Como Cortar Cabelo de Criança em Casa? Guia 2022

por

Muitos responsáveis preferem cortar o cabelo do filho em casa, seja por motivos financeiros ou pela criança não se sentir confortável indo em barbearias e/ou salões.

Mas, mesmo tendo essa preferência de cortar o cabelo da criança em casa, muitos pais nunca fizeram isso e tem dúvidas de como fazer um corte de cabelo bonito.

como cortar cabelo de crianca em casa

Por essa razão, como uma mãe experiente que sou, que já é acostumada a cortar o cabelo dos filhos, vim te contar como cortar cabelo de criança em casa. Leia até o fim para saber mais!

Como cortar cabelo de criança em casa?

Quando temos crianças em casa que já estão um pouco maiores, o cabelo tem a tendência de crescer e ficar grande.

E o cabelo muito grande, geralmente provoca incômodo para muitas crianças, principalmente no verão onde as temperaturas tendem a ser mais altas.

Por isso, muitas mães se questionam sobre como cortar o cabelo de criança em casa, afinal não deve ser nada muito difícil.

É importante lembrar as mães que o corte de cabelo, ou seja, o estilo de como vai ser o corte interfere muito, pois provavelmente você não tem tanta habilidade com a tesoura, então opte por cortes simples.

É claro que não devo deixar de tocar no assunto, faça o corte quando a criança estiver confortável e relaxada, caso faça sem a vontade da criança provavelmente ela vai chorar, se balançar e reclamar, o que também interfere no corte.

O cabelo da criança, como eu já disse acima, deve ser um corte simples, fácil de ser executado e onde caso tenha falhas não sejam notáveis.

Outra coisa importante, é o que vai ser utilizado para cortar o cabelo da criança, opte por tesouras sem ponta/com ponta arredondada, ou por máquinas de cortar cabelo.

O cabelo da criança é muito sensível, muito fino e delicado, então cada corte deverá ser bem feito e feito com cuidado, é claro que sem tirar o fato de fazer com cuidado para não machucar a criança.

Dicas para cortar o cabelo de criança em casa

Muitos responsáveis não gostam de levar a criança para cortar o cabelo em salões/barbearias, porque gera um desconforto na criança, pois ela não conhece o local,o profissional e isso pode deixá-la nervosa.

Além do fato de, utilizarem métodos provavelmente impróprios, e ser um local muito estressante para a criança, por conta dos barulhos, movimentação excessiva e etc.

Por esses motivos, agora irei te dar algumas dicas de como cortar o cabelo da criança em casa:

Use telas: 

Utilize celulares, tablets ou até televisões como ajuda para cortar o cabelo da criança, algo que faça ela ficar parada e calma, para fazer o corte de cabelo.

Para deixar o seu filho entretido, te indico um artigo com os melhores canais de TikTok infantis.

cortar cabelo infantil em casa

Local iluminado: 

Quando for fazer um corte de cabelo é extremamente importante que seja em um local iluminado, afinal não tem como cortar o cabelo perfeitamente em um lugar escuro.

O lugar ser mal iluminado contribui para falhas no corte, buracos, erros de simetria ou até mesmo machucar a criança sem querer.

Não cortar com o cabelo molhado/úmido:

Muitas mães pecam na hora de cortar o cabelo, pois acabam umedecendo o cabelo da criança ou molhando.

Jamais faça isso, pois mesmo sendo fácil de cortar a tesoura desliza com maior facilidade, ou seja, acaba ocorrendo falhas no corte, erros de simetria e também pode causar machucados.

Cortar franja: 

Caso esteja interessada em cortar uma franja no cabelo da criança siga também a dica acima, não molhe o cabelo, além de caso vá cortar prenda o resto do cabelo deixando só a franja.

O corte da franja, depende do tamanho que você quer e/ou que a criança quer, caso vá cortar franjinha corte na linha das sobrancelhas/abaixo das sobrancelhas, caso queira franja normal corte na linha dos olhos ou bochechas.

Cabelos enrolados: 

Tanto cabelos ondulados, cacheados e crespos, corte sempre com ele seco, lembrando que o cabelo enrolado encolhe, então opte por cortar um pouco mais longo do que cortaria normalmente.

Inclusive, você pode encontrar aqui no blog um guia completo com os melhores cremes para pentear cabelos cacheados, tenho certeza que irá te ajudar.

Redemoinho na cabeça: 

Muitas pessoas e crianças têm o chamado redemoinho na cabeça, no caso no cabelo, caso seu filho tenha isso opte por cortar o cabelo mais longo no local onde existe o redemoinho.

Porque caso corte curto demais irá dar a impressão que tem uma falha ou falta de cabelo na cabeça da criança naquela região.

Criança precisa cortar o cabelo?

Afinal, a criança precisa mesmo cortar o cabelo?

A resposta é incerta, o corte de cabelo é totalmente opcional, pode ocorrer quando for da sua preferência, ou da preferência do seu filho.

Leve muito em consideração a opinião do seu filho, e é claro não tire a essência do cabelo de criança, evite fazer cortes muito adultos na criança, isso passa a sensação de “mais idade”.

Geralmente as crianças não precisam fazer cortes de cabelo, a não ser que realmente esteja incomodando, ou em casos de verão muito quente.

Muitas vezes o corte de cabelo também é feito para “não dificultar o dia a dia” normalmente quando a criança tem muito cabelo, ou o cabelo embaraça muito, ou a criança não gosta do visual.

cortar cabelo do filho em casa

Além do tópico de cortar cabelo não posso deixar de comentar sobre “químicas no cabelo”, como procedimentos estéticos de alisamento e etc, evite fazer isso com o cabelo da sua criança, principalmente se for muito jovem.

Esses processos agridem muito o couro cabeludo, e agridem tanto os dos adultos quanto os das crianças, que são extremamente frágeis.

Conclusão

Agora que leu tudo o que te contei de como cortar o cabelo da criança em casa, espero ter conseguido te ajudar e que possa dar tudo certo quando você for cortar o cabelo da criança.

Acredito que com todas essas dicas e sugestões que você acabou de aprender, fica mais fácil fazer o corte de maneira adequada. 

Lembrando, que o principal é ter paciência com a criança, tentar distraí-la ao máximo e se precisar pare o corte quantas vezes for necessário para conseguir acalmá-la e assim continuar o corte.

Caso tenha interesse pode conferir também um artigo sobre os melhores shampoos infantis.

Photo of author

Jussara Santos

Jussara Santos, membra da comunidade Mãe Experiente, é mãe de 3 meninas lindas. A Bella, Julia, e Marta. Com mais de 10 anos sendo auxiliar de creche, Jussara se apaixonou em ajudar crianças e trazer conhecimento para suas respectivas mães. No seu tempo livre, Jussara adora levar as meninas para brincar na praia.