Grávida Pode Comer Acarajé? Guia 2022

por

Presente principalmente na região nordeste do Brasil, o acarajé vem ganhando cada vez mais espaço em toda a culinária brasileira. 

Feito normalmente à base de feijão-fradinho, tem como acompanhamento os de frutos do mar, sendo uma ótima comida para se deliciar.

As mulheres grávidas que já consomem o acarajé ou tem vontade de experimentar, ficam com dúvida se podem ou não comê-lo.

gravida pode comer acaraje

Por essa razão, depois de uma consulta com uma nutricionista, vim resolver o mistério de se grávida pode comer acarajé e se existe um melhor jeito de comê-lo.

Então, para descobrir mais sobre esse assunto, é só continuar lendo até o final!

Grávida pode comer acarajé?

O acarajé faz sucesso entre os brasileiros principalmente no nordeste do país, como na Bahia, podendo ser comido com vários tipos de acompanhamentos, sendo os mais comuns os frutos do mar.

É uma opção considerada saudável, porém muitos o  assumem como uma comida de risco e que não deve ser consumida de forma alguma.

Isso por conta dos comentários negativos sobre os malefícios de comer por exemplo frutos do mar e comidas “que não fazem parte do cotidiano” durante a gravidez.

É uma ótima comida, sendo de origem de maior parte africana e afro-brasileira, de grande valor para a culinária do país e também do nordeste.

Por mais que sejam espalhadas diversas opiniões, como dizendo que não é um bom alimento ou que pode causar por exemplo abortos ou má formações, é tudo mentira, dependendo de como foi feito o acarajé.

O acarajé é sim uma boa opção para a grávida comer e abaixo irei te mostrar o porquê.

É seguro comer acarajé na gravidez?

Uma dúvida frequente é sobre se é seguro comer acarajé na gravidez por conta principalmente dos frutos do mar presentes como acompanhamento no acarajé.

Sim é uma opção segura e totalmente saudável, o acarajé por si só não irá causar nenhum dano à grávida, o que pode gerar algum dano é os frutos do mar presentes como acompanhamento.  

pode comer acarajé durante a gravidez

Não é recomendado comer frutos do mar durante a gravidez por conta que maior parte dos frutos do mar contém mercúrio, elemento tóxico que pode causar em altas quantidades aborto ou até mesmo morte.

Isso ocorre caso sejam comidos crus ou mal cozidos ou quando não tiveram uma boa higienização. 

Mas, no acarajé o acompanhamento mais comum é o camarão, e com ele é diferente, já que possui poucas quantidades de mercúrio presente, praticamente nulas e não faz mal.

Você encontra na Mãe Experiente um artigo completo sobre o consumo de camarão durante a gravidez.

O acarajé tem benefícios para a gravidez?

Também é comum que as gestantes se perguntem se o acarajé traz algum tipo de benefício para a gestação.

Por sua vez, o acarajé é geralmente recheado de muitas comidas, variando de pessoa para pessoa e também da culinária da região, mas em um geral, quando a massa é feita de feijão pode conter sim benefícios.

No resto não é considerado tão nutritivo, já que o modo de preparo pode muitas vezes retirar maior parte dos benefícios presentes nos alimentos.

É importante informar que por mais que seja nutritivo pode sim conter alguns alimentos que não fazem bem, e acabam afetando a gestação ou a gestante.

Também leve em consideração o preparo do alimento ser leve e não conter tantas comidas “maléficas” ou que o modo de preparo seja leve, sem frituras em excesso.

É claro que deve se importar também com o consumo em exagero/excesso, comer mais que o necessário ou em grandes quantidades frequentemente pode sim causar muito mal.

acarajé faz mal para grávida

Caso vá consumir de locais como vendas na rua, preze por saber como é feito o acarajé, se é frito em óleo (que faz mal) ou em azeite de dendê (opção mais saudável).

E caso seja feito do modo correto sem exageros pode ter ações por exemplo antioxidantes, e grandes quantidades de ferro, cálcio, magnésio e zinco que ajudam na prevenção de anemias ou combatê-las e na fortalecimento da saúde óssea.

Também contém vitaminas A e E, e do complexo B que ajudam principalmente no desenvolvimento e crescimento do feto e na gestação, além de dar mais disposição à gestante nesta fase.

Além disso, é rico em fibras que ajudam a melhorar o funcionamento do sistema digestivo ajudando quem tem prisão de ventre.

Conclusão

Agora chegou até aqui ao final deste artigo, já sabe que as grávidas podem sim comer acarajé, sem causar malefícios a sua saúde.

Deve-se estar atento ao tipo de preparo, que o acarajé será feito e escolher uma boa opção de acompanhamento como o camarão, que não traz riscos à saúde.

E é claro, não consumi-lo em excesso, pois como qualquer outro alimento, tudo em excesso faz mal.

Veja também aqui no blog se é permitido comer jiló durante a gestação.

Jussara Santos

Jussara Santos

Jussara Santos, membra da comunidade Mãe Experiente, é mãe de 3 meninas lindas. A Bella, Julia, e Marta. Com mais de 10 anos sendo auxiliar de creche, Jussara se apaixonou em ajudar crianças e trazer conhecimento para suas respectivas mães. No seu tempo livre, Jussara adora levar as meninas para brincar na praia.