9 Dicas de Como Fazer Bebê Dormir Rápido | Guia 2022

por

É muito importante tanto para o bebê, quanto para os pais, que ele tenha um sonho regular e abundante.

Mas alguns bebês acabam demonstrando dificuldade em dormir, o que pode ser prejudicial para sua saúde, além de atrapalhar o descanso dos pais.

Então, como fazer o bebê dormir rápido?

como fazer bebê dormir rápido

Há alguns truques que podem facilitar um sono rápido para o bebê, como amamentar e trocar a fralda um pouco antes do horário de dormir.

Ou usar algo para acalmar o bebê, como chupetas, ou pastas de dente específicas para isso.

Então leia o artigo completo para saber mais dicas para fazer o bebê dormir rápido!

Acalmar o Bebê

Tentar colocar o seu filho para dormir quando ele está muito agitado pode ser algo muito difícil, por isso é ideal acalmá-lo antes de colocá-lo para dormir.

Algumas ideias para isso é limitar estímulos como a televisão perto do horário de dormir, dar um lanche leve, talvez um copo de leite quente.

Ou ainda dar um banho relaxante, colocar um pijama confortável com a fralda limpa.

Você pode usar também a chupeta que é uma ótima opção para o bebê relaxar, desde que você não deixe o bebê com ela por muito tempo seguido e retire assim que ele pegar no sono.

Essa é uma boa opção para os dias em que estiver impossível acalmar o bebê ou quando ele estiver muito agitado e estiver difícil de acalmá-lo.

Criar uma Rotina

É altamente recomendado que os pais criem uma rotina para o horário de dormir do bebê.

Como dar de mamar, dar banho, escovar os dentes, colocar para dormir, ler uma história ou cantar uma canção de ninar.

Com essas rotinas, o bebê vai se acostumando com essa rotina e já tem algo a esperar, o que facilita no dia a dia.

Você ainda pode incluir na rotina itens para acalmar o bebê antes de dormir, por exemplo uma massagem com creme específico para bebê que tenha um cheiro de camomila ou lavanda.

Com a massagem, você relaxa não só o bebê mas também os seus músculos, deixando-o pronto para uma ótima noite de sono.

Criar essa rotina pode ser algo difícil para os pais quando chegam cansados do trabalho.

Além disso, podem ocorrer dias em que a criança não queira seguir a rotina, mas, ainda assim, é importante tentar segui-la.

Dar um Lanche Leve

O lanche leve antes de dormir pode fazer toda a diferença para que a criança fique com mais calma e mais propensa a ficar com sono.

Mas para isso você deve escolher um lanche que não vá deixar ela irritada e não vá ser pesado ao ponto de ser prejudicial para o sono.

Algo como uma fruta, uma torrada leve, ou até o leite quente já seria ideal.

Colocar a criança para dormir é rotina e dar a mamadeira para o bebê antes de dormir pode ser um ótimo elemento para essa rotina.

Assim, o seu filho estará mais relaxado após comer e será mais fácil colocá-lo para dormir.

Mas é importante fazer a higiene bucal depois do lanche, não deixar o bebê dormir sem, pois pode ter complicações dentárias.

Só que a higiene bucal não precisa ser algo que irá tirar o sono do bebê, podendo ser até algo que ajude a acalmar a criança durante a noite.

Inclusive, existem pastas de dente infantis que ajudam a acalmar a criança durante a noite.

Determinar um Horário Fixo de Dormir

Determinando um horário fixo para dormir, você ajuda o bebê a dormir sempre no mesmo horário, garantindo o descanso e o ajuste biológico àquele horário.

Com isso, o bebê ficará com sono mais ou menos sempre no mesmo horário, o que irá ajudar os pais na rotina diária e fará do horário de dormir um ritual mais tranquilo e fácil.

Além disso, um horário desregulado para dormir pode atrapalhar na disciplina e no descanso da criança que precisa ter algumas regras no começo da vida enquanto está crescendo.

Por isso, é importante que os pais escolham um horário, de preferência cedo, para colocar o filho para dormir diariamente.

Se um horário cedo for difícil de encaixar na rotina, os pais podem optar por uma soneca mais tardia e permitir um horário de dormir mais tarde.

Sonecas

As sonecas podem sim afetar o horário de dormir do bebê, já que, após acordar de uma soneca, as chances do bebê querer dormir de novo após poucas horas serão pequenas.

Mas isso não significa que as sonecas sejam as vilãs, na verdade elas podem até ser benéficas para a rotina do bebê.

Isso porque bebês e crianças pequenas precisam dormir mais de 10 horas por dia, e se você deixar o seu filho acordado o dia inteiro para só fazê-lo dormir à noite, ele pode ficar muito cansado.

Sem o descanso, seu filho pode acabar ficando irritado e seu corpo pode acabar produzindo uma adrenalina que o deixe mais agitado.

Nesse caso, as sonecas de 1 ou até 3 horas por dia podem fazer toda a diferença na rotina do seu pequeno.

O importante aqui é que seja administrado o horário da soneca para que não fique muito próximo ao horário de dormir.

o que fazer para o bebê dormir rápido

Deixar o Ambiente Ideal

Você deve deixar o ambiente para o sono do bebê perfeito para que ele tenha uma boa noite de descanso.

