Chupeta Faz Mal? Guia Completo 2022

por

Um dos grandes dilemas da maternidade, que faz divergir muitas opiniões e causa controvérsias, é a chupeta, e muitos pais se perguntam se a chupeta faz mal.

A chupeta pode, sim, ser prejudicial em alguns casos, mas ainda é muito utilizada por ser uma ótima forma de acalmar os bebês quando estão agitados, irritados ou com insônia.

chupeta faz mal

Neste artigo vou estar te contando se a chupeta prejudica a amamentação, entre outras informações importantes, então não deixe de ler!

Chupeta Faz Mal?

A chupeta pode fazer mal se afetar a amamentação, o desenvolvimento ósseo, a sociabilidade e a dentição do bebê.

Mas há alguns cuidados que podem ser tomados para evitar esses problemas e deixar a chupeta ser somente um calmante para o bebê.

Chupeta Faz Mal para a Amamentação?

A chupeta pode, sim, acabar afetando a amamentação, já que especialistas afirmam que o movimento que o bebê faz para chupar a chupeta é diferente do movimento utilizado para mamar.

Com isso, o bebê se acostumaria com a chupeta e passaria a mamar menos, o que faria com que a mãe produzisse menos leite, e por consequência o desmame aconteceria antes do esperado.

O que ocorre é que o movimento de chupar acaba sendo relaxante para o bebê, e sem o uso da chupeta ele pode pedir o peito da mãe somente para se acalmar, sem se alimentar.

Não há nenhum problema nisso, exceto que é impossível conseguir disponibilizar o peito da mãe 24h, e em razão da amamentação, algumas mães ficam com o peito bem sensibilizado, o que faria essa técnica ser muito dolorosa.

Além disso, há quem afirme que deixar o bebê colocar qualquer coisa na boca, como o próprio dedo, ou algo que esteja perto dele, pode ser prejudicial.

Portanto, a chupeta acaba sendo uma alternativa a se considerar.

O que fazer para a chupeta não atrapalhar a amamentação?

A melhor coisa a se fazer é somente dar a chupeta após a amamentação estar consolidada, o que usualmente ocorre por volta da 4ª semana de vida.

Se o bebê já estiver com a amamentação consolidada, e o uso da chupeta for por períodos curtos, somente para se acalmar, as chances de afetar a amamentação são menores.

Chupeta Faz Mal para o Desenvolvimento Ósseo?

A chupeta, se usada por períodos longos e em um modelo errado, pode acabar afetando o desenvolvimento do seu filho, já que ainda está se formando.

E no caso, não só o desenvolvimento ósseo como o muscular também pode acabar sendo afetado.

O que fazer para a chupeta não atrapalhar o desenvolvimento ósseo?

A primeira coisa a se fazer é escolher o modelo certo para o seu bebê.

uso de chupeta

As chupetas não são todas iguais e podem variar de tamanho conforme o tamanho do seu bebê, já que bebês mais novos, obviamente, terão a boca menor.

Então é extremamente importante ter uma chupeta adequada para o tamanho do seu filho, que não só caiba na boca dele, mas que também permita que os lábios fiquem menos abertos possível.

Chupeta Faz Mal para a Sociabilidade?

A chupeta pode fazer mal à sociabilidade se o bebê ficar o tempo todo com ela e perder a vontade de tentar se comunicar.

Ainda que seja uma comunicação falha, em que o bebê faz alguns sons como grunhidos ou algo impossível de entender, é importante esse contato, essa tentativa de comunicação por parte do bebê.

A tentativa do bebê de se comunicar reproduzindo sons será essencial para o seu futuro e para o aprendizado.

O que fazer para a chupeta não fazer mal para a sociabilidade?

A chupeta é usada para acalmar, quando o bebê está agitado, quando não consegue dormir, ou quando está simplesmente irritado com algo.

Por isso, é importante tirar a chupeta do bebê assim que ele se acalmar.

Com isso, usando a chupeta por períodos mais curtos, você evita que atrapalhe as tentativas de comunicação do seu filho.

Chupeta Faz Mal para a Dentição?

A chupeta pode ser prejudicial à dentição quando usada por períodos muito longos e após certa idade.

Esse é um dos tópicos mais comuns quando o assunto é chupeta, isso porque muitas pessoas afirmam que o uso da chupeta afeta o desenvolvimento da arcada dentária, sendo prejudicial.

Mas muitos especialistas afirmam que essa interferência só ocorre se a chupeta é deixada por períodos muito longos e quando os dentes já vão ficando mais desenvolvidos, por volta dos 2 anos de idade.

O que fazer para a chupeta não fazer mal para a dentição?

Novamente, a chupeta deve ser dada somente quando o bebê está agitado ou irritado, e deve ser retirada assim que o bebê se acalmar.

Ou seja, nada de deixar o bebê por longas horas com a chupeta na boca.

Além disso, a partir do 2º ano, até o 3º no máximo, deve ser tirada a chupeta do bebê, para evitar que afete a sua dentição.

Outras Formas de Acalmar o Bebê

Se você decidiu que a chupeta não será usada, você pode usar outras técnicas para acalmar o bebê.

A primeira coisa a se fazer é tentar identificar o motivo que está aborrecendo o seu filho, já que desse jeito será mais fácil de resolver.

Mas se for algo como somente uma insônia, ou se ele estiver irritado porque tomou vacina, algumas opções que ajudam acalmar o bebê são:

usar chupeta faz mal

Conclusão

A chupeta não irá afetar muito o seu filho se for usada por períodos curtos, ou seja, somente o necessário para o bebê se acalmar.

Deve ser bem higienizada, e o modelo escolhido deve ser compatível com o tamanho da boca do seu filho.

Para isso, você deve escolher a melhor chupeta para o seu pequeno.

Lembre-se também de esperar até que a amamentação esteja ocorrendo sem qualquer problema, para só depois dar a chupeta.

Se você optar por não dar a chupeta, procure outras técnicas para acalmar o bebê, como o contato pele a pele com o pai ou mãe, por exemplo a amamentação e usar o sling.

Photo of author

Jussara Santos

Jussara Santos, membra da comunidade Mãe Experiente, é mãe de 3 meninas lindas. A Bella, Julia, e Marta. Com mais de 10 anos sendo auxiliar de creche, Jussara se apaixonou em ajudar crianças e trazer conhecimento para suas respectivas mães. No seu tempo livre, Jussara adora levar as meninas para brincar na praia.