Criança Pode Comer Carne de Porco? Guia 2022

por

É comum que os pais tenham muitas dúvidas sobre quais alimentos oferecer para o seu filho. Uma delas é se a criança pode comer carne de porco.

A carne de porco é uma das carnes mais consumidas no mundo. Mas, para um consumo seguro, é preciso ter alguns cuidados ao preparar esse tipo de carne.

O meu médico disse que a carne de porco deve ser bem cozida para evitar a transmissão de doenças, como a teníase.

criança pode comer carne de porco

Por esse motivo, os pais têm dúvidas se a criança pode comer carne de porco.

Para te ajudar a encontrar uma resposta, eu apresento neste artigo informações importantes sobre o consumo de carne de porco pelas crianças.

Aqui você vai saber se a carne de porco é segura para o seu filho e quais são os benefícios e os malefícios do seu consumo, então continue lendo.

É seguro para a criança comer carne de porco?

Antigamente, acreditava-se que a carne de porco fazia mal para as crianças. Muita coisa mudou na indústria de alimentos ao longo dos anos.

Mas, então, criança pode comer carne de porco? 

Segundo a nutricionista Patricia Cruz Smith em matéria para o portal GNT, a resposta é: sim, a partir de 1 ano de vida e se os pais tomarem alguns cuidados.[1]

Dependendo do corte, a carne de porco pode ser rica em gorduras saturadas, que fazem mal ao organismo.

Por isso, os pais devem preferir cortes sem muita gordura, os conhecidos “cortes magros”.

Além disso, é importante saber a origem da carne de porco ao comprá-la. Isso porque esse tipo de alimento deve ser mantido bem refrigerado.

carne de porco faz mal para criança

Também se deve cozinhar muito bem a carne de porco para evitar o risco de contaminação de doenças, como a teníase, conhecida popularmente como “solitária”.

Essa doença é causada pela ingestão de carne de porco crua ou mal cozida que tenha ovos de tênia.

Então é importante dar atenção ao preparo da carne para evitar que a criança contraia um verme.

Quais os benefícios da carne de porco para a criança?

O consumo de carne de porco traz alguns benefícios para as crianças. Vamos conhecer os principais.

Fonte de proteínas, vitaminas e minerais essenciais, a carne de porco colabora no desenvolvimento físico e cognitivo da criança.

As vitaminas do Complexo B e a creatina presentes na carne de porco fornecem energia para os músculos e nutrem o organismo.

O sistema imunológico também é beneficiado pelo consumo de carne de porco. Isso porque os nutrientes deste alimento melhoram a imunidade das crianças, o que evita que elas fiquem doentes facilmente.

Quais os malefícios da carne de porco para a criança?

Agora que você já sabe quais são os benefícios, é bom conhecer os malefícios do consumo de carne de porco pelas crianças.

Alguns cortes de carne de porco possuem grandes quantidades de gordura saturada. Esse tipo de gordura aumenta os níveis de colesterol no sangue.

Uma alimentação rica em gordura saturada provoca o entupimento das artérias e aumenta o risco de ter um ataque cardíaco ou um derrame.

Dependendo da origem da carne de porco, ela pode possuir ovos de tênia. Se consumida crua ou mal cozida, a criança pode se contaminar com teníase.

A carne de porco possui grande fator alergênico. O que significa que são grandes os riscos de provocar alergias em crianças com menos de 1 ano de vida.

pode dar carne de porco para criança

Minha criança pode comer carne de porco todo dia?

A maioria dos nutricionistas recomendam o consumo de carne de porco bem cozida e magra no máximo 3 vezes na semana.

Então, é importante intercalar o consumo com outros alimentos, como carne bovina, peixes e frango.

Isso vai garantir que o seu filho tenha uma alimentação rica em nutrientes e minerais necessários para o seu desenvolvimento saudável.

Como escolher a melhor carne de porco?

A carne de porco pode fazer parte da alimentação de crianças com idade acima de 1 ano. Para ter todos os benefícios deste alimento, é importante saber escolher bem uma carne de porco.

Então, compre sempre carne de porco de origem conhecida, se possível, industrializada. Isso garante a boa procedência do alimento.

Prefira cortes com menos gordura, como a bisteca e o lombo.

Por fim, prepare a carne de porco bem cozida ou assada para evitar a contaminação por doenças.

Veja também se criança pode fazer uso de ômega 3 e se isso pode fazer mal, aqui na Mãe Experiente.

Jussara Santos

Jussara Santos

Jussara Santos, membra da comunidade Mãe Experiente, é mãe de 3 meninas lindas. A Bella, Julia, e Marta. Com mais de 10 anos sendo auxiliar de creche, Jussara se apaixonou em ajudar crianças e trazer conhecimento para suas respectivas mães. No seu tempo livre, Jussara adora levar as meninas para brincar na praia.