Grávida Pode Comer Morango? Guia 2022

por

O morango é uma fruta que chama a atenção no mundo da gastronomia, tanto pela sua cor vermelha e pelo seu gosto agridoce. 

Além disso, ele é fonte de vitaminas, potássio e compostos antioxidantes que auxiliam no fortalecimento da saúde do corpo.

Mas, durante a gravidez, as mulheres que gostam de comer essa fruta, ficam na dúvida se podem ou não comê-la durante a gestação.

gravida pode comer morango

Por essa razão, decidi vim te ajudar respondendo a sua dúvida se grávida pode comer morango, e quais são os seus benefícios. 

Então, leia até o final com atenção para saber mais sobre o consumo do morango durante a gravidez!

Grávida pode comer morango?

O morango é uma fruta muito famosa principalmente entre as mulheres, sendo umas das frutas preferidas, especialmente pelo seu gosto e também pela beleza.

Geralmente utilizado em sobremesas ou comido com iogurte, o morango ganha espaço principalmente nas áreas de doces, como os bolos e/ou sorvetes.

O morango, principalmente na gestação, é recomendado que seja consumido sozinho, isso para reforçar os benefícios da fruta.

Porém é comum que sintamos ou ouçamos alguns comentários sobre o consumo da fruta durante a gestação, que gera receio na gestante.

Esse receio é principalmente pelas frutas mais ácidas e azedas, ou aquelas que geralmente possuem uma grande quantidade de agrotóxicos.

Mas caso você sinta dúvidas sobre o morango fique tranquila, o morango é totalmente livre para consumo, sendo muito recomendado.

É seguro comer morango na gravidez?

Uma dúvida bem comum interligada a anterior é sobre se é realmente seguro fazer consumo do morango durante a gestação.

O morango é uma das frutas que possuem a maior adição de conservantes, agrotóxicos e químicos, para manter a beleza da fruta, durabilidade e também gostos mais doces.

pode comer morango durante a gestação

Elementos que claramente fazem mal para a gestante e também a gestação, incluindo o fato de que eles podem até mesmo causar abortos.

Porém, quando falamos do consumo do morango durante a gestação é claro que estamos optando e recomendando o consumo dessa fruta em forma totalmente natural.

Então, caso queira fazer consumo do morango na gestação, busque pelo morango orgânico, natural, sem adição de nenhum tipo de elemento e também dos mais saudáveis e bonitos.

Benefícios do morango na gravidez

O morango, por ser uma fruta, é comum que possua muitos benefícios, que infelizmente são muito pouco comentados e também conhecidos pelas mulheres.

Por isso irei comentar mais sobre os diversos e maravilhosos benefícios do morango, como:

Diminuir o colesterol

O morango é rico em polifenóis, que ajudam nas ações antioxidantes, com foco em diminuir os níveis de colesterol no sangue.

Ajuda o coração e diabetes

Por ter polifenóis que ajudam a diminuir o colesterol no sangue e fibras solúveis que auxiliam no controle do açúcar no sangue, o morango ajuda a prevenir doenças cardiovasculares e também diabetes.

Fortalece o sistema imune

O morango possui muitas vitaminas presentes, sendo uma delas a C, principal vitamina que ajuda no fortalecimento e também maior produção das células de defesa, que aumentam a resistência natural do corpo.

morango faz mal para grávida

Ajuda a prevenir o câncer

Algo que muitos não sabem é a grande quantidade de fitoquímicos bioativos presentes no morango, que possuem ação anticancerígena, prevenindo o câncer.

Auxilia no emagrecimento

O morango possui poucas quantidade de calorias e possui boa quantidade de fibras alimentares que fazem ter uma saciedade mais rápido. 

Conclusão

Depois de ter lido tudo o que te falei sobre se grávida pode comer morango, espero ter conseguido te ajudar respondendo suas dúvidas.

Como você leu, o morango pode ser consumido mas, nunca em forma de chá, pois pode causar muito mal a gestação, chegando a um aborto, principalmente se a sua gravidez for de risco.

Fora isso, ele pode ser consumido em poucas quantidades, como é presente em doces ou em algumas saladas, assim você consegue aproveitar os benefícios sem nenhum risco.

Confira também aqui no blog um artigo completo explicando se pode comer acarajé durante a gestação.

Jussara Santos

Jussara Santos

Jussara Santos, membra da comunidade Mãe Experiente, é mãe de 3 meninas lindas. A Bella, Julia, e Marta. Com mais de 10 anos sendo auxiliar de creche, Jussara se apaixonou em ajudar crianças e trazer conhecimento para suas respectivas mães. No seu tempo livre, Jussara adora levar as meninas para brincar na praia.