Como Trabalhar em Creche? Guia 2022

por

Muitas pessoas possuem o desejo de poder trabalhar com crianças, seja ensinando ou cuidando e brincando com elas. 

Um emprego que atende a esses requisitos, é trabalhar em creches, onde você lida diretamente com crianças pequenas. 

E aí, surge a dúvida de como fazer para trabalhar em creche, se tem algum pré-requisito, um curso profissionalizante ou algo do tipo.

como trabalhar em creche

Então, depois de muita pesquisa e conversa com profissionais da educação, vim te ajudar respondendo suas dúvidas sobre como trabalhar em creche, se quiser saber tudo é só ler abaixo!

Como trabalhar em creche

Uma oportunidade para trabalhar com o que gosta, ou seja, em um ambiente escolar perto de crianças é trabalhar em creches.

Cuidando, ensinando e também divertindo as crianças, essas mulheres ou homens que querem reviver e viver esse ambiente feliz e leve que é a creche.

E por isso, muitas pessoas tem o interesse no trabalho, mas por ser muito pouco comentado não sabem muito sobre como começar nesse trabalho e o que é necessário.

E para começar nisso é necessário que você siga alguns fatores necessários para começar a trabalhar nessa linda profissão.

Para trabalhar em creches não é necessário ter ensino médio completo é indicado que a pessoa que quer começar a trabalhar em creches tenha pelo menos um curso livre para se preparar;

Além disso é necessário é claro o amor pela profissão acima de tudo, também a sabedoria de que crianças necessitam de muitos cuidados, atenção e carinho.

Como trabalhar em creche da prefeitura

Uma dúvida recorrente que é ligada à anterior é como trabalhar em creches da prefeitura, que de certa forma é o mais requisitado pelas pessoas.

E por ser uma área um pouco mais profissional e séria que as creches particulares comuns, requer um pouco mais de atenção e fatores necessários.

como fazer um currículo para trabalhar em creche

Algumas prefeituras cobram para trabalhar em creche:

  • Ter o ensino médio completo;
  • Ter mais de 18 anos é essencial;
  • Ter cursos profissionalizantes;
  • Ter experiência na área e
  • Apresentar currículo e inscrição para vaga.

Há também concursos públicos para trabalhar na creche, neste caso você deve ficar atento ao edital e seguir o que ele pede.

Essas são algumas das coisas recomendadas e também necessárias para que consiga entrar na área, principalmente o currículo, que é o principal.

E caso sinta dúvidas em como fazer um currículo para trabalhar em creche é algo bem simples e rápido de ser feito, que terá relação com o que iremos tratar abaixo.

Como fazer curso de auxiliar de creche

Caso sinta dúvidas em como fazer curso de auxiliar de creche irei te ajudar sobre esse assunto.

Os cursos são feitos geralmente para se profissionalizar em algo, maior parte das vezes é ganhar experiência, aprender mais sobre aquela área e como o próprio nome já diz ter mais “profissionalismo”.

Além de saber como lidar com as crianças, entender os sentimentos delas, como elas lidam com certas situações, o que fazer em certas situações e como notar por exemplo se tem algo de errado com a criança.

Geralmente os cursos de auxiliar de creche possuem carga horária total de 70 horas, sendo alguns gratuitos, porém o certificado final deve sim ser pago.

E agora, no final irei comentar sobre o assunto citado anteriormente sobre o currículo, já que envolve o curso.

No currículo o principal é o curso, que deverá ganhar destaque e foco, deverá apresentar o que fez, a quantidade de horas cumpridas e o desempenho.

como trabalhar na creche da prefeitura

Pode incluir também seu histórico profissional com crianças (caso tenha) e deve ser (caso incluído) em ordem inversa, do mais novo até o mais antigo.

Deve conter nomes dos lugares em que trabalhou, datas de quando esteve empregado, localização das creches, escolas ou escolinhas em que trabalhou, o seu cargo e também suas responsabilidades.

Se possível também forneça a lista de suas obrigações em cada um de todos os empregos, suas habilidades em trabalhar com a criança também deve ser incluída.

Conclusão

Depois de ter lido tudo o que te expliquei, espero ter conseguido responder todas as suas dúvidas sobre como trabalhar em creche.

Como você viu, é primordial nessa profissão que você saiba lidar com crianças, pois elas precisam de muito mais cuidado e atenção.

Existem cursos profissionalizantes na área que irão te ajudar a lidar com algumas situações, mas, além dos cursos é muito importante que você tenha experiências com o cuidado de crianças.

Pois, como falei é uma profissão que requer cuidado, atenção, responsabilidade, carinho e amor com as crianças.

Você pode se interessar também por um artigo sobre qual o salário de uma professora de educação infantil que você encontra aqui no blog.

Jussara Santos

Jussara Santos

Jussara Santos, membra da comunidade Mãe Experiente, é mãe de 3 meninas lindas. A Bella, Julia, e Marta. Com mais de 10 anos sendo auxiliar de creche, Jussara se apaixonou em ajudar crianças e trazer conhecimento para suas respectivas mães. No seu tempo livre, Jussara adora levar as meninas para brincar na praia.