Como Descongestionar o Nariz do Bebê? Guia Completo

por

Os bebês são bem pequenos, o que inclui os seus narizes, que podem acabar entupindo facilmente.

Por isso, o artigo de hoje é: como descongestionar o nariz do bebê?

Como Descongestionar o Nariz do Bebê

Há muitas formas de descongestionar o nariz do bebê, como com um aspirador nasal, soro fisiológico, umidificador, entre outros.

Para esse artigo separei os principais tópicos sobre esse assunto para te ajudar nesse momento, trazendo diferentes opções e o máximo de informação de forma simples e fácil.

Então venha ler mais!

Banho Quente

Um banho quente pode ajudar bastante a desentupir o nariz do seu bebê. Isso porque o vapor quente da água e o morno cobrindo o seu bebê vai ajudar a amolecer o entupido no nariz do seu filho.

Assim, o bebê consegue expelir mais facilmente, e você consegue limpar o nariz dele, permitindo que ele respire melhor.

Mas lembre-se de secá-lo rápido e colocar uma roupa quentinha ou ele pode acabar tendo uma gripe.

Se você não tiver uma boa banheira, recomendamos dar uma lida nas melhores banheiras para bebe. Isso vai permitir que seu bebê fique bem calmo durante o banho. 

Soro Fisiológico

Colocar entre 3 a 5 ml de soro fisiológico em cada narina do bebê, de 2 a 3 vezes por dia, pode fazer toda a diferença para a limpeza do nariz do seu filho.

O soro fisiológico de bebê é um dos melhores itens para a limpeza do nariz do bebê pois consegue limpar profundamente sem ser agressivo, já que o nariz do bebê, além de pequeno é sensível.

Como o nariz do bebê é bem pequeno você deve aplicar o soro com cuidado, procure usar um conta gotas ao invés de uma seringa para evitar que cutuque e machuque por dentro do nariz.

Aspirador Nasal

A seringa de bulbo é um dos aspiradores nasais mais comuns vendidos na farmácia. Ele possui um formato de pêra, sendo semelhante a uma bombinha de ar.

Para usá-lo, você deve apertar o corpo (a parte redonda maior) antes de colocar no nariz do bebê.

Com a seringa apertada, coloque gentilmente no nariz do bebê e solte. 

Assim, a seringa irá puxar as secreções que estão entupindo o nariz do seu filho, permitindo que ele respire melhor.

O aspirador nasal de bebê pode ser usado após a aplicação do soro fisiológico para maior eficiência.

Umidificador

Um ambiente seco piora muito um quadro de nariz congestionado, por isso um ambiente mais úmido é mais ideal para tratar o bebê.

Você pode usar um umidificador convencional ou simplesmente deixar uma toalha úmida ou um balde de água no quarto. Mas sempre fora do alcance do bebê.

Com isso, o ambiente já irá ficar mais úmido, e menos seco, facilitando o descongestionamento do nariz do bebê e evitando machucados.

De uma olhada nos melhores umidificadores de ar para bebe

Deixar o Bebê mais Elevado

Deixar o bebê deitado será ruim se ele estiver com o nariz entupido. 

Temos que lembrar que o bebê não tem a capacidade de assoar o nariz e também não consegue se sentar sozinho, quando é muito novo.

Se você notar que o bebê está com o nariz entupido, evite deixá-lo deitado muito tempo, procure deixá-lo sentado e para dormir, coloque um travesseiro por baixo do colchão para deixar o lado da cabeça mais elevado.

Com essa técnica, você garante mais segurança, já que itens no berço junto com o bebê podem ser perigosos, mas ainda consegue deixar o bebê com a cabeça mais elevada auxiliando na respiração.

Como identificar que o bebê está com o nariz entupido?

  • Som da respiração: A primeira coisa a se notar é o som da respiração. A respiração, na maioria das vezes, é silenciosa, mas um bebê com nariz entupido terá dificuldade em respirar e fará mais barulho.
  • Ronco: Um bebê com nariz entupido vai roncar, sem dúvidas. É claro que o ronco também pode significar outras coisas como cansaço excessivo, mas se você perceber um ronco que não seja usual do seu filho, fique atento.
  • Dificuldade para amamentar: um bebê com nariz entupido sentirá mais dificuldade para amamentar, já que não estará conseguindo respirar bem. Esse é um sintoma preocupante já que pode atrapalhar o desenvolvimento. 
  • Tosse: A tosse pode ser um jeito do seu bebê te dizer que não está conseguindo respirar muito bem, por isso, fique atenta se ele começar a tossir.
  • Nariz escorrendo: se o nariz do seu bebê estiver escorrendo mais do que o normal, pode ser que esteja entupido. Se você notar esse sintoma, tente uma das técnicas acima para limpeza.
  • Dedo no nariz: os bebês, mesmo que não consigam te falar o que há de errado, vão te mostrar apontando ou colocando a mão. Isso porque vai ser um incômodo para eles, e eles vão tentar fazer algo sobre.

Quando levar o bebê ao médico?

No geral, nariz entupido será algo comum para bebês e não é algo tão sério.

Fazendo a limpeza e tomando cuidado, já deve resolver o problema.

No entanto, se você perceber os sintomas abaixo, considere uma ida ao médico por precaução.

  • Tosse forte ou excessiva
  • Espirrar toda hora
  • Respiração barulhenta, ou dificultosa
  • Dificuldade para alimentação
  • Febre acima de 38º C
  • Cansaço excessivo

É válido consultar o médico também, se você notar que o nariz do seu bebê está constantemente entupido, sem uma causa aparente.

Quais as causas mais comuns para nariz entupido no bebê?

O nariz entupido do bebê pode ser causado mais comumente por:

  • Gripe ou Resfriado
  • Alergia

Gripes e resfriados podem ser comuns já que o sistema imunológico do bebê ainda não está tão desenvolvido. 

Por isso não se preocupe. Mantenha o bebê bem hidratado, longe de friagem, e na medida do possível, com o nariz limpo e estará tudo bem.

Para alergias, é importante identificar o que está causando a alergia para que seja evitado.

Se você perceber que não é nenhuma dessas duas causas, consulte um médico para averiguar o que está acontecendo.

Então, como descongestionar o nariz do bebê?

Demos várias opções para descongestionar o nariz do bebê, mas o método mais eficiente é uso combinado do soro fisiológico com o aspirador nasal.

Com isso você amolece as secreções, hidratando o nariz do bebê e suga-as para fora do nariz do seu filho, deixando-o limpo e pronto para uma respiração melhor.

Outra ajuda pode vir em não deixar o bebê deitado enquanto está com o nariz entupido, ou deixá-lo deitado com a cabeça mais elevada, e deixar o ambiente mais úmido quando estiver muito seco.

Photo of author

Marcia Toledo

Mãe de 3, madrasta de 2 e avó de 4 me deu o titulo de Mãe Experiente. Depois de pura pressão social, decidi compartilhar meus conhecimentos sobre ser uma mãe e ter uma familia.