paga passagem de onibus
  • Identidade com foto
  • Autorização comprovada por cartório 

Conclusão

Depois de ter lido tudo, espero ter conseguido salvar a sua viagem e que agora você possa ir com tranquilidade.

A passagem não é cobrada se a criança for no colo, ou seja, se ela não ocupar um assento, mas caso ocupe um assento, você terá que pagar independente da idade.

Além disso, é importante ter em mente os documentos necessários para que ela possa viajar com ou sem os responsáveis. 

Assim você terá uma boa viagem, sem estresses inesperados.

Lembre-se que viagens longas de ônibus podem ser estressantes para o bebê, se você quer uma opção mais rápida e confortável temos um artigo sobre a partir de qual a idade a criança paga passagem de avião.

Jussara Santos

Jussara Santos

Jussara Santos, membra da comunidade Mãe Experiente, é mãe de 3 meninas lindas. A Bella, Julia, e Marta. Com mais de 10 anos sendo auxiliar de creche, Jussara se apaixonou em ajudar crianças e trazer conhecimento para suas respectivas mães. No seu tempo livre, Jussara adora levar as meninas para brincar na praia.