Com Quantos Meses o Bebê Pode Nascer de Parto Normal? Guia 2022

por

Quando estamos grávidas sabemos como é a melhor sensação do mundo quando o parto está próximo e também a pior porque vem o medo e a ansiedade.

Por isso, muitas mães acabam sem saber com quantos meses o bebê pode nascer de parto normal ou se ele pode nascer de parto normal. 

Como mãe, também tive essas mesmas dúvidas quando foi se aproximando o parto do meu filho e perguntei a minha pediatra quais eram os requisitos para o parto normal.

com quantos meses o bebê pode nascer de parto normal

Então, no artigo de hoje, irei te ajudar respondendo essas dúvidas sobre o parto normal que são muito comuns, é só continuar lendo.

Com quantos meses o bebê pode nascer de parto normal?

O bebê para nascer de parto normal exige alguns requisitos, além de também uma certa quantidade de meses de gravidez.

Os bebês nascem normalmente das 39º até às 40º semanas de gravidez.

Antes das 37º semanas o bebê é considerado prematuro e após as 42º pode ser considerado pós-termo, e ambos podem gerar riscos para o bebê e mamãe.

Por isso, seu bebê não tem uma quantidade de semanas exatas para poder nascer de parto normal, porém saiba que entre as 39º a 40º semanas ele pode estar vindo.

Até quando o bebê pode nascer de parto normal?

Já quando a dúvida é até quando o bebê pode nascer de parto normal a resposta muda.

Durante esse processo de parto sabemos que o normal é um parto mais duradouro e complicado.

Onde envolve esforço da mãe e também dos médicos ao redor, além de que o momento requer muita atenção e calma.

Como eu respondi acima, o bebê pode nascer entre as 39º até às 40º semanas, porém quando o assunto é parto normal o bebê pode nascer até às 42 semanas.

quando o bebe pode nascer de parto normal

Entretanto, quando a mamãe não entra em trabalho de parto durante a 41º semana de gestação, o médico irá induzir o parto normal ou caso for necessário uma cesárea.

Já se o médico considerar a mamãe de baixo risco o assunto muda, pois a mãe pode esperar até depois das 40º semanas de gravidez para parir.

Ou seja, em casos de mães com menos de 16 anos ou maiores de 35 anos ou com algumas doenças, não é recomendado esperar por tanto tempo para parir.

Como saber se não vou ter parto normal?

Muitas mães também se perguntam se tem como saber se não vão ter parto normal.

Como eu disse lá no topo, para o bebê nascer de parto normal precisa de alguns requisitos, e em algumas situações o parto normal pode virar uma cesárea.

Antes de eu falar as situações, gostaria de dizer, que isso é mais comum do que você pensa, muitas mulheres tem o plano de ter um parto normal e acabam tendo que fazer uma cesárea.

Situações que você irá precisar fazer uma cesárea: 

Diminuição da vitalidade fetal: 

Em casos onde a equipe médica que monitora o bem estar do bebê percebe que ele apresenta sofrimento durante o parto, ou seja, o bebê é comprimido pelas contrações do útero, o jeito é partir para cesárea.

Desproporção céfalo-pélvica: 

Quando ocorre a dilatação total do colo do útero e o bebê ainda não consegue descer para o canal vaginal a única forma do bebê nascer é fazendo uma cesárea.

Posição inadequada da cabeça do bebê: 

Quando o parto evolui naturalmente e normalmente mas, no exame de toque, o médico descobre a posição incorreta da cabeça do bebê.

Muitas vezes o bebê não conseguirá sair nesta posição inadequada, então terá que fazer uma cesárea.

Temos um artigo completo que ajudará você a saber com quantos meses o bebê entra na posição do parto na barriga.

Conclusão

como saber se posso ter parto normal

Depois de ter lido tudo o que te expliquei, espero ter conseguido sanar todas as suas dúvidas sobre com quantos meses o bebê pode nascer de parto normal.

Como você viu, necessita de uma série de requisitos para conseguir fazer o parto normal, como a quantidade de semanas e se vai estar tudo bem na hora do parto.

Então, é muito importante confiar na sua equipe médica na hora do parto, pois eles vão fazer o necessário para que o seu bebê nasça bem, independente se for parto normal ou ter que fazer uma cesariana.

Veja também um artigo completo sobre os direitos da gestante no parto.

Photo of author

Jussara Santos

Jussara Santos, membra da comunidade Mãe Experiente, é mãe de 3 meninas lindas. A Bella, Julia, e Marta. Com mais de 10 anos sendo auxiliar de creche, Jussara se apaixonou em ajudar crianças e trazer conhecimento para suas respectivas mães. No seu tempo livre, Jussara adora levar as meninas para brincar na praia.