Grávida Pode Comer Queijo? Guia 2022

por

O queijo é considerado um alimento coringa no mundo gastronômico, podendo ser introduzido em vários pratos, e sendo considerado como um excelente “toque final” a eles.

E isso, porque existem muitos tipos de queijo ao redor do mundo, feitos com vários tipos de leite, levando tempos diferentes de produção e até mesmo mofo.

E as gravidinhas que gostam de comer queijo, se perguntam se podem continuar comendo durante a gestação e se existe algum tipo de queijo que não pode ser consumido.

gravida pode comer queijo

Na minha gestação perguntei a minha nutricionista se poderia continuar comendo e por isso para te ajudar, vim te contar se grávida pode comer queijo.

Então, leia até o final com atenção para saber mais sobre o consumo do queijo durante a gravidez, quais os benefícios e se existem tipos que não podem ser consumidos!

Grávida pode comer queijo?

O queijo é um dos alimentos mais famosos do Brasil e também no mundo, tendo muitas variações e sendo consumido em várias refeições do dia a dia.

Comido principalmente de manhã e à tarde, o queijo no Brasil é utilizado principalmente em refeições envolvendo massas, totalmente por conta do seu sabor marcante.

O queijo quando falamos do consumo durante a gestação é um grande medo para as gestantes, principalmente pelo modo de ser feito e os conservantes adicionados.

Isso gera um grande receio na hora do consumo que acaba gerando o ato de retirar o alimento de sua dieta, e sim, grávida pode comer queijo mas nem todos os tipos, irei comentar mais sobre abaixo.

Grávida pode comer qualquer tipo de queijo?

Um fator bem questionado pelas gestantes é sobre os tipos de queijo, já que existem vários pelo mundo, e alguns são diferentes.

É bem comum que as gestantes sintam dúvidas ou queiram explorar mais o mundo dos queijos.

Mas, caso sinta dúvidas se todos os tipos de queijo podem ser consumidos ou se existe alguma restrição, a resposta é sim, existem queijos que não são recomendados de serem consumidos durante a gestação.

Os queijos que não podem ser consumidos durante a gestação são:

  • Brie;
  • Camembert;
  • Queijo de cabra;
  • Roquefort e
  • Gorgonzola.

Ambos os queijos são queijos com mofo, tipos de queijo que não são nada recomendados para serem consumidos durante a gestação.

pode comer queijo durante a gestação

Os queijos liberados para a grávida consumir são:

  • Queijo cottage;
  • Queijo cremoso;
  • Feta;
  • Halloumi;
  • Mascarpone; 
  • Mozzarella;
  • Queijo fundido (ex: queijo para barrar);
  •  Quark;
  • Ricotta;
  • Queijo fresco e requeijão.

No geral, todos os queijos considerados mais duros são permitidos para sem consumidos.

Os mais moles e os industrializados também podem ser consumidos de que sejam feitos com leite pasteurizado.

Queijo traz benefícios para a gravidez?

É claro que quando pensamos em comer algo durante a gravidez também pensamos sobre os benefícios que aquela comida pode trazer.

E então acabamos nos questionando sobre se o queijo traz benefícios para a gestação, e também para a gestante, é claro.

E sim, o queijo trás diversos benefícios, é claro que mesmo trazendo benefícios o consumo deve ser feito controladamente sem excesso e eles são:

Ajuda a prevenir o câncer de intestino

O queijo é uma fonte de butirato, uma substância que é formada no intestino, que facilita o trabalho das células intestinais, prevenindo o câncer.

Ajuda a reduzir o colesterol

O queijo ajuda a regular o funcionamento intestinal, e o bom funcionamento das células intestinais, ajudando a diminuir os níveis elevados de colesterol.

É uma fonte de cálcio

O queijo é uma grande fonte de cálcio e proteínas, ajudando na formação dos dentes e ossos do corpo, além de ajudar na coagulação sanguínea.

queijo faz mal para grávida

Ajuda o coração

Por ser uma grande fonte de proteínas, o queijo ajuda a regular os batimentos cardíacos e também ajudar as funções nervosas, ajudando também a evitar doenças no sistema nervoso.

Conclusão

Como você acabou de ler, você que ama um queijo seja na comida ou no lanche pode sim continuar com ele na sua dieta.

Pois o queijo traz muitos benefícios à saúde, sendo benéfico consumir nessa fase da gestação mas, claro, de maneira consciente.

Mas, tem que ficar atento ao tipo de queijo que você irá consumir, de preferência a queijos feitos com leite pasteurizados e não consuma queijos com mofos.

Veja também se pode comer morango durante a gestação, aqui na Mãe Experiente.

Jussara Santos

Jussara Santos

Jussara Santos, membra da comunidade Mãe Experiente, é mãe de 3 meninas lindas. A Bella, Julia, e Marta. Com mais de 10 anos sendo auxiliar de creche, Jussara se apaixonou em ajudar crianças e trazer conhecimento para suas respectivas mães. No seu tempo livre, Jussara adora levar as meninas para brincar na praia.