Grávida Pode Comer Salmão? Guia 2022

por

O salmão é um peixe muito requisitado no mundo da culinária, pelo seu bom sabor e por ter uma estética bonita no prato.

Além desses fatores, é um queridinho dos nutricionistas, por possuir muitos nutrientes e benefícios para a saúde.

E por conta disso, as grávidas que gostam de comê-lo, se questionam se podem ou não continuar consumindo salmão na gravidez sem nenhum risco.

gravida pode comer salmao

E é claro, que eu não deixaria de vir aqui te ajudar, e por isso perguntei a minha nutricionista se gestantes comer e quais os seus benefícios para essa fase.

Por isso, no artigo de hoje, vou te dizer se grávida pode comer salmão e se há algum risco no seu consumo, então é só continuar lendo com atenção!

Grávida pode comer salmão?

O salmão, peixe muito famoso e reconhecido no mundo da culinária, principalmente por sua cor vibrante e seu sabor, é muito requisitado em pratos e refeições.

Geralmente, encontrado na cultura asiática, principalmente em pratos como sushis, possui um sabor marcante que entrega também a beleza no prato que se encontra.

Porém tudo muda quando falamos do consumo do peixe durante a gestação, sendo uma grande dúvida para as gestantes se podem ou não fazer consumo.

E a resposta é depende, o salmão pode ser consumido sim, mas necessita de alguns cuidados no preparo, você irá entender mais abaixo.

Por que evitar comer salmão na gravidez?

O salmão pode ser consumido, mas assim como alguns peixes, praticamente a maioria, devem ser evitados o consumo em grandes quantidades e frequentemente.

Isso tudo por conta da alta quantidade presente de mercúrio nos peixes, o mercúrio é um elemento tóxico, que por sua vez pode causar tanto a morte quanto problemas para o feto.

salmão pode fazer mal para grávida

O mercúrio pode também, causar além de problemas como aborto, causar problemas de má formações e problemas neurológicos no feto.

Além de tudo isso, foi comprovado recentemente que o salmão pode também afetar o leite materno, é claro que apenas quando consumido em grande excesso.

Mas relaxa, o consumo do salmão uma vez ou outra não irá causar mal, é claro que o consumo tem que ser em pequenas quantidades e nunca ser com alta frequência.

E caso vá consumir, prezar para que o peixe tenha um ótimo tratamento, que esteja muito bem limpo e higienizado e é claro que não esteja cru.

Embora todas essas precauções, pode ser consumido principalmente por conta de seus benefícios para a saúde, que iremos falar mais abaixo.

Benefícios de comer salmão na gravidez

O salmão por mais que seja recomendado ser evitado, possui ainda benefícios para gestante e gestação como:

Ômega 3: o ômega 3, muito requisitado pelas gestantes, tem capacidade de regular o colesterol, prevenir doenças crônicas e melhorar doenças como depressão, além de ter também ação anti-inflamatória.

Vitamina D: é uma das melhores vitaminas para serem consumidas, podendo ajudar na saúde óssea, imunidade, sistemas do corpo e também metabolismo.

Ajuda o feto: o salmão também possui a ação de ajudar o feto a se desenvolver, tendo uma boa formação e um crescimento totalmente saudável.

pode comer salmão durante a gravidez

Ajuda no parto: para as mulheres que podem possuir o risco de um parto prematuro, o salmão também ajuda a prevenir que isso aconteça.

Evita doenças: por possuir uma ação de fortalecimento, melhora e restauração do sistema imunológico, ajuda a manter o sistema preparado para evitar qualquer doença.

Oferece uma dieta saudável: por ser uma carne oferece o equilíbrio para uma dieta saudável, prezando pela saciedade da fome da gestante, é uma ótima opção para quem quer se deliciar mas mesmo assim manter uma boa dieta.

Conclusão

Agora que você já leu tudo o que te expliquei com atenção, espero ter conseguido responder suas dúvidas sobre se grávida pode comer salmão.

Como você viu, é liberado o consumo do salmão durante a gravidez, porém com muito cuidado no seu preparo como na higienização, e nunca comê-lo cru.

Fora isso, você pode aproveitar todos os benefícios que esse alimento traz tanto para a sua saúde quanto para a saúde e o desenvolvimento do seu bebê.

Veja também se grávida pode colocar Shimeji em sua dieta, aqui na Mãe Experiente.

Jussara Santos

Jussara Santos

Jussara Santos, membra da comunidade Mãe Experiente, é mãe de 3 meninas lindas. A Bella, Julia, e Marta. Com mais de 10 anos sendo auxiliar de creche, Jussara se apaixonou em ajudar crianças e trazer conhecimento para suas respectivas mães. No seu tempo livre, Jussara adora levar as meninas para brincar na praia.