O mamão é uma fruta muito consumida aqui no Brasil, sendo os dois tipos mais conhecidos o papaia e o formosa, que se diferenciam mais no tamanho e o formato possuindo os mesmos benefícios.
E falando em benefícios, o mamão tem muito a oferecer ao nosso corpo sendo rico em vitaminas e minerais que auxiliam na melhora da saúde.
As gestantes que gostam de comer o mamão, se questionam se podem continuar comendo o fruto durante a gestação sem nenhum risco.

Durante a minha gestação também tive o mesmo questionamento e perguntei a minha médica se poderia continuar comendo sem causar nenhum dano.
Por esse motivo, no artigo de hoje, vim te contar se grávida pode comer mamão, incluindo a semente, e quais são os seus benefícios, é só continuar lendo!
Índice
Grávida pode comer mamão?
O mamão, fruta famosa principalmente por suas ações milagrosas envolvendo o intestino, é muito reconhecido pelas mulheres que sofrem com a prisão de ventre.
Por suas ações benéficas principalmente em relação ao intestino, o mamão é muito requisitado, e além das suas ações é consumido pelo seu sabor suave, podendo ser comido preferencialmente durante a manhã.
Porém, como durante a gestação muitas frutas acabam sendo não recomendadas de serem ingeridas, principalmente, por algumas de suas ações no corpo, o mamão acaba sendo retirado por muitas pessoas de sua dieta.
Mas caso você tenha retirado o mamão de sua dieta pode voltá-lo ao seu cardápio, pois o mamão é considerado uma das melhores frutas para serem consumidas durante essa fase da gravidez.
É seguro comer a semente do mamão na gravidez?
Uma dúvida comum sobre o mamão é em relação às sementes, que são retiradas da fruta pela maior parte das pessoas.
Mas estudos relatam que a própria semente é mais benéfica que a polpa da fruta, podendo e devendo ser consumida, principalmente pelas gestantes.
Só que mesmo sendo recomendada é comum ter a dúvida sobre a segurança de fazer o consumo, e sim, pode ser consumida e é totalmente seguro.
É comprovado a maior presença de elementos como potássio, fósforo, maior quantidade de proteínas e também de fibras nas sementes, sendo mais benéficas para as gestantes.
É claro que como em todos os alimentos, tanto a polpa quanto a semente devem ser consumidas sem ser em excesso, por isso deve-se tomar cuidado para não fazer um consumo exagerado.

Benefícios do mamão na gravidez
O mamão, por ser uma fruta, possui muitos benefícios, que são bem mais marcantes quando a fruta é totalmente natural e não possui nenhuma adição de agrotóxicos, como:
- Fortalece o sistema imunológico: tem excelentes quantidades de vitamina C, vitamina A e carotenóides, que são compostos com ação antioxidante e anti-inflamatória, fortalecendo o sistema imunológico.
- Previne doenças respiratórias: para as gestantes que possuem problemas com doenças respiratórias, o mamão é a fruta perfeita para evitar e também cuidar, isso por conta da papaína presente.
- Ajuda a prevenir o câncer: por possuir ótimas quantidades de licopeno que atua em reduzir os radicais livres, o mamão pode ajudar e prevenir o câncer, além de outras doenças de mesma origem do câncer.
- Ajuda na saúde óssea: por conter muita vitamina K, vitamina que ajuda na absorção do cálcio no nosso corpo, o mamão ajuda com que os alimentos que consumimos que possuem cálcio seja melhor absorvido pelo organismo ajudando na saúde óssea.
- Ajuda o coração: com a grande quantidade de potássio presente, o mamão ajuda a diminuir a ingestão de sódio, que faz mal para o coração, ajudando no controle da pressão.
- Ajuda o intestino: por conter bastante fibras o mamão consegue ajudar no bom funcionamento intestinal, e também contra a prisão de ventre.
Além disso, as fibras ajudam a equilibrar os níveis de glicose no sangue e evitando a resistência à insulina e a diabetes, e facilita a perda de peso pois ajudam a aumentar o tempo de digestão dos alimentos.
Conclusão
Depois de ter lido tudo o que te contei sobre o mamão, viu que é um fruto muito recomendado pelos especialistas de fazer parte da sua dieta.
O mamão, contém inúmeros benefícios à saúde do corpo, fortalecendo a saúde da grávida durante essa fase tão importante.
Além do mais, ele ajuda no bom funcionamento do intestino, ajudando as mulheres que sofrem com a prisão de ventre, sendo muitas vezes, intensificada durante a gestação.