Como Lidar com Pré Adolescência | Guia para Pais

por

Oi Mãe Quer uma Promoção nos Artigos de Bebê?

Mamãe, estamos com uma parceria exclusiva com marcas renomadas de maternidade, oferecendo descontos de até 50% em uma variedade de produtos para bebês e mães.

Ser mãe é uma jornada repleta de alegrias, mas também de desafios financeiros e custos inesperados.

Sabemos que ser Mãe traz muitas alegrias mas também muitas despesas. Economizar com produtos pode ajudar você e a sua familia.

Acesse o nosso grupo VIP para mães e receba descontos especiais todos os dias.


Quando as crianças começam a caminhar para a adolescência o relacionamento com elas fica ainda mais difícil e acaba se tornando um verdadeiro desafio para os pais.

Afinal, durante a pré adolescência ocorrem diversas mudanças na vida dos nossos filhos. Seja no âmbito emocional, ou até mesmo no próprio corpo.

como lidar com pré adolescencia

Então, para ajudar os pais que estão acompanhando essas mudanças dos filhos, separamos algumas dicas que farão você e seu filho superar a pré adolescência sem muitas dores de cabeças.

Quando começa a pré adolescência?

Os pais sempre se perguntam qual a idade da pré-adolescência começar. Ela começa junto com a puberdade, e como cada criança se desenvolve em um ritmo diferente, não existe uma idade específica para a pré adolescência acontecer. 

Geralmente, isso costuma acontecer a partir dos 10 ou 11 anos para as meninas e entre os 11 ou 12 anos para os meninos. 

Mas isso pode variar de acordo com o organismo e desenvolvimento de cada criança, com a puberdade começando mais cedo ou mais tarde.

Quais as mudanças mais comuns na puberdade?

Como já vimos, a pré adolescência é repleta de mudanças. Uma delas é o surgimento das espinhas, causado pelo aumento de oleosidade na pele e dos hormônios.

Mas as mudanças da puberdade podem ser diferentes entre meninos e meninas. Então, vamos conferir as mais comuns:

Pré adolescência feminina

Quando as meninas passam pela puberdade, o corpo delas costuma sofrer algumas alterações. Os quadris ficam mais arredondados, os seios começam a crescer e a cintura mais fina. 

Além disso, começam a surgir pelos pubianos e durante todo esse amadurecimento acaba acontecendo a primeira menstruação, chamada de menarca. 

Pré adolescência masculinas 

Já a puberdade masculina é marcada pelo tom de voz que fica mais grosso, os pelos também começam a crescer. 

Assim como os testículos e o próprio pênis, que também sofrem um crescimento. 

Mudanças comportamentais

Essas mudanças no corpo citadas acima podem deixar os pré-adolescentes mais ansiosos. Então alguns deles podem se tornar mais quietos e tendem a se afastar, evitando sair em turmas ou coisas do tipo.

Mas também pode acontecer o contrário, alguns costumam se tornar mais egocêntricos e costumam sair bastante e estar sempre rodeados de amigos. 

A opinião dos amigos se torna mais importante para eles do que a da família, por isso muitos dos pré-adolescentes param de compartilhar seus pensamentos com os pais e costumam parar de conversar sobre as coisas que acontecem com eles.

Dicas para enfrentar a pré adolescência

Apenas ler sobre essas mudanças pode não parecer tão desafiador quanto realmente são na prática. Por isso, ter algumas dicas em mente serão fundamentais para que você possa lidar com essa situação.

1 – Seja paciente 

A primeira coisa a se ter em mente é que por mais que seja difícil para nós, nossos filhos também estão enfrentando seus próprios desafios. Por isso, é imprescindível que tenhamos muita paciência ao lidar com eles.

2 – Converse com seu filho

A tendência é que os pré-adolescentes se afastem, mas no fundo eles desejam ajuda para enfrentar todas as mudanças que estão acontecendo com eles.

Então ao permanecer próximo dos seus filhos, puxar assunto que interesse eles, evitar muitas cobranças e fazer passeios ajudará a manter uma boa relação com seu filho.

Mas cuidado para não ser invasivo demais, coisas como ler o diário ou ficar espionando o celular deles só fará com que seu filho se afaste mais. Então, respeite a privacidade do seu filho. 

3 – Crie momentos de envolvimento

Se seu filho gosta de determinado jogo, esporte, ou até mesmo um gênero literário em específico, se envolva com esse tema.

Procure saber mais sobre esses interesses e use essas informações para puxar assunto com seus filhos. Você pode até chamar ele para eventos relacionados a isso, tirar um tempo para jogar com ele ou coisas do tipo.

Esse tempo junto pode aproximar vocês e deixar a interação ainda mais fácil.

4 – Seja equilibrado

Ser muito rígido e estabelecer regras demais pode afastar seu filho mais ainda, entretanto, ser liberal demais pode fazer com que você perca o controle da situação.

Por isso, tente manter o equilíbrio entre regras e camaradagem.

Apesar dos pré-adolescentes possuírem mais autonomia sobre a própria vida, eles ainda precisam de rotina e regras para ajudar a desenvolver responsabilidades que serão indispensáveis na vida adulta.

Como lidar com a pré adolescência

Muitos pais se sentem perdidos quando o assunto é lidar com os filhos pré-adolescentes. Por isso, manter a paciência em dia, conversar com seus filhos, buscar interesses em comum e manter o equilíbrio entre regras e liberdade são a melhor forma de lidar com essa fase.

Mas ainda assim, existem pais que sentem que não são capazes de lidar com esse período. Nesses casos, programas como o Maternidade Mais Leve podem ajudar a enfrentar os desafios de criar um filho. 

Oi Mãe Quer uma Promoção nos Artigos de Bebê?

Mamãe, estamos com uma parceria exclusiva com marcas renomadas de maternidade, oferecendo até 50% de descontos em de produtos para bebês e mães.

Ser mãe é uma jornada repleta de alegrias, mas também de desafios financeiros e custos inesperados.

Sabemos que ser Mãe traz muitas alegrias mas também muitas despesas. Economizar com produtos pode ajudar você e a sua familia.

Acesse o nosso grupo VIP para mães e receba descontos especiais todos os dias.


Marcia Toledo

Marcia Toledo

Mãe de 3, madrasta de 2 e avó de 4 me deu o titulo de Mãe Experiente. Depois de pura pressão social, decidi compartilhar meus conhecimentos sobre ser uma mãe e ter uma familia.