Com Quantas Semanas a Barriga Começa a Ficar Dura?

por

Quando a mulher descobre que está grávida começa a imaginar como será o barrigão e fica ansiosa para saber quando a barriga vai começar a crescer e ficar mais dura.

Como mãe, já passei por essa fase do início da gravidez e venho te ajudar com a minha experiência.

com quantas semanas a barriga começa a ficar dura

Vou te contar com quantas semanas a barriga começa a ficar dura, o que pode influenciar no crescimento da barriga na gravidez, entre outros detalhes, então não para de ler!

Com Quantas Semanas a Barriga Começa a Ficar Dura?

A mulher pode começar a sentir a barriga mais dura logo no início da gravidez, por volta da 7ª ou 8ª semana de gestação.

A primeira região que fica dura é abaixo do umbigo, passando a seguir para a área ao redor do umbigo. 

À medida que o feto vai crescendo, a barriga da grávida vai ficando mais dura e arredondada.

Com Quanto Tempo a Barriga Começa a Aparecer na Gravidez?

Na 16ª e a 20ª semana de gestação é quando a barriga fica mais saliente.

O 8º mês é o período em que a barriga da grávida chega ao seu tamanho máximo. 

Algumas mulheres já começam a notar uma saliência na região abaixo do umbigo, quando estão na 8ª ou 9ª semana de gestação, devido às alterações hormonais, uma vez que o feto ainda é muito pequeno para causar o crescimento do útero.

quando a barriga começa a ficar dura na gravidez

No caso das gestantes que já foram mães, a barriga pode começar a aparecer na 12ª semana de gestação, devido à flacidez do útero causada pela primeira gravidez.

O que Pode Influenciar o Crescimento da Barriga na Gravidez?

Alguns fatores podem influenciar no crescimento da barriga na gravidez como: 

Largura do quadril: o quadril mais largo pode atrasar um pouco o aparecimento da barriga ou fazer com que a barriga cresça menos porque possui mais espaço para o crescimento do útero.

Prática de atividade física: por terem os músculos abdominais mais tonificados, isso pode “disfarçar” o crescimento do útero e levar mais tempo para notar o crescimento da barriga.

Magreza: quem tem pouca gordura abdominal e músculos abdominais pouco volumosos pode notar o crescimento da barriga mais rápido.

Excesso de peso: pode demorar mais para notar o crescimento da barriga, já que a gordura abdominal “disfarça” a distensão do útero.

Gestação de gêmeos ou gravidez múltipla: nesses casos, na maioria das vezes, a barriga pode começar a crescer antes, embora não seja uma regra.

quando a barriga de grávida endurece

O crescimento da barriga pode causar estrias, para evitá-las você pode utilizar cremes para estrias próprios para grávidas.

Conclusão

A barriga começa a ficar dura por volta da 7ª ou 8ª semana de gestação, mas isso pode variar para cada gestante.

Algumas mulheres começam a sentir logo no início da gravidez, principalmente na região do umbigo.

Mas, como citado acima, alguns fatores podem influenciar no crescimento da barriga, como o tipo de corpo e a gravidez de gêmeos.

Outra grande dúvida das mães de primeira viagem é com quantos meses começa a sair leite, temos um artigo completo sobre isso aqui no blog.

Se tiver qualquer dúvida sobre a sua gestação, não deixe de procurar o seu médico! Aqui no blog você encontra também um artigo sobre os melhores livros sobre maternidade que podem te ajudar a tirar dúvidas.

Photo of author

Jussara Santos

Jussara Santos, membra da comunidade Mãe Experiente, é mãe de 3 meninas lindas. A Bella, Julia, e Marta. Com mais de 10 anos sendo auxiliar de creche, Jussara se apaixonou em ajudar crianças e trazer conhecimento para suas respectivas mães. No seu tempo livre, Jussara adora levar as meninas para brincar na praia.