Criança Pode Usar Lente de Contato? Guia 2022

por

Crianças com problemas de visão nem sempre gostam de usar óculos. Mas será que a criança pode usar lentes de contato?

Em uma consulta de rotina, descobri que o meu filho mais novo tem miopia. O oftalmologista indicou o uso de lentes para ajudá-lo a enxergar melhor.

Mas o meu filho não queria usar óculos, porque seria um problema quando ele treina futebol na escolinha.

criança pode usar lente de contato

Então, eu perguntei ao oftalmologista se o meu filho poderia usar lentes de contato. O médico disse que sim, se ele tiver cuidado com as lentes.

Eu escrevi este artigo para ajudar os pais que também têm dúvidas sobre o uso de lentes de contato por crianças.

Aqui você vai saber a partir de qual idade o uso de lentes de contato é indicado e quais os cuidados que a criança precisa ter, então continue lendo.

Com qual idade a criança pode usar lente de contato?

Não existe uma idade mínima para que a criança possa usar lentes de contato, vai depender da maturidade e dos seu entendimento. 

Como esses itens precisam de cuidados específicos, o que conta na hora de permitir o uso de lentes de contato é a maturidade da criança. [1]

Isso quer dizer que as crianças podem usar lentes de contato caso elas se comprometam a cuidar bem das lentes e seguir as recomendações do oftalmologista.

Além disso, também é possível permitir o uso de lentes de contato se os pais acompanharem de perto os cuidados da criança com as lentes.

Os pais devem estar presentes principalmente durante o período de adaptação da criança. Nessa fase, é preciso seguir à risca as orientações e cuidados de higiene indicados pelo oftalmologista.

Quais os benefícios do uso de lente de contato na infância?

Um dos principais benefícios do uso de lentes de contato pelas crianças é a possibilidade de praticar atividades físicas sem correr o risco dos óculos caírem.

Isso possibilita uma melhora de desempenho nos esportes e na dança, pois a criança enxerga melhor sem se atrapalhar com os óculos.

As lentes de contato também colaboram no tratamento de problemas oculares especiais, como a catarata congênita, que é a má formação do cristalino do olho.

lente de contato pode fazer mal para criança

Recentemente, estudos indicam que as lentes de contato ajudam no controle da progressão da miopia em crianças a partir de 8 anos.

Por fim, as lentes de contato são mais confortáveis para crianças com graus altos de miopia ou hipermetropia. Isso porque os óculos para esses casos costumam ser pesados.

Quais cuidados a criança precisa ter com a lente de contato?

Neste artigo, você descobriu que as crianças podem usar lentes de contato desde que elas tenham responsabilidade no cuidado das lentes.

Os benefícios do uso de lentes pelas crianças são muitos, que vão desde a praticidade na hora de praticar esportes até o melhor tratamento para casos de má formação dos olhos.

Então, só resta saber quais cuidados o seu filho ou filha precisa ter com as lentes de contato. 

Vamos conhecer alguns cuidados que você e seu filho precisam ter.  

Veja algumas recomendações do Hospital de Olhos de São Paulo[2]:

Mantenha cuidados de higiene

As lentes de contato são colocadas dentro da pálpebra dos olhos. Por isso, é importante que elas sejam bem higienizadas com produtos específicos diariamente.

Se a limpeza não for feita, corre-se o risco de levar sujeiras e bactérias para os olhos.

Atenção ao manusear as lentes

As lentes devem ser manuseadas somente após lavar bem as mãos com sabonete e secá-las com uma toalha.

Tenha atenção na hora de colocar ou retirar as lentes para não deixar que caiam no chão.

lente de contato para criança

Siga o prazo de validade recomendado pelo fabricante

O prazo de validade das lentes de contato é determinado por cada fabricante. Você encontra opções de uso diário, semanal e até mensal.

É importante que a criança respeite as orientações do fabricante e substitua as lentes quanto for indicado.

Não usar as lentes por muito tempo

O médico oftalmologista deve informar por quantas horas é recomendável que o seu filho utilize as lentes diariamente.

Não ultrapasse essa recomendação, pois as lentes de contato impedem a oxigenação adequada dos olhos, o que torna-se um problema se o uso do item for prolongado.

Esses cuidados garantem que o uso das lentes de contato só trará benefícios para a qualidade de vida do seu filho ou filha.

Veja também um artigo completo mostrando se crianças podem usar Dorflex.

Jussara Santos

Jussara Santos

Jussara Santos, membra da comunidade Mãe Experiente, é mãe de 3 meninas lindas. A Bella, Julia, e Marta. Com mais de 10 anos sendo auxiliar de creche, Jussara se apaixonou em ajudar crianças e trazer conhecimento para suas respectivas mães. No seu tempo livre, Jussara adora levar as meninas para brincar na praia.