Grávida Pode Comer Romã? Guia 2022

por

A romã é uma fruta que pode ser utilizada para a preparação de aperitivos, sobremesa e até mesmo no preparo de algumas bebidas alcoólicas.

Ela é muito bonita e tem um gosto marcante, além de possuir alguns benefícios como ser rica em fibras e de algumas vitaminas.

E as gravidinhas que tinham o costume de consumir essa fruta, ficam com dúvida se podem comê-la durante a gravidez e se esses benefícios se aplicam nessa fase.

gravida pode comer romã

Por esse motivo, depois de muita pesquisa e conversas com a nutricionista obstetra, vim responder a sua dúvida se grávida pode comer romã, então leia até o fim com atenção!

Grávida pode comer romã?

A gravidez é um momento de dúvidas e também de desconfianças em relação a alimentação e o que podemos comer.

Principalmente quando falamos de ervas, frutas peculiares, tipos de carnes e também de grãos, já que muitos podem fazer mal para a gestação.

Por esse motivo, é sempre muito questionado pelas mulheres gestantes, o que pode comer e o que não pode, e neste caso hoje estamos falando sobre a romã.

A romã é uma fruta muito bonita, que chama toda sua atenção por sua beleza e também por seu sabor peculiar, que pode ser utilizado em sucos e outros fins.

Mas, como estamos falando de um momento sensível que é a gestação, isso acaba mudando, então as gestantes se perguntam se podem fazer consumo da fruta.

A resposta é não, segundo especialistas a fruta não deve ser consumida até o terceiro trimestre de gravidez, e muitos recomendam que não seja consumida depois do terceiro também. 

Mas há aqueles também que afirmam que consumir uma vez ou outra não fará mal.

romã durante a gravidez faz mal

É seguro comer romã na gravidez?

Agora que você sabe que não é recomendado fazer o consumo da romã deve estar se perguntando se é de fato seguro, já que alguns afirmam que pode sim fazer consumo após o terceiro trimestre.

Ela é uma fruta nada segura para o primeiro trimestre, e irei te explicar o por quê.

Alguns frutos e ervas possuem a função abortiva quando preparados de forma errada, ou até mesmo sozinhos tem a capacidade de gerar um aborto.

A romã se encaixa nesse quadro, onde de forma incorreta de preparação, ou sozinha pode acabar causando um aborto, principalmente no primeiro trimestre de gravidez, onde a gestação é mais frágil.

Pois o consumo do extrato de romã leva às contrações uterinas, e a situações decorrentes destas, como o aborto espontâneo e o parto prematuro.

E em casos também de gravidez mais frágeis, onde possuem bastante chance de perda do bebê, não é uma boa opção fazer consumo da romã mesmo depois do primeiro trimestre.

Por que não comer romã na gravidez?

Mesmo já tendo lido tudo que eu disse deve estar se questionando do por que não comer romã na gravidez.

Como eu citei, alguns especialistas dizem que pode-se fazer consumo da fruta após o terceiro trimestre, mas com restrição e moderação, sem comer em excesso e frequentemente.

Porém não é 100% confirmado e estudado pelos cientistas o efeito da romã na gravidez, e se ela pode causar algum tipo de dano ao bebê (além do aborto).

Mas outro fato que deve ser levado em conta é a toxoplasmose, a toxoplasmose é uma patologia que tem origem num parasita presente na terra, nos vegetais e também nas plantas.

riscos da romã para grávidas

Que causa danos diretos à mulher gestante, podendo levar a casos graves já que durante a gestação a mulher tem seu sistema imune enfraquecido.

Em geral, se der para evitar o consumo evite, já que não é confirmado totalmente os danos que podem ser causados (além do aborto e também da toxoplasmose).

Conclusão

Agora que você já leu todo esse artigo com atenção, espero ter conseguido sanar as suas dúvidas sobre o consumo de  romã na gravidez.

Como você viu, não é nada indicado comer a romã durante a  gestação pois ela está no grupo de alimentos abortivos, então  esse consumo fica ainda mais restrito no primeiro trimestre e para as grávidas que possuem gravidez de risco.

É claro que como toda fruta ela tem os seus benefícios mas, durante a gestação, é recomendado que você procure outras frutas com os benefícios semelhantes, para evitar comê-la.

Assim como a romã, uma grande dúvida que surge é se gestante pode comer melancia, para responder essa pergunta, temos um artigo completo aqui na Mãe Experiente.

Jussara Santos

Jussara Santos

Jussara Santos, membra da comunidade Mãe Experiente, é mãe de 3 meninas lindas. A Bella, Julia, e Marta. Com mais de 10 anos sendo auxiliar de creche, Jussara se apaixonou em ajudar crianças e trazer conhecimento para suas respectivas mães. No seu tempo livre, Jussara adora levar as meninas para brincar na praia.