Não podemos negar que ir à praia é a atividade favorita de muitos brasileiros, e não tem estação certa para poder aproveitá-la.
Mas, quando nosso filho ainda é um bebê nos preocupamos se ele pode ir à praia ou até mesmo se pode aproveitar e tomar um banho de mar.
Eu amo ir à praia, e quando meu filho era bebê, questionei ao pediatra se era possível levá-lo à praia e se ele podia entrar na água.

Por isso, no artigo de hoje, vou estar te explicando com quantos meses o bebê pode tomar banho de mar e se ele pode curtir a praia sem problemas, é só ler até o fim!
Aproveite também para ler, confira nossa lista de melhor banheira para bebê para oferecer melhor segurança e capacidade na hora do banho.
Índice
Com quantos meses o bebê pode tomar banho de mar?
Sabemos que no verão a melhor coisa é uma praia, afinal o mar, a sensação da areia e o contato com a natureza é algo surreal.
Ainda mais, para os bebês, que tudo para eles é algo novo e surpreendente.
Mas, muitas mães se sentem inseguras, se o bebê pode ou tomar banho de mar e se o bebê pode ir à praia.
O banho de mar deve ser feito apenas aos 6 meses de idade.
E é importante citar que o bebê deve evitar contato com o sol, e de preferência optar por horários mais frescos, até 10 horas da manhã e a partir das 16 horas da tarde.
Também é recomendado utilizar roupas protetoras contra o sol, como chapéus, bonés e camisas manga-longa próprias para praia/piscina.

Tomar banho de mar faz mal para o bebê?
Muitas mamães duvidam se tomar banho de mar faz mal para o bebê.
Por causa da quantidade de sal presente no mar, ou até mesmo se vai contrair algum tipo de doença.
É importante, assim como disse acima, que o bebê tome banho de mar apenas aos 6 ou mais meses de vida.
E é claro, o banho de mar não faz mal, porém evite um contato longo do bebê com a água e também com a areia, para evitar possíveis irritações e problemas de pele.
Pode usar protetor solar no bebê?
Afinal, bebês podem usar protetor solar já que estão na praia?
A resposta é depende, caso seu bebê possua menos de 6 meses não se deve utilizar o protetor solar, já se ele tiver 6 meses ou mais pode.
O protetor solar é extremamente importante e necessário quando o assunto é o bebê ir em locais de contato com o sol.
O protetor solar ajuda o bebê na prevenção de: queimaduras, lesões, insolação e o aparecimento de câncer de pele na vida adulta.
Então, não deixe de utilizar o protetor solar no seu bebê, e é claro que você deve consultar um pediatra para saber se seu bebê tem algum tipo de alergia.
O ideal é sempre comprar o protetor solar adequado para a pele sensível do bebê.

Conclusão
Depois de ter lido tudo o que te expliquei agora já sabe que vai poder aproveitar a praia com o seu bebê, porém a partir da idade recomendada.
Deve-se ter muita atenção na ida à praia, principalmente por causa do sol, então toda proteção contra o sol é importante.
Além disso, é importante ter cuidado ao entrar no mar com o bebê, uma dica que eu dou é evitar passar a água salgada no rostinho da criança por causa dos olhinhos que podem arder.
Agora que você sabe quando pode levar o seu bebê para a praia, indico um outro artigo relacionado a banho. Confira também o nosso guia completo sobre banheiras e ofurô para o bebê.