Bebê Pode Fazer Inalação? Guia 2022

por

A inalação é um procedimento que ajuda as crianças com problemas respiratórios. Mas o bebê pode fazer inalação?

A mudança de temperatura, baixa umidade do ar e até doenças podem prejudicar a respiração das crianças. Nesses casos, é comum o médico recomendar a inalação.

O meu filho tem asma e eu li em uma reportagem que a inalação é uma opção de tratamento. Para ter certeza, eu perguntei para o pediatra se bebê pode fazer inalação.

bebe pode fazer inalação

O médico disse que a inalação não só é liberada para os bebês como ajuda os remédios a agirem mais rápido no organismo em caso de crise.

Sabendo disso, eu escrevi este artigo para ajudar os pais que também têm crianças com problemas respiratórios.

Aqui você vai saber quanto tempo o bebê pode fazer inalação e se é possível fazer o procedimento enquanto o bebê está dormindo. Vamos lá?

Qual é a diferença entre inalação e nebulização?

Você já ouviu os termos “inalação” e “nebulização”? Eu imagino que sim. Mas você sabe a diferença entre eles?

Na realidade, não existe diferença prática entre os termos, já que os dois significam a absorção de medicamentos por via respiratória.

O termo “nebulização” é técnico e menos conhecido. Já “inalação” é a forma popular do procedimento, que faz referência à forma como o aparelho funciona.

Bebê pode fazer inalação?

A inalação é um tratamento indicado para pessoas com problemas respiratórios. As crianças se destacam nesse grupo, porque o sistema imunológico delas ainda está em formação.

bebê pode fazer nebulização

Isso quer dizer que o bebê pode fazer nebulização / inalação. Mas é recomendado que o tratamento seja acompanhado por um médico.

Segundo o especialistas de saúde, os bebês e crianças podem fazer inalação com soro fisiológico para desentupir as vias respiratórias.[1]

Casos de asma, bronquite ou alergias podem ser tratados com a inalação de medicamentos indicados pelo pediatra.

Quanto tempo um bebê pode fazer inalação?

A inalação costuma durar de 5 a 15 minutos e pode ser feita 2 ou 3 vezes ao dia.

Mas é recomendado que os pais sigam as recomendações do pediatra sobre o tempo de duração da inalação e a frequência de realização do tratamento.

Isso porque somente o pediatra saberá indicar o procedimento correto para o caso do seu filho ou filha.

Posso fazer inalação no bebê deitado?

É possível fazer a inalação no bebê deitado, pois essa é uma posição mais confortável para a criança.

Para isso, é importante que o aparelho não derrame o líquido do copinho. Então, os pais devem investir em um inalador ultrassônico.

melhor forma de fazer inalação em bebê

Esse tipo de equipamento permite fazer a inalação com a criança deitada sem derramar o remédio ou o soro do copinho. É a opção ideal para ser usada com recém-nascidos.

Posso fazer inalação no bebê dormindo?

Neste artigo, você descobriu que o bebê pode fazer inalação. Existem aparelhos próprios para a realização do tratamento em bebês, como os inaladores ultrassônicos.

Esse tipo de aparelho permite fazer a inalação na posição deitada.

Realizar o tratamento em uma posição confortável para a criança é melhor para aqueles que não gostam de fazer inalação.

Nesses casos, outra dica é fazer a inalação enquanto a criança dorme. Se o sono for leve, deixe a máscara perto do rosto da criança, mas sem tocá-la.

Apesar de perder um pouco a efetividade do tratamento, essa estratégia facilita realizar a inalação em crianças mais agitadas.

Então, aproveite as sonecas para realizar o tratamento e manter a saúde do seu filho em dia.

Veja também uma seleção dos melhores inaladores próprios para criança.

Jussara Santos

Jussara Santos

Jussara Santos, membra da comunidade Mãe Experiente, é mãe de 3 meninas lindas. A Bella, Julia, e Marta. Com mais de 10 anos sendo auxiliar de creche, Jussara se apaixonou em ajudar crianças e trazer conhecimento para suas respectivas mães. No seu tempo livre, Jussara adora levar as meninas para brincar na praia.