Grávida Pode Comer Jiló? Guia 2022

por

O jiló é um alimento que divide a opinião entre as pessoas, tem aqueles que amam e aquelas que o odeiam, por conta do seu gosto e da sua textura.

Mas, uma coisa que é unânime é que ele contém muitos benefícios para a saúde, sendo rico em vitaminas e minerais, um ótimo aliado para quem sofre de anemia, por exemplo.

As gravidinhas que já comem o jiló ou querem começar a comer por conta dos seus benefícios, ficam na dúvida se devem ou não comê-lo.

gravida pode comer jiló

Por esse motivo, no artigo de hoje, depois de muita pesquisa, vim te falar se grávida pode ou não comer jiló e ainda trouxe uma dica para o seu preparo, é só ler até o final!

Grávida pode comer jiló?

Durante a gestação é comum inserirmos alimentos na nossa dieta que geralmente não faziam parte antes.

Um desses alimentos é o jiló, que é recomendado para ser consumido por conta de ser saudável, porém muitas gestantes sentem dúvidas sobre se o consumo é confiável.

A maior parte dessas dúvidas são geradas por conta do gosto amargo do jiló, ou também da textura e gosmas soltadas pelo legume.

Mas sim, o jiló pode ser consumido e não há problema algum desde que o consumo seja consciente e nunca em excesso, o que pode causar mal.

É seguro comer jiló na gravidez?

Uma das dúvidas frequentes interligadas pelo fator de gosto amargo e também da textura do jiló é se é seguro comer.

Essa dúvida é causada principalmente por conta do gosto amargo e da gosma soltada pelo alimento, fora as sementes presentes nele.

E sim, ele é seguro para ser consumido, é claro que nunca em excesso e sem uma grande frequência, podendo aplicar o mesmo para o quiabo, que é muito confundido com o jiló.

pode comer jiló durante a gravidez

Uma dica para retirar seu amargor, é envolver o jiló em sal e deixar sua água escorrer em uma peneira por cerca de 30 minutos. 

Em seguida, deve-se lavar o jiló para retirar o excesso de sal e secá-lo com papel toalha antes de usá-lo.

Ainda por cima, deve ser consumido por conta de seus diversos benefícios que irei citar logo abaixo.

Benefícios de comer jiló na gravidez

Aqui irei comentar mais sobre os benefícios de comer jiló na gravidez.

Ajuda a perder peso: por ter uma grande quantidade de fibras e também de água presente no legume, acaba causando o efeito de aumentar a saciedade, fazendo com que a gestante consuma menos comida durante a refeição.

Ajuda na visão: pela sua grande quantidade de vitamina A presente no legume é capaz de ajudar na melhora da visão e também na saúde.

Ajuda a prevenir a anemia: sendo totalmente rico em ferro e também nas vitaminas do complexo B ele ajuda a prevenir e também combater a anemia e manter a saúde da gestação e da gestante.

Melhora a digestão: por ser rico em água e fibras também é capaz de além da perda de peso também ajudar na melhora da digestão, mantendo o estômago hidratado para um fluxo suave.

jiló durante a gravidez faz mal

Ajudar no controle do açúcar no sangue: pois o jiló é rico em fibras e pobre em carboidratos.

Grande quantidade de vitaminas: possui muitas vitaminas presentes como a A, complexo B e a C, que ajudam na melhora dos sistemas do corpo e também da saúde da gestante e da gestação.

E também de minerais como cálcio, ferro, potássio, magnésio e fósforo, além de muitos flavonóides, que auxiliam no fortalecimento dos ossos previne a anemia e doenças cardiovasculares.[1]

Conclusão

Depois de ter lido tudo o que te contei sobre o jiló, já sabe que pode continuar comendo durante a gestação e aposto que dei um incentivo a mais para as gravidinhas que querem começar a comer.

Ele tem muitos benefícios para a saúde, sendo um ótimo aliado para essa fase da gestação, onde irá tornar o seu corpo mais saudável e forte.

Também é ótimo para o consumo para as grávidas que neste período sofrem com a anemia e até mesmo com a prisão de ventre.

Temos também um artigo completo falando sobre os benefícios do pepino durante gravidez.

Jussara Santos

Jussara Santos

Jussara Santos, membra da comunidade Mãe Experiente, é mãe de 3 meninas lindas. A Bella, Julia, e Marta. Com mais de 10 anos sendo auxiliar de creche, Jussara se apaixonou em ajudar crianças e trazer conhecimento para suas respectivas mães. No seu tempo livre, Jussara adora levar as meninas para brincar na praia.