Grávida Pode Comer Melancia? Guia 2022

por

A melancia é uma fruta conhecida por ser muito refrescante sendo uma ótima opção para o calor do Brasil, adorada por muitos brasileiros desde a infância.

E as gravidinhas que tinham o costume de saborear essa fruta se questionam se podem ou não continuar comendo melancia mesmo durante a gestação.

Eu também adoro a melancia, e durante a minha gravidez tive essa mesma dúvida e não deixei de perguntar ao meu médico.

gravida pode comer melancia

Então, no artigo de hoje, vou estar te contando se grávida pode comer melancia e se ela tem algum benefício para essa fase, é só ler até o final!

Grávida pode comer melancia?

Quando o assunto é melancia logo vem à cabeça a infância, onde comíamos melancia, ficávamos todos sujos com o seu suco mas, mesmo assim, estávamos nos deliciando daquilo.

E durante a gravidez muitos desejos e vontades acabam ocorrendo principalmente por conta da infância e nostalgia de comer e saborear algo.

A melancia é uma fruta muito requisitada por todos, sendo uma das melhores frutas para ser consumida durante a gravidez, tendo um ótimo sabor e também pode ser preparada de diversas formas.

Por isso, abaixo irei te contar os benefícios dessa fruta tão deliciosa e nostálgica, é só continuar lendo!

É seguro comer melancia durante a gravidez?

Uma dúvida frequente é se é seguro comer melancia durante a gravidez, já que é muito problematizado o fato de comer melancia por exemplo, por conta das sementes e também da frutose.

E sim, como eu disse acima, é uma das frutas mais recomendadas e requisitadas por especialistas para serem consumidas durante a gestação.

Porém, é claro, que a grávida jamais deve consumir uma melancia por inteira em um dia, ou comer em grandes quantidades por exemplo.

beneficios da melancia na gravidez

Consuma conscientemente e devagar, em pequenas porções, e nunca faça o consumo em excesso, isso poderá causar problemas, principalmente a diabete, por conta da quantidade de frutose presente na melancia.

Benefícios da melancia na gravidez

A melancia é uma fruta cheia de benefícios, é bem mais rica em vitaminas, do que algumas frutas que normalmente são mais consumidas diariamente, também é mais útil e versátil.

Pode ser transformada em vários alimentos como sucos, sorvetes, doces, entre outros, além de sua forma natural oferecer uma ótima hidratação ao corpo da gestante.

Agora para responder a sua curiosidade irei te contar alguns dos benefícios que a melancia proporciona para a sua saúde, alguns deles são:  

Contém vitamina A, B5, B6 e C, que auxiliam no funcionamento do organismo e na manutenção e fortalecimento, ajudando na melhora da saúde e também no aumento da imunidade.

Melhora na prevenção a retenção de líquidos pois tem uma grande quantidade de água, a melancia ajuda a ter um efeito diurético no organismo da gestante, ajudando a eliminar o excesso de líquidos. 

Auxilia na hidratação do corpo porque, como disse acima, a melancia é feita praticamente de água, sendo composta de aproximadamente 92% de água, ajudando a manter o corpo da gestante hidratado.

Traz proteção a pele por ser rica em carotenóides ajuda a proteger a pele, por exemplo, contra os danos oxidativos causados pelo sol e também a mantê-la saudável evitando o envelhecimento precoce.

Melhora no intestino pois, como é feita de água e também fibras, ela ajuda na melhora do intestino, que ajudam no melhor trânsito intestinal aliviando o fluxo, ideal para as gestantes que sofrem de prisão de ventre. [1]

pode comer melancia durante a gravidez

Ajuda a perder o peso, possui uma pouca quantidade de fibras e também de calorias, conseguindo manter o equilíbrio, que ajuda na perda de peso, podendo ser consumida por quem não quer ganhar uns quilinhos a mais.

Controle da pressão arterial, contendo entre sua composição, a citrulina que ajuda a dilatar os vasos sanguíneos, favorecendo na diminuição da pressão arterial, e também tem o potássio que ajuda na saída do excesso de sódio do corpo.

Além disso tudo, ela protege o coração, pois contém o licopeno que possui ação antioxidante e também anti-inflamatória, que impede a oxidação do colesterol  prevenindo o desenvolvimento de doenças cardíacas.

Conclusão

Como você acabou de ver, a melancia pode sim ser consumida durante a gestação, sendo uma ótima maneira de continuar se refrescando nesses dias calorosos. 

A única questão da melancia é ter cuidado com o seu teor de frutose que para quem tem ou possui pretensão de ter diabetes pode ser um risco.

Fora disso, ela possui inúmeros benefícios para ajudar na saúde da gravidinha durante essa fase de gestação, então para poder aproveitá-la corretamente, consulte o seu médico para saber o consumo indicado para você.

Você pode conferir também se grávida pode consumir siriguela, aqui na Mãe Experiente.

Jussara Santos

Jussara Santos

Jussara Santos, membra da comunidade Mãe Experiente, é mãe de 3 meninas lindas. A Bella, Julia, e Marta. Com mais de 10 anos sendo auxiliar de creche, Jussara se apaixonou em ajudar crianças e trazer conhecimento para suas respectivas mães. No seu tempo livre, Jussara adora levar as meninas para brincar na praia.