Bebê Pode Tomar Chá de Erva Doce? Guia 2022

por

Existem vários tipos de chás indicados para as crianças. Neste artigo, eu te conto se o bebê pode tomar chá de erva doce.

Se você é mãe ou pai, já deve ter recebido a indicação de algum chá para o seu bebê.

Isso porque é comum as pessoas recomendarem chás para tratar problemas como a insônia ou a cólica infantil.

bebe pode tomar cha de erva doce

Mas o pediatra dos meus filhos disse para ter cuidado ao oferecer chá para as crianças. Porque alguns tipos de chás não são indicados para elas.

A erva doce é uma das plantas mais usadas para preparar chás para as crianças. Mas será que o bebê pode tomar chá de erva doce?

Você vai descobrir a resposta para esta pergunta neste artigo. Além disso, eu te conto também quais são os benefícios deste chá para as crianças. Vamos lá?

É seguro para a criança tomar chá de erva doce?

Por ser de origem natural, as pessoas costumam pensar que os chás podem ser livremente oferecidos para as crianças.

Mas não é bem verdade isso. Segundo profissionais de saúde, nos primeiros seis meses de vida, as crianças devem se alimentar exclusivamente com leite materno.[1]

Porque o sistema imunológico das crianças menores de seis meses ainda não está totalmente desenvolvido e algumas plantas usadas no preparo de chás podem provocar alergias.

Depois desse período, outros líquidos podem ser acrescentados na alimentação do bebê, como os chás, em complemento ao aleitamento materno.

pode dar chá de erva doce para bebê

O chá de erva doce é uma das opções seguras para crianças.

O preparo deste chá deve ser por infusão, que é o processo de colocar água fervida em um recipiente com erva doce e tampar por alguns minutos. Assim, os princípios ativos da planta são liberados na água.

Quais os benefícios do chá de erva doce para o bebê?

Não é à toa que o chá de erva doce é um dos mais recomendados para bebês com mais de seis meses. Os principais benefícios deste chá são:

  • Alívio de cólicas
  • Evita o desconforto causado pelo acúmulo de gases
  • Facilita a digestão
  • Colabora no sono do bebê, pois promove a sensação de relaxamento.

Minha criança pode tomar chá de erva doce todo dia?

Com tantos benefícios, você deve estar pensando em oferecer o chá de erva doce todos os dias para o seu filho ou filha, não é? Mas será que pode?

A resposta é: sim! O consumo de chá de erva doce diariamente é liberado para bebês com mais de seis meses de vida.

Somente tenha cuidado de não oferecer grandes quantidades de chá todos os dias, pois a ingestão da bebida deve ser um complemento da alimentação feita via aleitamento materno.

chá de erva doce faz mal para bebê

Quando oferecer chá de erva doce para a minha criança?

Neste artigo, descobrimos que o chá de erva doce é seguro para bebês com mais de seis meses de vida. Além disso, são muitos os benefícios desta bebida para as crianças.

É importante que você ofereça chá de erva doce longe da hora das refeições para não tirar o apetite da criança.

O chá não deve ser adoçado com açúcar ou adoçantes. O consumo de mel para crianças também não é uma opção, pois o alimento somente é seguro para crianças acima de 2 anos de idade.

Uma sugestão dos especialistas é oferecer chá de erva doce perto da hora de dormir, pois a bebida ajudará a criança a pegar no sono.

Por fim, lembre-se de sempre consultar o pediatra do seu filho para saber as doses recomendadas de chá de erva doce.

Confira também se o seu bebê pode tomar chá de hortelã aqui na Mãe Experiente.

Jussara Santos

Jussara Santos

Jussara Santos, membra da comunidade Mãe Experiente, é mãe de 3 meninas lindas. A Bella, Julia, e Marta. Com mais de 10 anos sendo auxiliar de creche, Jussara se apaixonou em ajudar crianças e trazer conhecimento para suas respectivas mães. No seu tempo livre, Jussara adora levar as meninas para brincar na praia.