Com Quantos Meses o Bebê Bate Palmas? Guia 2022

por

Quando os bebês começam a fazer gestos como bater palmas e engatinhar, ficamos maravilhados com a fofura dos pequenos. Além de ser uma gracinha, esses movimentos são fundamentais para o desenvolvimento dos bebês.

Alguns pais ficam ansiosos por esse momento e se perguntam quando os filhos vão iniciar esses tipos de ações. 

com quantos meses o bebe bate palmas

Pensando nisso, vou falar neste post com quantos meses o bebê começa a bater palmas, além de dizer os benefícios dessa ação, então leia até o final!

Quando o bebê aprende a bater as mãos? 

O bebê aprende a bater palmas entre os 8 e 12 meses de vida, e isso é um marco no desenvolvimento das habilidades motoras do pequeno.

Esse movimento surge geralmente quando o bebê começa a sentar, empurrar objetos com as mãos e engatinhar. 

Os bebês observam os movimentos das pessoas que ele convive e tenta imitar, por isso é importante que os pais batam palmas na frente da criança para incentivar o movimento.

Quando um bebê observa o adulto fazendo determinada ação, os vínculos neurais dele são ativados e isso permite que ele perceba o sentimento que isso expressa.

como ensinar o bebe a bater palmas

O bater palmas geralmente é acompanhado de um sorriso e exprime um semblante de felicidade, por isso o bebê percebe o movimento como uma forma de expressar alegria e emoção.

Quais são os benefícios de bater palmas para o bebê?

Apesar de parecer ser um gesto simples, o bater das mãos do bebê traz benefícios para a criança, é um sinal de que ela está se desenvolvendo.

Como o bebê percebe que o aplauso é uma maneira de expressar um sentimento positivo, ele começa a se comunicar com as pessoas ao seu redor.

Através do bater das palmas o bebê demonstra que está alegre ou animado com algo, seja com uma brincadeira, uma música, um desenho etc.

Essa ação envolvendo as mãos está diretamente relacionada ao desenvolvimento da fala, assim como à personalidade e à capacidade motora do pequeno.

É importante que o bebê seja estimulado pelos pais a fazer esses movimentos, por isso é essencial repetir a batida das palmas na frente dele e demonstrar empolgação.

Caso a criança não repita o movimento de início, você pode gentilmente pegar as mãos dela e bater uma na outra de maneira delicada.

quando o bebe bate palma

Com o tempo ela vai aprender a fazer esse movimento sozinha.

Conclusão

Normalmente os bebês começam a bater palmas entre os 8 e 12 meses de idade e isso faz parte do desenvolvimento infantil.

Mas cada bebê começa a praticar certas ações de uma forma diferente, mesmo com todo estímulo que recebe no lar.

É fundamental ter paciência e deixar que o bebê se desenvolva sem pressão excessiva!

Temos também um outro artigo aqui no blog explicando com quantos meses o bebê começa a engatinhar e qual o processo até que aconteça.

Jussara Santos

Jussara Santos

Jussara Santos, membra da comunidade Mãe Experiente, é mãe de 3 meninas lindas. A Bella, Julia, e Marta. Com mais de 10 anos sendo auxiliar de creche, Jussara se apaixonou em ajudar crianças e trazer conhecimento para suas respectivas mães. No seu tempo livre, Jussara adora levar as meninas para brincar na praia.