Com Quantos Meses o Bebê Pode Tomar Banho de Mar? Guia 2022

por

Não podemos negar que ir à praia é a atividade favorita de muitos brasileiros, e não tem estação certa para poder aproveitá-la.

Mas, quando nosso filho ainda é um bebê nos preocupamos se ele pode ir à praia ou até mesmo se pode aproveitar e tomar um banho de mar.

Eu amo ir à praia, e quando meu filho era bebê, questionei ao pediatra se era possível levá-lo à praia e se ele podia entrar na água.  

com quantos meses o bebe pode tomar banho de mar

Por isso, no artigo de hoje, vou estar te explicando com quantos meses o bebê pode tomar banho de mar e se ele pode curtir a praia sem problemas, é só ler até o fim!

Com quantos meses o bebê pode tomar banho de mar?

Sabemos que no verão a melhor coisa é uma praia, afinal o mar, a sensação da areia e o contato com a natureza é algo surreal.

Ainda mais, para os bebês, que tudo para eles é algo novo e surpreendente.

Mas, muitas mães se sentem inseguras, se o bebê pode ou tomar banho de mar e se o bebê pode ir à praia.

O banho de mar deve ser feito apenas aos 6 meses de idade.

E é importante citar que o bebê deve evitar contato com o sol, e de preferência optar por horários mais frescos, até 10 horas da manhã e a partir das 16 horas da tarde.

Também é recomendado utilizar roupas protetoras contra o sol, como chapéus, bonés e camisas manga-longa próprias para praia/piscina.

bebe pode tomar banho de mar

Tomar banho de mar faz mal para o bebê?

Muitas mamães duvidam se tomar banho de mar faz mal para o bebê.

Por causa da quantidade de sal presente no mar, ou até mesmo se vai contrair algum tipo de doença.

É importante, assim como disse acima, que o bebê tome banho de mar apenas aos 6 ou mais meses de vida.

E é claro, o banho de mar não faz mal, porém evite um contato longo do bebê com a água e também com a areia, para evitar possíveis irritações e problemas de pele.

Pode usar protetor solar no bebê?

Afinal, bebês podem usar protetor solar já que estão na praia?

A resposta é depende, caso seu bebê possua menos de 6 meses não se deve utilizar o protetor solar, já se ele tiver 6 meses ou mais pode.

O protetor solar é extremamente importante e necessário quando o assunto é o bebê ir em locais de contato com o sol.

O protetor solar ajuda o bebê na prevenção de: queimaduras, lesões, insolação e o aparecimento de câncer de pele na vida adulta.

Então, não deixe de utilizar o protetor solar no seu bebê, e é claro que você deve consultar um pediatra para saber se seu bebê tem algum tipo de alergia.

O ideal é sempre comprar o protetor solar adequado para a pele sensível do bebê.

quando o bebe pode ir no mar

Conclusão

Depois de ter lido tudo o que te expliquei agora já sabe que vai poder aproveitar a praia com o seu bebê, porém a partir da idade recomendada.

Deve-se ter muita atenção na ida à praia, principalmente por causa do sol, então toda proteção contra o sol é importante. 

Além disso, é importante ter cuidado ao entrar no mar com o bebê, uma dica que eu dou é evitar passar a água salgada no rostinho da criança por causa dos olhinhos que podem arder.

Agora que você sabe quando pode levar o seu bebê para a praia, indico um artigo com as melhores praias de São Paulo para se viajar com a família.

Jussara Santos

Jussara Santos

Jussara Santos, membra da comunidade Mãe Experiente, é mãe de 3 meninas lindas. A Bella, Julia, e Marta. Com mais de 10 anos sendo auxiliar de creche, Jussara se apaixonou em ajudar crianças e trazer conhecimento para suas respectivas mães. No seu tempo livre, Jussara adora levar as meninas para brincar na praia.