Como Armazenar Papinha do Bebê? Guia 2022

por

Na fase de introdução alimentar do bebê, o ideal é preparar papinhas nutritivas feitas com bastantes legumes e verduras. Dessa forma, seu filho(a) crescerá mais forte e saudável.

Porém, preparar as papinhas em todas as refeições diárias é bem trabalhoso, ainda mais se os pais tiverem que trabalhar. 

Uma forma prática é armazenar as papinhas na geladeira e ir alimentando o bebê quando necessário. Mas afinal, como armazenar papinha de bebê?

como armazenar papinha

Neste post, darei algumas dicas de como fazer o armazenamento sem danificar o alimento, além de ensinar a preparar a papinha, congelar, descongelar e armazenar as refeições para viagem.

Como preparar papinha de bebê?

As papinhas podem ser feitas com diversos ingredientes, dependendo de cada preferência.

Uma maneira de cozinhar papinha é usando a beterraba como base e adicionando feijão branco, cenoura, etc.

Para essa receita, comece descascando os legumes, corte em pedaços e depois leve ao fogo com água. 

Você também pode adicionar temperos e condimentos naturais na mistura, como alho e cebola, o que preferir. 

Quando estiverem cozidos e macios, amasse os ingredientes com um garfo ou no liquidificador e adicione um fio de azeite de oliva.

Outra opção é fazer a papinha de mandioquinha, couve e carne. Comece refogando os ingredientes usando os temperos naturais de sua preferência.

Depois, cubra com água e deixe no fogo por alguns minutos até que os alimentos estejam bem cozidos. Em seguida, amasse os legumes com um garfo e deixe esfriar.

Para a papinha de frutas, você pode usar maçã, abacaxi e kiwi, por exemplo. Temos um artigo completo com sugestões de frutas para bebê

Comece lavando bem as frutas e descasque- as para, posteriormente, cortá-las em pedaços pequenos.

Adicione água e cozinhe os ingredientes no vapor durante 12 a 15 minutos. Verifique o cozimento com a ponta de uma faca, os pedaços devem estar bem molinhos. 

Por fim, misture as frutas com um mixer até obter a consistência desejada para o seu bebê.

Como armazenar papinha? 

Existem algumas opções para quem deseja armazenar papinhas de bebê, elas variam de acordo com o tempo disponível para cozinhar durante a semana.

Uma opção é fazer as papinhas e deixar na geladeira para consumir em um ou dois dias no máximo. É uma boa alternativa para quem pode cozinhar uma vez ao dia e dar a papinha para o bebê no almoço e jantar.

Para quem tem o tempo mais corrido na semana, tem a possibilidade de preparar as papinhas e deixar no congelador, que dura até 10 dias.

Existe também a opção de manter as papinhas no freezer, que é mais potente, as papinhas se mantêm por até 30 dias. Caso tenha um ultracongelador, as papinhas duram até 40 dias.

como descongelar papinha de bebê

Como armazenar refeições para bebê na viagem?

Caso a família vá viajar, é importante levar as papinhas adequadamente para durar os dias necessários. 

Para evitar desperdícios, calcule a duração da viagem e as refeições necessárias.

Primeiro compre um compartimento térmico que caiba todas as vasilhas necessárias para toda a viagem. Caso seja uma viagem curta de dois a três dias, uma bolsa térmica serve.

Outra dica é comprar potes com gelo, gelo seco ou gelo em gel para colocar dentro do compartimento térmico. Dessa forma, as papinhas duram mais tempo e não estragam.

Na hora de separar os potes de armazenamento, opte por vasilhas de vidro ou de plástico livres de BPA, elas não afetam o alimento.

Como congelar papinha de bebê?

É possível congelar papinhas de legumes ou frutas, o ideal é armazenar cada porção das papinhas separadamente e congelar.

Depois de cozinhar a papinha é importante deixá-la esfriar antes de levar ao freezer ou congelador.

Coloque as porções nas vasilhas e cole uma etiqueta em cada uma com a data do preparo e os ingredientes da refeição.

É importante congelar apenas comidas que foram preparadas na hora e  com ingredientes frescos, nunca congele uma papinha que já foi descongelada. 

Etiquetas com datas de preparo são essenciais para ter um melhor controle de quais dias as papinhas foram feitas e saber o que está dando para o seu bebê.

Alguns alimentos não ficam bons depois de congelados, além de perderem alguns nutrientes e sofrerem alterações de textura e sabor. 

Por isso, evite congelar alimentos como ovos, banana, manga, melancia, melão, macarrão cozido, folhas de verduras cruas, etc.

Como descongelar papinha de bebê?

como preservar a papinha do bebê

Nesse processo de descongelar a papinha, o certo é retirar as vasilhas do congelador ou freezer 6 horas antes de consumir e deixar na parte mais fria da geladeira.

Outra opção é descongelar no fogão através do banho maria. 

O processo é basicamente encher uma panela com água suficiente e deixar fervendo, coloque um recipiente de vidro em cima do vapor e deixe a vasilha dentro para ser aquecida pelo. 

Caso não tenha tempo, pode descongelar direto no microondas, sabendo que algumas propriedades serão perdidas.

A papinha não pode ser descongelada em temperatura ambiente para evitar contaminação do alimento.

Não se esqueça!

Na internet existem várias receitas de papinhas para bebês, você pode preparar vários sabores para que o bebê não fique enjoado!

Armazenar as papinhas é uma excelente forma de economizar tempo e deixar a rotina mais prática, sem contar que o bebê vai ter comidinhas disponíveis a qualquer momento. 

Photo of author

Jussara Santos

Jussara Santos, membra da comunidade Mãe Experiente, é mãe de 3 meninas lindas. A Bella, Julia, e Marta. Com mais de 10 anos sendo auxiliar de creche, Jussara se apaixonou em ajudar crianças e trazer conhecimento para suas respectivas mães. No seu tempo livre, Jussara adora levar as meninas para brincar na praia.