Criança Pode Tomar Glutamina? Guia 2022

por

A Glutamina é um aminoácido que nutre e repara diversos tecidos do organismo. São muitas as informações sobre o seu consumo, mas a criança pode tomar Glutamina?

Existem muitos suplementos disponíveis no mercado. Ao ouvir falar dos benefícios do consumo, é comum pensar em oferecer esses produtos para as crianças.

Mas é preciso ter cuidado. O pediatra dos meus filhos disse que as crianças não podem consumir qualquer suplemento.

criança pode tomar glutamina

Isso porque alguns produtos não fazem bem para o organismo das crianças e podem, inclusive, provocar efeitos colaterais graves.

Neste artigo, eu te conto se a criança pode tomar Glutamina.

Aqui você vai saber se o consumo desta substância é seguro para as nossas crianças, então continue lendo.

É seguro para a criança tomar Glutamina?

A Glutamina é um aminoácido produzido pelo organismo. Essa substância é responsável por nutrir e reparar tecidos no corpo, como a pele, as unhas e os órgãos.

Cerca de 80% da quantidade necessária de Glutamina é fornecida pelo próprio organismo. Os outros 20% são adquiridos pela alimentação.

O consumo de Glutamina é incentivado pela ideia de que essa substância fortalece o sistema imunológico, o aumento da massa magra e o desempenho na prática de exercícios físicos.

glutamina é indicado para criança

Mas, segundo o guia de alimentação e hábitos saudáveis Viva Bem do UOL, a Glutamina não melhora a imunidade nem o desempenho esportivo.[1]

Apesar disso, algumas pessoas ainda insistem no seu consumo.

Mas saiba que a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) não recomenda o consumo de Glutamina por menores de 18 anos.

Quais os malefícios da Glutamina para a criança?

O consumo por muito tempo e de grandes doses de Glutamina pode gerar resistência à insulina, o que é parecido com casos de diabetes tipo 2.

Outro malefício provocado pelo consumo prolongado dessa substância são dores estomacais.

Além disso, a suplementação de Glutamina pode provocar a queda na produção natural deste aminoácido.

pode dar glutamina para criança

Isso porque o corpo entende que não é preciso produzir essa substância, já que ela é adquirida de outras formas.

A queda na produção natural de Glutamina volta aos níveis normais quando a suplementação da substância é interrompida.

Glutamina e Criança dá certo? 

A Glutamina é um aminoácido naturalmente produzido pelo organismo. Apesar disso, algumas pessoas compreendem que é vantajoso suplementar a ingestão desta substância.

O principal motivo divulgado para o consumo de suplementos à base de Glutamina é a ideia de que essa substância melhora o desempenho na atividade física, da resposta imunológica e o aumento da massa magra.

Mas pesquisas realizadas mostram que esses benefícios não são uma realidade. O que significa que as vantagens de suplementar essa substância ainda são pouco conhecidas.

Para as crianças, a suplementação de Glutamina não é recomendada.

Veja também se criança pode tomar whey protein, aqui na Mãe Experiente.

Jussara Santos

Jussara Santos

Jussara Santos, membra da comunidade Mãe Experiente, é mãe de 3 meninas lindas. A Bella, Julia, e Marta. Com mais de 10 anos sendo auxiliar de creche, Jussara se apaixonou em ajudar crianças e trazer conhecimento para suas respectivas mães. No seu tempo livre, Jussara adora levar as meninas para brincar na praia.