Com Quantos Meses o Bebê Pode Tomar Mingau? Guia 2022

por

O mingau é um alimento muito saboroso, prático de se fazer e, dependendo dos ingredientes, também é muito nutritivo.

E aí as mamães querem saber quando vão poder oferecer esse alimento para o seu bebê, sendo mais uma opção para eles comerem.

Por isso, fui perguntar a uma amiga, que é nutricionista, quando o bebê poderia comer mingau e quais benefícios ele tem.

com quantos meses o bebe pode tomar mingau

No artigo de hoje vou te explicar com quantos meses o bebê pode tomar mingau e quais são os alimentos que ele pode ou não comer, então leia tudo com atenção!

Com Quantos Meses o Bebê Pode Tomar Mingau?

Os pediatras afirmam que o mingau deve ser dado apenas para bebês com 1 ano de idade.

O mingau é uma espécie de papinha para os bebês, então pensamos logo na possibilidade de dar o mingau, pois é fácil de preparar e prático de comer.

Mas não é com qualquer idade que se pode dar mingau para os bebês, por isso dê apenas para a criança que já tiver 1 ano de idade.

Isso porque o mingau geralmente é feito com produtos que possuem uma quantidade significativa de açúcar e também vai leite na sua composição.

O leite, quando dado para bebês com menos de 1 ano, pode acabar causando anemia, e a farinha que é utilizada para empapar vai açúcar, que não é nada bom para bebês.

Quais Tipos de Mingau o Bebê Pode Tomar?

Com essas restrições que tiram praticamente tudo que faz o mingau virar mingau, as mamães se perguntam o que podem utilizar para fazer o mingau.

Caso seu bebê tenha menos de 1 ano, pode utilizar a aveia e uma frutinha amassada. 

Agora, se seu bebê tem 1 ano ou mais, pode dar alguns tipos de mingaus que são bem saudáveis, como:

  • Mingau de aveia com canela
  • Mingau de banana
  • Mingau de aveia com maçã

Essas opções são bem mais saudáveis para o seu bebê e têm muitos benefícios.

Quais São os Benefícios do Mingau para o Bebê?

Acabamos nos perguntando se o mingau tem realmente benefícios, já que ele não é tão recomendado assim.

Os benefícios podem acabar mudando de mingau para mingau, mas os principais são:

  • Vitamina A e E
  • Minerais para o funcionamento do organismo
  • Ferro
  • Zinco
  • Controla a glicemia
  • Controla o peso
  • Dá saciedade
quando posso dar mingau para o bebê

Quais São os Ingredientes Não Indicados para Mingau de Bebê?

Muitos pediatras não recomendam o mingau para bebês por terem açúcares e alguns leite, como te contei acima, então é importante preparar o mingau com alimentos nutritivos.

Os ingredientes não indicados para mingau de bebê são poucos:

  • Farinha (como Mucilon e Neston)
  • Açúcar
  • Leite

Afinal, porque não posso dar essas coisas pro bebê?

Todos os ingredientes acima fazem muito mal para o bebê, e como eu já disse, o mingau deve ser oferecido a partir de 1 ano de idade.

Mas caso queira dar a partir dos 6 meses, é importante que o mingau não contenha nenhum desses itens. Você pode optar por usar aveia no lugar da farinha, pois é um ingrediente liberado para bebês a partir dos 6 meses.

Itens para Ajudar na Alimentação do Bebê

É importante que o processo de alimentação seja o mais confortável possível, para evitar estresses e que o bebê cuspa a comida.

Abaixo listamos alguns itens importantes para a alimentação do bebê.

Colher 

A colherzinha é um dos principais itens e as melhores colheres para bebês são aquelas pequenininhas, que cabem na boca do bebê e que a ponta é de silicone, sendo confortável na hora da mordida.

Prato 

O melhor tipo de prato para bebê são aqueles altos e que possuem divisórias. 

Também leve em conta aqueles que grudam na bandeja da cadeirinha, fazendo com que o bebê não consiga jogar o prato longe.

Babador 

O melhor babador, assim como a colher, deve ser confortável. Ele pode ser em qualquer formato, decorado ou não, e é claro, não deve apertar o pescoço do bebê.

Cadeirinha de alimentação 

quando o bebê pode comer mingau

A cadeirinha ajuda muito na hora da alimentação, é nela onde o bebê vai ficar sentado em segurança.

As melhores cadeirinhas de alimentação para crianças são aquelas bem confortáveis e que “prendem” a criança, fazendo com que ela não escorregue e não caia. 

Conclusão

Depois de ter lido tudo com atenção, agora você sabe com quantos meses o bebê pode tomar mingau e também sabe qual tipo de mingau o seu pequeno pode comer.

O mingau pode ser um alimento muito nutritivo, mas isso irá depender dos ingredientes que você irá utilizar para prepará-lo. 

Ele pode ser uma ótima opção para a fase da introdução alimentar, por ser fácil de mastigar, e você pode misturar vários ingredientes, contribuindo para as descobertas do paladar do seu bebê.

Photo of author

Jussara Santos

Jussara Santos, membra da comunidade Mãe Experiente, é mãe de 3 meninas lindas. A Bella, Julia, e Marta. Com mais de 10 anos sendo auxiliar de creche, Jussara se apaixonou em ajudar crianças e trazer conhecimento para suas respectivas mães. No seu tempo livre, Jussara adora levar as meninas para brincar na praia.