Como Fazer Meu Filho Pedir Para Ir ao Banheiro? Guia 2022

por

A fase do desfralde para a ida do banheiro é um pouco complicada, porque a criança costuma fazer as necessidades na roupa.

Elas acabam esquecendo de pedir para ir ao banheiro ou não conseguem segurar.

Como também sou mãe, já passei por essa fase com os meus filhos, e como uma mãe experiente eu vim te ajudar.

como fazer meu filho pedir para ir ao banheiro

Então, no artigo de hoje vou te dar algumas dicas e responder algumas dúvidas de como fazer seu filho pedir para ir ao banheiro, então leia a seguir! 

Como fazer meu filho pedir para ir ao banheiro?

Para fazer o seu filho pedir para ir ao banheiro é importante você criar hábitos com ele, ir ensinando aos poucos como ele deve falar quando quiser usar o banheiro. 

Muitas mamães passam pela situação do seu filho fazer xixi na roupa frequentemente. Se isso acontece com frequência, temos um artigo ensinando a tirar as manchas da roupa do pequeno.

Por isso as mães ensinam seu filho que tem que pedir para ir ao banheiro, mas sabemos que muitas vezes acaba que isso não resolve.

Então é importante você saber que para ensinar seu filho a pedir para ir ao banheiro, primeiro você deve manter a calma, depois deve seguir as dicas que vou te dar neste artigo.

Dicas de como fazer a criança pedir para ir ao banheiro

Abaixo vou te dar 6 dicas bem práticas para ajudar o seu pequeno a pedir para ir ao banheiro.

1. Saber que a criança está pronta

Saber que seu filho está pronto é essencial para que ele tenha um bom aprendizado de como utilizar o banheiro e como pedir para ir ao banheiro.

É importante que procure conversar com ele e saber a opinião se ele quer ou não ir ao banheiro, e também saber a hora certa de ensinar isso.

2. Roupas fáceis de tirar

É importante que para ensinar seus filhos a fazer xixi e cocô no banheiro suas roupas sejam fáceis de tirar.

Se as crianças sentem dificuldade em tirar as roupas na hora da necessidade, elas vão ficar irritadas por não conseguirem tirar a roupa, então vão fazer as necessidades nas próprias roupas.

Você pode ensinar o seu filho ou filha como tirar a parte de baixo da roupa, para que ele consiga fazer isso sozinho quando quiser ir ao banheiro.

3. Ser o exemplo

Você deve ser o exemplo para seu filho. Ser o exemplo para ele fará com que ele queira ser igual a você.

Crianças adoram imitar as pessoas, nem que seja por brincadeira, por isso seja o exemplo para seu filho, mostrando como deve ser feito, assim ele irá querer te imitar.

4. Levar a criança ao banheiro após as refeições

Uma boa dica para fazer seu filho ir ao banheiro é levá-lo sempre após as refeições.

O aconselhado é que leve depois de 15-30 minutos após comer.

Isso se chama reflexo gastrocólico, movimento intestinal após a criança comer, que faz com que você faça suas necessidades depois de se alimentar.

5. Dar recompensas

É claro que recompensar seu filho por usar o banheiro é muito importante, porque assim ele irá querer mais recompensas e então ele irá fazer as necessidades no banheiro sempre.

Recompensar seu filho pelas boas ações faz também que ele crie confiança e se habitue a ir ao banheiro.

6. Não brigar ou gritar com a criança

Essa é a principal dica: não brigue ou grite com seu filho se ele fizer as necessidades na roupa.

Isso pode fazer com que ele crie um trauma ou medo de ir ao banheiro e fique desconfortável nessa situação, podendo fazer até mesmo com que ele prenda o intestino e não faça cocô.

Ele pode também segurar o xixi, que é muito prejudicial para a saúde dele, por isso tenha muita calma e paciência durante esse processo para não prejudicar a criança.

como ensinar criança a ir no banheiro

Qual a idade ideal para o seu filho ir ao banheiro?

A idade ideal para que as crianças aprendam a usar o banheiro é entre os 2 anos ou 3 anos, antes disso, não é muito recomendado que ensine ela.

Essa é uma dúvida muito comum, muitos pais não sabem e tentam antes da hora fazer com que seus filhos vão ao banheiro.

E acabam tentando ensinar antes da idade recomendada, o que faz com que a criança não aprenda e até mesmo se sinta pressionada.

É claro que a ida ao banheiro pode mudar de acordo com a criança, então siga a vontade dela para que seja um processo confortável e agradável.

Por que meu filho não aprendeu a usar o banheiro?

Pode ser a falta de idade ou o desconforto da criança com toda a situação de ir ao banheiro.

Essas duas coisas podem acabar criando um bloqueio para o aprendizado de ir ao banheiro ou de utilizar o banheiro.

É importante que siga o tempo do seu filho e a idade correta para ensinar ele a utilizar o banheiro.

Além dessas duas coisas, pode também ser o medo, pois o medo de ir ao banheiro por conta de histórias de terror é muito comum.

Por isso, investigue e pergunte ao seu filho se ele tem medo do banheiro ou algo assim.

E caso ele diga que tem, sim, algo no banheiro, ou que contaram uma história para ele na escola, é importante que avise a diretoria ou os professores.

Pois essas histórias podem causar outras coisas além do medo, como traumas ou ansiedade.

Em seguida, você deve conversar com a criança e explicar para ela, com muita calma, que não tem nada de assustador no banheiro, que você estará com ela o tempo todo até ela se acostumar.

Como ajudar a criança a ir ao banheiro?

O primeiro passo que pode ajudar seu filho a ir ao banheiro é levá-lo para o banheiro e deixá-lo sentado no vaso ou no penico durante um tempo.

Pode fazer isso todos os dias logo de manhã ou quando ele mostrar que quer fazer alguma necessidade.

É importante também seguir o tempo dele, se ele mostrar interesse em ir ao banheiro, e claro, conversar com ele sobre a importância de ir ao banheiro.

Informar a ele que é prejudicial para ele não ir ao banheiro e que não pode ficar para sempre fazendo suas necessidades na fralda ou na roupa.

como ensinar filho a ir no banheiro

Com o tempo, a criança vai entendendo tudo isso até conseguir pedir para ir ao banheiro.

Conclusão

Para fazer seu filho pedir para ir ao banheiro você pode seguir dicas como: saber que a criança está realmente pronta, colocar roupas nela que sejam fáceis de tirar na hora de ir ao banheiro, ser um exemplo para ela, entre outras dicas.

Como já te disse, é importante ter paciência, para que não gere um trauma na criança por você sempre brigar com ela, por exemplo.

Lembre-se de que é algo novo e que a criança estava acostumada com a facilidade da fralda, então ela precisará da sua compreensão e ajuda nessa nova etapa.

Jussara Santos

Jussara Santos

Jussara Santos, membra da comunidade Mãe Experiente, é mãe de 3 meninas lindas. A Bella, Julia, e Marta. Com mais de 10 anos sendo auxiliar de creche, Jussara se apaixonou em ajudar crianças e trazer conhecimento para suas respectivas mães. No seu tempo livre, Jussara adora levar as meninas para brincar na praia.