Com Quantos Meses o Bebê Coça a Gengiva? Guia 2022

por

Quando chega a fase em que as gengivas do bebê começam a coçar, notamos nitidamente a angústia na cara dos pequenos, porque essa coceira é super normal e bem incômoda.

Mas afinal, com quantos meses a gengiva do bebê começa a coçar? 

com quantos meses o bebe coça a gengiva

Neste post irei falar sobre o período que isso normalmente acontece, além de dar dicas de como aliviar a coceira na gengiva da criança, então não deixe de ler!

Com quantos meses a gengiva do bebê começa a coçar? 

O primeiro sinal que a dentição está acontecendo é a coceira na gengiva, que se inicia geralmente entre os 3 aos 10 meses de idade.

Os primeiros dentes que nascem são os de leite, eles surgem de maneira progressiva, um após o outro.

Neste período os bebês começam a colocar diferentes objetos e até a mão inteira dentro da boca para tentar aliviar a coceira.

Como aliviar a coceira na gengiva do bebê? 

Os pais podem fazer alguns procedimentos para ajudar a diminuir o incômodo nas gengivas causado pelo nascimento dos primeiros dentes.

A seguir, irei dar algumas dicas ótimas para aliviar a coceira na gengiva do bebê, confira!

Picolé de leite materno

O picolé serve como anestésico por ser gelado e aliviar incômodos na gengiva. Para bebês que só consomem leite materno, você pode preparar um picolé usando esse ingrediente.

Para preparar o picolé de leite materno, comece lavando as mãos e as aréolas. Depois, despreze o primeiro jato do leite e em seguida coloque o líquido em um recipiente bem limpo. Por fim, tampe o recipiente e deixe no congelador até endurecer.

Essa técnica não substitui a amamentação e deve ser utilizada até duas vezes ao dia.

Caso o bebê já tenha passado pela fase de introdução alimentar, você também pode preparar picolé de frutas.

Massagem na gengiva

quando a gengiva do bebe coça

Outra maneira eficaz é massagear a gengiva do bebê com a ponta dos dedos, sem pressionar muito para não machucá-lo.

É preciso lavar muito bem as mãos antes da massagem para remover bactérias e germes ou utilizar um pano umedecido com água gelada.

Palitinhos de cenoura

A cenoura fria é uma boa opção para o alívio da coceira e desconforto do processo de nascimento dos dentes. 

Por ter uma textura mais dura, a cenoura é uma boa alternativa para coçar a região da gengiva, além de possuir diversos nutrientes e vitaminas.

O ideal é cortar a cenoura em palitinhos assim que terminar de descascar. Depois deixe na geladeira por cerca de 2 horas e dê ao bebê de duas a três vezes ao dia.

É importante que os palitinhos não fiquem congelados, pois a rigidez da cenoura congelada pode machucar a gengiva do seu bebê.

Lembrando que essa dica pode ser utilizada no caso de bebês que já passaram pela fase de introdução alimentar, ou seja, crianças que já consomem alimentos sólidos.

Mordedores 

Os mordedores para bebês foram criados especificamente para reduzir os incômodos na gengiva causados pelo nascimento dos dentes de leite.

A segurança é uma das características desse objeto, visto que eles são desenvolvidos especificamente para serem levados à boca. 

A estrutura dos mordedores é pensada de maneira a minimizar qualquer lesão intraoral ou até mesmo episódios de engasgo.

Porém, é preciso ficar atento à higienização desses objetos, senão podem se proliferar bactérias e prejudicar a saúde do bebê.

Também é importante se atentar ao tipo de mordedor ideal para a idade do bebê, levando em consideração também a qualidade do item, então certifique-se de comprar o melhor mordedor para o seu bebê, seguro e de qualidade.

como aliviar a coceira na gengiva do bebe

Conclusão

Você pode, sim, ajudar seu bebê a se sentir mais confortável nos momentos mais delicados do desenvolvimento dele, como no nascimento dos dentinhos de leite.

Para isso, existem técnicas que tornam a experiência da dentição mais tranquila, como usar mordedores para aliviar a coceira na gengiva.

Você também pode optar por alternativas mais naturais, como o picolé de leite materno.

O importante é que o bebê sinta o menor desconforto possível durante essa etapa da vida dele.

Um outro artigo que é ideal para quando os dentinhos do pequeno nascerem é o que explica com quantos anos pode escovar o dente do bebê, você encontra ele aqui no Mãe Experiente!

Jussara Santos

Jussara Santos

Jussara Santos, membra da comunidade Mãe Experiente, é mãe de 3 meninas lindas. A Bella, Julia, e Marta. Com mais de 10 anos sendo auxiliar de creche, Jussara se apaixonou em ajudar crianças e trazer conhecimento para suas respectivas mães. No seu tempo livre, Jussara adora levar as meninas para brincar na praia.