Grávida Pode Comer Pepino? Guia 2022

por

O pepino é um vegetal muito nutritivo que auxilia tanto na saúde do corpo quanto na saúde estética, sendo utilizado tanto em saladas e até mesmo em produtos cosméticos.

As gestantes que já consumiam o pepino antes da gravidez, ficam na dúvida se podem continuar comendo durante a fase da gestação, sem nenhum risco.

Por essa razão, depois de conversar mais a fundo sobre os benefícios do pepino com uma nutricionista, vim te dizer se grávida pode comer pepino e se ele tem benefícios para a gravidez, é só ler até o final!

gravida pode comer pepino

Grávida pode comer pepino?

Quando falamos em uma alimentação saudável, os alimentos mais presentes na nossa rotina são os legumes, vegetais e frutas.

E durante a gravidez não é diferente, precisamos mais ainda prezar por uma alimentação equilibrada e também saudável, para que o bebê tenha uma boa formação e desenvolvimento.

Porém, durante a gestação, até mesmo o que é saudável pode ser nocivo para ela, então o cuidado é redobrado e é comum que se sinta dúvidas do que pode e o que não pode comer.

Um alimento comum presente geralmente em saladas é o pepino, que pode ser utilizado de várias formas, tanto em rodelas numa salada quanto em um sushi, por exemplo.

E por isso é comum que tenha dúvidas sobre se pode ou não fazer consumo do alimento, já que algumas vezes pode se ouvir algumas mentiras sobre.

A resposta para comer pepino é controversa e irei te explicar o por quê.

O pepino é um alimento que causa gases e por isso é contra indicado por alguns especialistas de ser consumido na gravidez, principalmente pelas mulheres que já sofrem com problemas intestinais. 

Porém, mesmo assim, é indicado que se consuma o pepino sem ser em excesso, por conta dos seus benefícios.

É seguro comer pepino na gravidez?

Pelo que falei acima ainda deve restar dúvidas sobre, por isso irei te responder mais algumas questões.

O pepino pode ser sim consumido conscientemente, sem ser em excesso e com frequência, já que o alimento possui ações que causam gases nas gestantes.

pode comer pepino durante a gravidez

E é comprovado cientificamente que o pepino não deve ser consumido em algumas ocasiões, como em casos de doenças:

  • Colite
  • Nefrite Crônica
  • Hepatite
  • Gastrite

Fora esses casos, pode ser consumida por conta de seus benefícios, que ajudam na gravidez.

Benefícios de comer pepino na gravidez

Agora irei comentar sobre alguns dos benefícios de comer pepino durante a gravidez.

Ele possui a Vitamina K que é um nutriente essencial para se ter os ossos fortes e saudáveis, além de conter também outras vitaminas do complexo B que ajudam no coração.

Ajuda o humor: As vitaminas do complexo B presentes nos pepinos ajudam o cérebro e contém a capacidade de melhorar o humor.

Hidratação: O pepino contém uma grande quantidade de água que ajuda com o desequilíbrio eletrolítico devido à desidratação.

Ajuda a pele: para aumentar a ingestão de colágeno e aumentar a elasticidade da pele, o pepino é a melhor opção para quem busca ajudar na elasticidade e hidratação da pele.

benefícios do pepino para grávidas

Desintoxicação do organismo: contém potássio, água e antioxidantes, que  ajudam a promover a desintoxicação do corpo e na diminuição da retenção de líquidos, eliminando o excesso de sódio e as toxinas do corpo através da urina.

Ajuda no desenvolvimento do bebê: os pepinos contém muitas vitaminas e também minérios, sendo todos os presentes essenciais para o desenvolvimento fetal, ajudando também a evitar malformações.[1]

Conclusão

Depois que você leu, tudo o que te contei acima sobre o pepino, agora você sabe que as grávidas podem sim comê-lo durante a gestação.

Alguns especialistas fazem o alerta de que o pepino está no grupo dos alimentos que causam gases, então as grávidas que já possuem problemas intestinais, devem evitá-lo.

Fora isso, comendo com moderação, ele trará muitos benefícios para a saúde do seu corpo e para a sua saúde estética, como a melhora da sua pele.

Veja também se pode comer romã durante a gravidez, em um artigo completo aqui no blog.

Jussara Santos

Jussara Santos

Jussara Santos, membra da comunidade Mãe Experiente, é mãe de 3 meninas lindas. A Bella, Julia, e Marta. Com mais de 10 anos sendo auxiliar de creche, Jussara se apaixonou em ajudar crianças e trazer conhecimento para suas respectivas mães. No seu tempo livre, Jussara adora levar as meninas para brincar na praia.