Com Quantos Anos Pode Escovar os Dentes do Bebê? Guia 2022

por

A higiene do bebê pode ser um tópico não tão discutido, mas muito importante e difícil para os pais no começo.

Algumas questões podem causar certas dúvidas e até controvérsias, como: com quantos anos pode escovar os dentes do bebê?

E a resposta é na verdade bem simples: quando os dentes nascerem.

com quantos anos pode escovar os dentes do bebe

A verdade é que mesmo sendo dentes de leite, é necessário a limpeza e a prevenção contra cáries, já que são esses dentes que irão ajudar o seu filho a começar a comer comidas sólidas.

Neste artigo vou te contar como escolher a pasta e a escova ideal para o seu bebê, como escovar os dentinhos dele e outros detalhes muito importantes. Vamos lá?

Com Quantos Anos Pode Escovar os Dentes do Bebê?

O ideal é começar a escovação dos dentes do bebê com 6 meses de idade, que é normalmente a idade que os dentinhos começam a nascer, já que são dentes mais sensíveis e propícios a cáries, entre outros problemas.

Relembrando que não há nenhum problema em consultar o médico antes caso o seu bebê esteja com alguma condição, como uma gengiva mais irritada.

As escovas de dente podem ser um pouco agressivas, ou talvez uma pasta de dentes seja melhor do que outra, ninguém melhor do que um especialista para verificar o caso específico do seu bebê.

Além disso, procure mostrar ao seu bebê como você escova os dentes, para ele já se acostumar com a ideia.

Conforme o seu filho crescer, incentive-o a escovar os dentes regularmente, e limpando bem.

Preciso Limpar Dentro da Boca do Bebê Antes Disso?

Sim! A higiene da boca e da gengiva do bebê deve ser feita com gaze e água morna.

É importante manter a higiene bucal do bebê mesmo quando ele ainda não tem dentes, ou quando os dentes estão só começando a nascer e ainda são muito pequenos para a escovação.

Por isso, passe a gaze úmida com água morna, bem delicadamente, limpando bem a boca do seu bebê, com extremo cuidado com a gengiva.

quando posso escovar o dente do bebê

Como Escolher a Escova e a Pasta de Dente Ideais para o Bebê?

A primeira coisa a se fazer é verificar a recomendação da faixa etária na embalagem.

Para a escova de dente, é essencial que as cerdas sejam macias e curtas, para não machucar o bebê, ainda mais quando ele morder a escova, o que será inevitável.

Já para a pasta de dente, verifique os componentes, evite aqueles que sejam mais agressivos ao seu bebê, e verifique ainda o sabor.

Pastas de dente costumam ter um sabor, inclusive as para adultos, então procure um sabor que será mais agradável ao seu filho, para diminuir as chances dele rejeitar essa nova experiência.

Como Escovar o Dente do Seu Bebê?

Encontre uma posição confortável em que o bebê fique com a cabeça apoiada, esse é o primeiro passo a ser dado.

Quando o bebê estiver pronto, com a cabeça segura, você gentilmente abre a boca dele e começa a escovar o dente com movimentos circulares e gentis.

Até os 3 anos de idade, a recomendação é que a pasta de dente seja colocada na escova no tamanho de um grão de arroz, já que o bebê pode acabar engolindo.

Se o bebê engolir, não se desespere, uma quantidade pequena de pasta de dente não lhe fará mal, só se atente caso note algo de errado.

Se o bebê tiver dentes próximos um do outro, é recomendável o uso do fio dental também, para garantir a higiene bucal perfeita.

Quantas Vezes Escovar o Dente do Bebê?

Em um mundo ideal, seria bom escovar após a alimentação, mas o processo de escovar os dentes pode ser difícil e exaustivo, além de tomar um tempo que não são todos que vão ter.

Por isso, a recomendação é escovar ao menos duas vezes por dia, que seria equivalente a uma depois do “almoço” e outra antes de dormir.

como escovar o dente do bebê

Lembre-se também de trocar a escova de dente a cada 3 ou 4 meses, podendo ser antes se estiver muito gasta, já que o bebê pode acabar mordendo-a demais no começo.

Conclusão

Por volta dos 6 meses de idade você já pode escovar os dentinhos do bebê, é nessa fase que normalmente os dentes começam a nascer.

Lembre-se de consultar um médico sobre a melhor pasta e escova.

Apoie bem a cabeça do bebê e escove suavemente em círculos, sem se desesperar se por acaso o bebê engolir um pouco de pasta.

Escove os dentes do seu bebê ao menos duas vezes por dia, sendo a última delas antes de dormir.

E enquanto o seu bebê ainda não tiver dentes, ou nenhum dente completo, lave a boca dele com gaze e água morna.

Não deixe de conferir o nosso conteúdo sobre escovas de dente ideias para bebês para comprar o melhor produto para o seu filho.

Photo of author

Jussara Santos

Jussara Santos, membra da comunidade Mãe Experiente, é mãe de 3 meninas lindas. A Bella, Julia, e Marta. Com mais de 10 anos sendo auxiliar de creche, Jussara se apaixonou em ajudar crianças e trazer conhecimento para suas respectivas mães. No seu tempo livre, Jussara adora levar as meninas para brincar na praia.