Além das medidas de segurança, é importante que não tenha luz forte ou barulho alto perto do local de dormir do bebê.

É importante que ele esteja quentinho e confortável, sem estar superaquecido.

E aos poucos, após os 6 meses de vida, é importante ir acostumando o bebê a não se desesperar quando a mãe e o pai não estiverem por perto 24 horas por dia.

Isso porque alguns pais deixam o bebê mal acostumado, ficando desesperado sempre que os pais não estão ao lado e isso pode causar uma dependência difícil de ser superada no futuro.

Por isso, é recomendado o uso da babá eletrônica para ver como o bebê reage sem os pais por perto, se ele fica desesperado ou calmo.

Ainda é um bom item para acompanhar o sono do bebê quando ele estiver dormindo e você não estiver ao lado.

Mas atenção, a recomendação médica é que o bebê durma no mesmo ambiente que os pais até os 6 meses de idade, para maior segurança.

Deixe o Bebê Levemente Cansado

Um bebê levemente cansado irá dormir bem e profundamente, e cairá no sono rápido.

Por isso, é ideal que o seu filho tenha uma rotina que lhe proporcione atividades.

Um bebê que ficou parado sem nada para fazer o dia todo, dificilmente estará cansado o suficiente para dormir bem, demorando mais para pegar no sono.

É claro que é importante não exagerar para o bebê não ficar cansado a ponto de se irritar.

Mas é bom que tenha uma série de atividades para fazer no dia para que durma melhor e mais facilmente à noite.

Enquanto bebê você pode usar os tapetes de atividade para estimular a criança e o seu desenvolvimento enquanto promove uma atividade que certamente auxiliará na hora de dormir.

Quando já for criança, há muitas opções de brincadeiras para o seu filho se divertir enquanto gasta energia.

Faça da Hora de Dormir um Momento de Proximidade

Alguns pais usam a hora de dormir como uma punição, ou seja, quando a criança faz algo de errado, ela é mandada direto para a cama.

Essa atitude não é ideal, pois o horário de dormir não deve ser visto como uma punição.

Ao invés disso, deve ser um momento de proximidade entre o filho e os pais.

Ao ler uma história ou cantar uma canção de ninar aconchegado à mãe ou ao pai, esse momento se tornará um laço que o seu filho irá carregar para sempre.

Por isso, esse momento de descanso não deve ser utilizado como punição, já que é um descanso.

Além disso, essa atitude faria com que a criança fosse dormir brava ou irritada, o que provavelmente vai atrapalhar o sono e o descanso dela.

Aproveite o Horário de Dormir para o Aprendizado

O horário de dormir pode ainda ser um bom horário para a educação do seu filho.

Nesse momento, você pode ensinar o seu filho a se acalmar sozinho, a não se desesperar sem os pais por perto, e até a criar uma certa independência.

Isso mesmo. Você pode deixar ele se colocar na cama aos pouquinhos, se preparar para o horário de dormir sozinho, sem pressão.

Você pode pedir que ele escolha a história para o horário de dormir, assim você fica sabendo sobre os gostos e opiniões dele, além de acompanhar sua alfabetização.

E ainda há uma técnica em que após colocar o bebê para dormir você pede que ele determine um tempo para você checar ele.

Ou seja, você não vai automaticamente checar se ele está dormindo bem ou se está tudo certo, você deixa que ele determine esse tempo.

Com isso, ele vai entender que está tudo bem quando vocês não estiverem por perto, que depois vocês chegarão.

como faço para o bebê dormir rápido

Então, quando der o tempo e você for até o quarto, se o seu filho não tiver se desarrumado da hora de dormir, elogie-o, deixe-o saber que você está orgulhosa e feliz.

Então, Como Fazer o Bebê Dormir Rápido?

Você pode fazer algumas coisas para o seu bebê dormir rápido.

Por exemplo, deixe que ele fique levemente cansado e que tenha um ambiente ideal para descansar sem nada que irá atrapalhar.

Além disso, crie uma rotina e inclua coisas que o deixem mais relaxado antes de ir dormir, como um lanche, uma mamadeira, um banho quentinho ou uma massagem.

Com isso, o seu bebê terá mais chances de dormir rápido e o mais importante, dormir bem.

Lembre-se de administrar bem o tempo de sono de acordo com a rotina da família e as necessidades do seu filho.

Procure fazer desse momento uma oportunidade especial de criar laços e se tornar mais próxima na vida do seu filho, enquanto acompanha e incentiva seu desenvolvimento.

Se você tiver interesse e quiser saber mais, separei um artigo mostrando a melhor posição para o seu bebê dormir quando está gripado, com ele você pode garantir o bem estar do seu pequeno mesmo nesses momentos chatos.

Espero que essa leitura tenha agregado e te ajudado!

Photo of author

Jussara Santos

Jussara Santos, membra da comunidade Mãe Experiente, é mãe de 3 meninas lindas. A Bella, Julia, e Marta. Com mais de 10 anos sendo auxiliar de creche, Jussara se apaixonou em ajudar crianças e trazer conhecimento para suas respectivas mães. No seu tempo livre, Jussara adora levar as meninas para brincar na praia.