Como Lidar Com Criança Teimosa | Guia 2022

por

A teimosia na fase de infância é um comportamento, infelizmente, muito comum, e os pais muitas vezes não sabem como lidar com essa teimosia e nem sabem o porquê da criança ser teimosa.

Como mãe, também já passei por essa fase, e em uma conversa com a psicóloga, ela me deu algumas dicas de como lidar com a criança.

como lidar com criança teimosa

Por essa razão, no artigo de hoje vou estar te falando o que causa a desobediência e a teimosia infantil, além de te dar dicas de como resolver esse problema, então continue lendo!

Como lidar com uma criança teimosa?

O principal modo de lidar com a teimosia é conversando com seu filho e explicando como é feio desobedecer os pais e quais as consequências dessa atitude dele.

A desobediência ou a teimosia é algo comum de acontecer com as crianças, principalmente porque elas ainda estão se desenvolvendo e não tem um pensamento racional bem formado.

A teimosia, muitas vezes, é causada pela criança receber um “não” e não aceitar isso.

E o fato dela desobedecer uma ordem ou um pedido do responsável acaba passando a imagem de uma má educação para as pessoas ao redor.

Por isso muitas crianças acabam crescendo, de certa forma, “mimadas”.

Como muitas mães não querem passar isso de má educação, acabam falando “sim” para seus filhos sempre.

Para evitar isso, é importante saber as causas da desobediência infantil.

O que causa a desobediência infantil?

A teimosia pode ser causada por muitas coisas, como: necessidades físicas, falta de educação, tentar seguir exemplo de alguém ou até mesmo ser como alguém.

Como sabemos, as crianças tendem a ser teimosas quando estão querendo algo, como comer algum alimento específico ou ganhar um presente, e isso pode ser a causa da teimosia.

A falta de educação também é um dos fatores da teimosia. Quando se fala muito “sim” para a criança, ela acaba desconhecendo o “não”.

desobediencia infantil

Às vezes pode até mesmo ser ele tentando seguir o exemplo de alguém, como amigos ou parentes.

Pode ocorrer dentro de casa mesmo. Quando alguém é teimoso, como o irmão mais velho ou até mesmo o responsável, a criança acaba imitando essa atitude e fica teimosa também.

No caso de aprender com os colegas, elas fazem isso para tentarem se encaixar em grupos de amigos na escola, então ele tenta ficar o mais parecido com os colegas para ser incluído no grupinho.

Dicas para lidar com teimosia infantil

Há várias maneiras de lidar com a teimosia infantil, ou a desobediência infantil. Abaixo vou te dar algumas dicas, confira!

Conversar

Como muita gente sabe, a conversa pode ser a principal solução para lidar com muitas coisas, entre elas a teimosia infantil.

Conversar com seu filho pode ser o principal modo de ajudar ele a mudar seu comportamento teimoso e desobediente.

Perguntar 

Essa dica se liga com a anterior, pois perguntar para a criança o que está acontecendo com ela pode ajudá-la a conquistar um bom comportamento.

Pergunte sempre como foi o dia do seu filho, o porquê dele agir assim e o que está acontecendo no dia dele.

Dar mais atenção

Muitas vezes as mamães não entendem o porquê daquela teimosia, pois o filho é muito bem tratado e educado.

E a teimosia pode ocorrer para chamar atenção, pode acontecer quando a criança é “trocada” por seu irmão mais novo ou mais velho.

Mesmo que pense que não, as crianças conseguem sentir a falta de atenção e até a atenção a mais que é dada para o irmão, por exemplo, então elas ficam com ciúmes.

E como um mecanismo de defesa, ela acaba sendo teimosa e desobediente com você, pai ou mãe.

Incentivar o bom comportamento

Incentivar o bom comportamento é essencial, fazendo com que ele se sinta mais próximo de você.

o que fazer com criança desobediente

Se você passar tempo com seu filho incentivando ele a ser comportado, ele irá se sentir acolhido e vai se comportar melhor com o passar do tempo.

Explique para a criança por que ela deve se comportar bem e os benefícios que isso trará para ela.

Conclusão

Para lidar com uma criança teimosa você pode conversar com ela, perguntar como ela está se sentindo, incentivar o bom comportamento e sempre dar atenção para ela, assim ela se sentirá acolhida.

Como te contei anteriormente, há vários motivos da criança ser teimosa, então o melhor caminho é conversar com ela.

Se aplicar as dicas deste artigo, certamente o seu filho não será mais uma criança teimosa e desobediente.

Temos um outro artigo sobre experiências para educação infantil que podem te ajudar bastante nessa fase a se aproximar do seu filho.

Jussara Santos

Jussara Santos

Jussara Santos, membra da comunidade Mãe Experiente, é mãe de 3 meninas lindas. A Bella, Julia, e Marta. Com mais de 10 anos sendo auxiliar de creche, Jussara se apaixonou em ajudar crianças e trazer conhecimento para suas respectivas mães. No seu tempo livre, Jussara adora levar as meninas para brincar na praia.