Criança Pode Tomar Gatorade? Guia 2022

por

Os isotônicos, como o Gatorade, são bebidas consumidas por esportistas para repor os sais minerais. Mas será que a criança pode tomar Gatorade?

A prática de exercícios físicos durante a infância é recomendada por especialistas da área de saúde. Os pais incentivam os filhos a fazer caminhada, jogar futebol, vôlei, entre outros esportes.

Mas podemos perder sais minerais com a prática de exercício físico. Essas substâncias tão importantes são eliminadas no suor.

criança pode tomar gatorade

Então, os pais costumam buscar formas de repor os sais minerais perdidos pelas crianças durante as atividades físicas.

Uma das mais comuns é oferecer isotônicos, como o Gatorade. Mas será que a criança pode tomar Gatorade? Vamos descobrir neste artigo.

Eu também te conto do que é feito o Gatorade, então continue lendo.

É seguro para a criança tomar Gatorade?

O Gatorade é um isotônico. Essas bebidas repõem os sais minerais perdidos através do suor durante a prática de atividades físicas.

A fórmula básica de um isotônico é composta por água, sódio e potássio. Mas o fabricante também pode incluir aroma, outros sais minerais, vitaminas e açúcares.

Apesar de possuir essas propriedades, a criança não deve tomar isotônicos como o Gatorade.

Porque essas bebidas possuem grandes quantidades de açúcares e sódio, que fazem mal para o organismo quando consumidos em excesso.

Isso quer dizer que, apesar das crianças gostarem do sabor adocicado do Gatorade, essa bebida não deve ser consumida por elas.

Quais os malefícios do Gatorade para a criança?

A grande quantidade de açúcares e o baixo pH dos isotônicos podem remover o esmalte dos dentes.

Outro problema é que a criança que bebe Gatorade tem maior risco de ter cáries. 

Já o consumo excessivo de sódio pode provocar hipertensão, que é o aumento da pressão arterial.

Além disso, o sódio também retém líquidos do corpo, o que causa inchaços.

gatorade para crianças faz bem

A ingestão de bebidas como o Gatorade aumenta tanto os níveis de sais minerais do corpo que será preciso beber muita água para equilibrar o excesso.

Então, o Gatorade e outros isotônicos não fornecem a água que o corpo precisa, mas aumentam a necessidade de hidratação.

Quais são as contraindicações de tomar Gatorade?

O consumo de Gatorade e outros isotônicos somente é indicado para atletas de alta performance, ou seja, aqueles que participam de competições que exigem grande resistência física.

Isso quer dizer que o Gatorade é contraindicado para crianças e adolescentes de todas as idades.

Quem tem problemas renais ou não pratica atividades físicas também não deve tomar Gatorade. Porque o excesso de sódio e potássio pode sobrecarregar os rins.

O que a minha criança pode beber para se hidratar?

O Gatorade é uma bebida isotônica criada para ajudar a repor os sais minerais perdidos durante a prática de atividades físicas.

Apesar dessa indicação, as crianças e adolescentes não devem consumir Gatorade ou outros isotônicos, mesmo que pratiquem exercícios físicos regularmente.

Isso porque as grandes quantidades de açúcar e sódio presentes no Gatorade podem provocar problemas de saúde nas crianças.

Em excesso, o sódio aumenta a pressão arterial, provocando hipertensão. Essa doença crônica pode causar infartos, derrames e alterações graves na visão e insuficiência cardíaca.

Já consumir muito açúcar pode provocar problemas circulatórios, de visão, lesões nos órgãos e diabetes.

Então, é melhor deixar o Gatorade e os isotônicos em geral para os esportistas.

O seu filho ou sua filha pode consumir outras bebidas para se hidratar após a prática de atividades físicas. A água pura e a água de coco são as mais recomendadas.

Benefícios da água

A conhecida frase “beba água” sempre fez sentido. Isso porque a água pura é a melhor fonte de hidratação para o corpo.

São muitos os benefícios da água. O consumo de água melhora a circulação sanguínea, já que lidui o sangue e evita a formação de coágulos.

isotonico pode fazer mal para criança

A água impede o aparecimento de pedras no rins, porque aumenta a produção de urina.

Também facilita a digestão, já que o consumo de água hidrata o bolo fecal e facilita a eliminação das fezes.

E para ajudar o seu filho a se manter hidratado, te recomendo um artigo completo com as melhores garrafinhas de água para crianças.

Benefícios da água de coco

A água de coco é uma boa opção de bebida não somente na praia. 

Já que ela é uma fonte natural de sais minerais importantes para a saúde.

Essa bebida também ajuda a manter o corpo hidratado. Por isso, é ideal após o exercício físico.

Photo of author

Jussara Santos

Jussara Santos, membra da comunidade Mãe Experiente, é mãe de 3 meninas lindas. A Bella, Julia, e Marta. Com mais de 10 anos sendo auxiliar de creche, Jussara se apaixonou em ajudar crianças e trazer conhecimento para suas respectivas mães. No seu tempo livre, Jussara adora levar as meninas para brincar na praia.