Como Fazer Seu Filho Te Respeitar? Guia 2022

por

Os filhos, quando vão crescendo, podem ter atitudes desrespeitosas com os pais, querendo falar mais alto ou se achando os donos da verdade. 

Como mãe, já passei por essa fase com os meus filhos, e na época fui a uma psicóloga junto com ele para resolver a situação.

Mas tomei algumas atitudes em casa que também me ajudaram muito com esse problema.

como fazer seu filho te respeitar

Por isso, no artigo de hoje vou estar te explicando e dando 12 dicas para te ajudar a fazer seu filho te respeitar. Vamos lá?

Como Fazer o Meu Filho me Respeitar?

O respeito entre responsável e filho é algo muito único e que deve ser preservado para a criação de boas pessoas no futuro.

A educação e o respeito são duas coisas essenciais para a criação dos seus filhos.

Porém, mesmo com essas duas coisas, muitos filhos não respeitam totalmente seus pais e acabam sendo desrespeitosos e desobedientes, coisas que acabam gerando desconforto na relação de pai/mãe e filho.

O necessário para o respeito na relação é a conversa, converse com seu filho sobre a relação dos dois e aponte cada um os erros um no outro.

Assim terão noção do que podem melhorar na relação e os pais vão perceber quais motivos levaram o filho a ter tais atitudes desrespeitosas.

Por Que os Filhos Desrespeitam os Pais?

Como já disse acima, o respeito e a educação são fatores necessários para uma boa relação.

O desrespeito pode vir da má educação, mesmo que você eduque muito seu filho, na maioria das vezes ele pode não absorver o conhecimento.

Inclusive o caso pode não ser sobre educação, e sim sobre ser mimado.

Muitos pais pensam “Vou dar ao meu filho tudo que não tive condições de ter”. Esse pensamento é certo, mas devemos ter cuidado com ele.

Controle e modere o jeito de presentear seu filho, para que ele não te desrespeite quando você não der a ele o que ele quer. Temos um artigo completo aqui no blog sobre experiências para educação infantil.

Uma boa dica é fazer trocas, como:

  • Tirar notas boas e ganhar um presente
  • Ser comportado e ganhar um presente
  • Ler livros e ganhar um presente

Assim controlando seu filho, fazendo com que ele entenda que para ser presenteado precisa de boas ações.

como ser respeitado pelo filho

O desrespeito também pode estar ligado à criança ser vítima de maus-tratos.

Então, bater nunca é a solução porque pode gerar raiva na criança, fazendo com o que ela perca o respeito por você.

Mas não se preocupe, porque existem atitudes que você pode tomar que vão ajudar o seu filho a te respeitar.

12 Dicas para Fazer o Seu Filho te Respeitar

Agora, vou estar te dando 12 dicas de como fazer seu filho te respeitar, confira abaixo!

Amor

O amor é a cura para o desrespeito, ter o amor na relação de mãe/pai e filho é essencial para o começo do respeito.

Disciplina

Disciplina é perfeito para o início de uma relação respeitosa, isso está relacionado com a autoridade também.

Autoridade

Uma boa dica que você pode seguir é ter autoridade, manter seu posto de adulto e responsável, impondo as regras da casa.

Colaboração

Colaborar com o seu filho e ele colaborar com você é o principal para começar o respeito, por isso, tentem se aproximar mais e evitar brigas na relação.

Consideração

Consideração é a palavra que mais tem a ver com todas as dicas. Busque ouvir o lado do seu filho, o que ele tem a dizer, mas também explique para ele o seu lado enquanto pai/mãe.

Conexão

Se conectar com seu filho é uma das coisas mais importantes, mantenha-se próximo do seu filho, converse com ele, esteja presente, seja amigo dele.

Clareza

A clareza na relação dos dois é essencial, sempre diga os sentimentos que você sente por seu filho, deixe isso claro. Também dê espaço para que o seu filho diga para você quais emoções ele está sentindo.

Escolhas

Mantenha as decisões claras e objetivas, sempre tentando dar escolhas e dicas para o dia a dia sem ordenar de modo rude e grosseiro.

Estímulo

Estimular seu filho é algo primordial, então estimule seu filho a fazer as coisas que ele gosta, mas sem passar do limite e sem quebrar as regras que você impôs na casa.

Tom de voz

Mantenha sempre um tom de voz calmo, e só aumente o tom da voz quando necessário, como quando ele levantar a voz para você.

Fora isso, evite brigas na relação e nunca grite com o seu filho, isso pode deixar ele ainda mais nervoso e estressado.

Observação

A visão clara do que está acontecendo e dos sentimentos da criança é perfeito para manter o respeito e a harmonia dentro da casa e na relação entre pai/mãe e filho.

como lidar com filho rebelde

Hobbies

Busquem hobbies que vocês tenham em comum, ou apenas coisas que o seu filho goste de fazer, como andar de bicicleta, ler, passear, se exercitar, para assim vocês viverem juntos e sempre unidos.

Conclusão

Depois de você ter chegado até aqui, espero ter conseguido esclarecer a sua dúvida de como fazer seu filho te respeitar.

O respeito entre pais e filhos é algo primordial para se manter a harmonia e ter uma boa convivência dentro do lar.

Com as dicas que te dei, espero que você e seu filho consigam juntos resolver esses desentendimentos e se aproximarem mais um do outro.

Mas se sentir que precisa de uma ajuda profissional, procure um psicólogo, ele vai passar as orientações certas para o seu caso.

Photo of author

Jussara Santos

Jussara Santos, membra da comunidade Mãe Experiente, é mãe de 3 meninas lindas. A Bella, Julia, e Marta. Com mais de 10 anos sendo auxiliar de creche, Jussara se apaixonou em ajudar crianças e trazer conhecimento para suas respectivas mães. No seu tempo livre, Jussara adora levar as meninas para brincar na praia.