Grávida Pode Comer Shimeji? Guia 2022

por

O shimeji é um tipo de fungo comestível muito presente na culinária oriental mas, que hoje em dia está presente na culinária do mundo todo, inclusive a brasileira.

Ganhou os nossos corações com o seu gosto e aparência atrativa e com os seus muitos benefícios para a nossa saúde.

E as gestantes que possuem o costume de comê-lo, acabam ficando na dúvida se podem ou não continuar consumindo durante a fase da gravidez.

gravida pode comer shimeji

Também gosto muito do shimeji e durante a minha gestação, em uma consulta, acabei perguntando a minha médica se poderia continuar comendo, sem nenhum problema.

Por isso, no artigo de hoje, vim te contar se grávida pode comer shimeji e quais são os seus benefícios para a gravidez, é só ler até o final!

Grávida pode comer shimeji?

Quase nunca presentes no nosso dia a dia, mais frequente nos pratos de pessoas vegetarianas/veganas, os cogumelos são geralmente utilizados em ocasiões especiais, como um toque a mais na refeição.

Sendo um dos principais cogumelos usados o shimeji, possuindo um ótimo sabor e podendo ser comido de várias formas, e em vários pratos do dia.

Com seu ótimo sabor e aparência atrativa para ganhar destaques nos pratos, ele consegue mesmo sendo gostoso ser uma grande dúvida para as gestantes.

Já que durante a gestação muitas plantas, vegetais e legumes possuem a ação abortiva ou até mesmo podem causar alguns outros problemas envolvendo a formação do bebê ou na gestação.

Porém, o cogumelo shimeji pode sim ser consumido, e inclusive é recomendado e é visto como uma ótima opção para as gestantes.

É seguro comer cogumelos na gravidez?

Uma questão comum envolvendo também outros tipos de cogumelos é se é seguro comer cogumelos na gravidez.

shimeji faz mal para gravida

Praticamente todos os cogumelos, podem ser consumidos pelas gestantes sem nenhum problema.

É claro que não se deve fazer consumo de cogumelos que se acham na natureza diretamente, sem ter total conhecimento de qual tipo ele é.

Os cogumelos podem ser comidos durante a gravidez, por conta dos benefícios que eles oferecem para a gestante e para a gestação. 

Muitos deles incluem benefícios muito especiais que irei comentar logo abaixo.

Benefícios de comer shimeji na gravidez

Os cogumelos, principalmente o shimeji, possuem muitos benefícios para a gestante, gestação e principalmente para a saúde.

Previne má formação congênita: por mais incrível que pareça o shimeji apresenta quantidades relevantes de ácido fólico, que previne malformações neurológicas no feto

Vitamina B: o shimeji é rico em vitaminas do complexo B, que ajudam no desenvolvimento do cérebro do bebê, além de também aliviar a fadiga e aumentar a energia, e a B5 que previne problemas de digestão.

Vitamina D: a vitamina D, principal vitamina que ajuda na formação de ossos, ajuda na absorção do cálcio que por sua vez ajuda na boa formação dos ossos e também dos dentes do bebê.

pode comer shimeji durante a gravidez

Ajuda no sistema imunológico: com uma grande quantidade de antioxidantes presentes no cogumelo, ele estimula o sistema imunológico a cada vez estar mais preparado para prevenir doenças.

Ser um alimento magro: por ter um teor muito baixo de calorias, é uma ótima opção para as grávidas que buscam uma dieta saudável, manter o peso estável e/ou não engordar.

Conclusão

Agora que você já leu tudo e chegou até aqui, já sabe que pode continuar comendo shimeji nas suas refeições sem nenhum risco a sua gestação.

Ao contrário disso, o shimeji possui muitos benefícios para essa fase da gravidez, inclusive para o desenvolvimento saudável do seu bebê.

Então, o ideal é que você procure o seu médico para saber a quantidade ideal de consumo, para que você possa aproveitar de todos esses benefícios.

Veja também se existe alguma contraindicação para grávidas comerem sushi, aqui na Mãe Experiente.

Jussara Santos

Jussara Santos

Jussara Santos, membra da comunidade Mãe Experiente, é mãe de 3 meninas lindas. A Bella, Julia, e Marta. Com mais de 10 anos sendo auxiliar de creche, Jussara se apaixonou em ajudar crianças e trazer conhecimento para suas respectivas mães. No seu tempo livre, Jussara adora levar as meninas para brincar na praia.