Como Saber Se Meu Filho Usa Algum Tipo de Droga?

por

Quando o filho entra na fase da adolescência, uma preocupação que passa pela cabeça dos pais é se o filho está usando drogas.

Como também sou mãe, é claro que também já tive essa mesma dúvida, e na época fui atrás de um médico para saber os sintomas que a droga causa.

como saber se meu filho usa algum tipo de droga

Existem alguns sinais que o adolescente que está usando drogas dá, como aumento do apetite, o fato de pedir dinheiro para os pais o tempo todo, entre outros.

No artigo de hoje vou te ajudar a saber se seu filho está usando algum tipo de droga, então continue lendo!

Como saber se meu filho usa algum tipo de droga?

Existem alguns sinais que podem indicar que seu filho está usando drogas, como falta ou aumento do apetite, olhos vermelhos, comportamentos agressivos, o ato de pedir dinheiro com frequência.

Quando se tem filhos maiores, a maior preocupação das mamães é se seu filho está envolvido com coisas erradas.

Muitas vezes, durante a adolescência, acaba acontecendo, de más influências convidarem, seu filho para usar algum tipo de droga, e por curiosidade e manipulação seu filho acaba indo.

É importante saber se seu filho está usando algum tipo de droga para, então, ajudá-lo.

Sinais de que Meu Filho Usa Algum Tipo de Droga

É importante lembrar que vai ter gente que vai te dizer que é só uma fase, que isso não irá para frente, mas você deve ter em mente que as drogas são um vício, e assim que se entra nelas, é muito difícil de sair.

Mesmo que seu filho não esteja usando drogas pesadas, cigarro e bebidas também são viciantes e causam danos à saúde.

E todas essas coisas, o cigarro, a bebida e as drogas devem ser tratadas para evitar danos maiores ao corpo e à saúde do adolescente.

Durante o período que ele é usuário, ele pode demonstrar alguns sinais que está utilizando drogas. Confira abaixo!

Vermelhidão nos Olhos

A irritação ou a vermelhidão nos olhos pode indicar o uso de drogas.

Geralmente o uso de ervas, como maconha, causa o efeito de vermelhidão e de irritação.

Fique atento a todos os sinais, pois às vezes o olho vermelho pode ser só uma irritação comum, mas também pode ser o indicativo de que o adolescente está usando drogas.

Falta de Apetite ou Apetite Aumentado

sinais de que meu filho usa drogas

Esse é o sinal mais comum e conhecido pelas pessoas que é a falta de apetite ou o apetite aumentado.

Quando seu filho usa drogas, dependendo da droga, ele pode ter o apetite diminuído ou aumentado.

Fique atento aos sinais de falta de apetite, pois são mais discretos e mais difíceis de notar. Se o seu filho não come, pode ser um indicador.

Já o apetite aumentado, ou a conhecida “larica”, ocorre quando se utiliza geralmente maconha.

A “larica” é a sensação de estômago vazio o tempo todo, o que faz a pessoa comer tudo o que vê pela frente.

Pedir Dinheiro Frequentemente

Para comprar drogas é necessário sempre dinheiro. Quando seu filho te pede dinheiro frequentemente, fique em estado de alerta.

Além de ser perigoso, porque a maior parte das pessoas que vendem drogas são traficantes.

E quando viciado, ele fará de tudo por um dinheiro para comprar drogas.

Tome bastante atenção também se não há dinheiro sumindo da casa, pois pode ser também um sinal de alerta para o uso de drogas.

Agressividade

Um sinal comum também de uso de drogas é a agressividade, porque muitas pessoas que usam drogas são extremamente agressivas.

Além de agressividade em casa, muitas vezes ocorre até mesmo confusões na escola e na rua, então fique atento com a agressividade excessiva do seu filho.

Meu filho está usando drogas: o que eu faço?

Muitas mães quando descobrem que seus filhos estão usando drogas acabam se estressando ou ficando tristes, muitas vezes até mesmo tendo ataques de ansiedade ou de pânico.

É importante que em uma situação dessas você mantenha a calma. Espere o seu filho chegar e converse com ele, sem alterar o tom de voz, uma conversa calma.

Tente acalmar seu filho para que ele não acabe fugindo. Em seguida você pode chamar o pai para conversar com ele também.

como fazer filho parar de usar droga

Assim que a conversa acabar, procure um tratamento para ele urgente. É importante que acompanhe ele nesses tratamentos.

Além de acompanhar, apoie ele, faça com que ele se sinta o máximo confortável.

Também é importante que afaste os amigos que lhe ofereceram as drogas, pois após utilizar uma vez, provavelmente irá utilizar de novo.

Conclusão

Não é muito difícil saber se seu filho está usando algum tipo de droga, porque normalmente o adolescente dá alguns sinais quando isso acontece, como comportamentos agressivos e até falta de apetite.

Descobrir que o filho usa drogas com certeza é um choque muito grande para a família, mas é preciso que vocês, pais, tenham calma e paciência para lidar com a situação. 

Tentar entender o porquê do seu filho ter começado a usar droga é muito importante também, para que juntos possam encontrar uma solução.

Separei um artigo que pode ser do seu interesse também, um guia completo aqui no blog sobre o que fazer para seu filho te respeitar.

Photo of author

Jussara Santos

Jussara Santos, membra da comunidade Mãe Experiente, é mãe de 3 meninas lindas. A Bella, Julia, e Marta. Com mais de 10 anos sendo auxiliar de creche, Jussara se apaixonou em ajudar crianças e trazer conhecimento para suas respectivas mães. No seu tempo livre, Jussara adora levar as meninas para brincar na praia.