A ameixa é um dos poucos frutos que apresentam muitas variações, podendo ser encontrada com diversos tamanhos, formatos e cores, sendo as mais conhecidas aqui no Brasil a preta e a vermelha.
Além disso, ela permite ser comida de várias formas como pura e em doces, e tem muitos benefícios para a saúde, sendo incluída por especialistas em várias dietas.
As mulheres que têm a ameixa na sua dieta e gostam de come-lá, ficam com dúvidas se podem ou não continuar comendo durante a fase da gravidez.

Eu também gosto muito de ameixa, e durante a minha gravidez perguntei a minha nutricionista se poderia continuar comendo sem nenhum problema.
Por isso, no artigo de hoje, vim te falar se grávida pode comer ameixa e quais são os benefícios para essa fase da gravidez, então leia até o final!
Índice
Grávida pode comer ameixa?
A ameixa é uma fruta muito famosa principalmente por causa de sua ação laxante, sendo uma fruta muito consumida principalmente pelas mulheres.
Durante a gestação, é comum que algumas mulheres tenham problemas em relação a prisão de ventre, e a dificuldade para fazer suas necessidades pode acabar gerando muitas dores.
Por esse motivo é comum que o consumo da ameixa seja a melhor opção, porém como estamos falando de comer durante a gestação é comum a dúvida sobre se pode ou não fazer consumo.
E sim, a ameixa pode ser consumida, inclusive sendo recomendada ser mantida em sua dieta, como uma opção para o café da manhã ou lanches rápidos.
É seguro comer ameixa na gravidez?
Uma dúvida recorrente é sobre se a ameixa é segura de ser consumida, isso por conta de algumas de suas ações, ou também por ser uma fruta incomum e azeda muitas vezes.
Porém sim, a ameixa pode ser consumida, só que o recomendado é que a fruta esteja bem madura, para maior efeito, e também prezar por aquelas que apresentam maior suculência e doçura.
Inclusive é comum que as gestantes tenham dúvidas sobre a diferença entre as ameixas, a preta e a vermelha, e acabam não sabendo qual escolher, porém não tem nenhum problema em nenhuma delas, as duas são ótimas para consumo.
Benefícios da ameixa na gravidez
A ameixa por ser uma fruta é comum que tenha muitos benefícios, porém esses benefícios são mais presentes principalmente quando a fruta é orgânica e sem nenhum tipo de agrotóxico.
Caso vá fazer consumo da ameixa, escolha a de sua preferência (preta ou vermelha) e preza para que seja a com maior suculência e também bem madura, além de fazer o consumo consciente e jamais em excesso.

Alguns dos benefícios da ameixa são:
- Ajuda o intestino: o benefício mais conhecido da ameixa é a sua capacidade de aliviar o fluxo intestinal, melhorando a prisão de ventre e ajudando a fazer as necessidades, isso tudo por conta da grande quantidade de fibras presentes na fruta.
- Fortalece a imunidade: por ter muita vitamina C, vitamina responsável pelo fortalecimento e também melhora do sistema imune, a ameixa ajuda o corpo a combater e prevenir o ataque de vírus e bactérias no organismo.
- Pressão arterial e coagulação sanguínea: também contendo uma grande quantidade de potássio e fibras, a ameixa ajuda a regular a pressão arterial, além da vitamina K que ajuda a evitar a coagulação sanguínea.
- Ajuda a prevenir anemia: é comum que algumas gestantes tenham a falta de ferro presente no corpo, a ameixa pode ser uma ótima solução, ajudando a melhor absorção do mineral no corpo.
- Ajuda a prevenir o parto prematuro: um dos benefícios muito pouco conhecidos é a prevenção do parto prematuro, isso pois a fruta contém magnésio, que ajuda a relaxar os músculos e evitar contrações prematuras.
- Auxilia na saciedade: a ameixa contém poucas calorias e é rica em fibras, diminuindo a fome durante o dia pois aumenta o tempo de digestão dos alimentos.
Conclusão
Como você acabou de ler, a ameixa pode sim ser consumida durante a gestação, tanto a preta quanto a vermelha, que são as mais conhecidas, sem causar problema algum.
É muito recomendado que faça o consumo dela durante esta fase pois ela ajuda o sistema digestivo, então é ideal para as mulheres que estão sofrendo com a prisão de ventre.
Além disso, ela é recomendada para essa fase porque também ajuda a evitar contrações prematuras, evitando o parto antes da hora.