O shimeji é um tipo de fungo comestível muito presente na culinária oriental mas, que hoje em dia está presente na culinária do mundo todo, inclusive a brasileira.
Ganhou os nossos corações com o seu gosto e aparência atrativa e com os seus muitos benefícios para a nossa saúde.
E as gestantes que possuem o costume de comê-lo, acabam ficando na dúvida se podem ou não continuar consumindo durante a fase da gravidez.

Também gosto muito do shimeji e durante a minha gestação, em uma consulta, acabei perguntando a minha médica se poderia continuar comendo, sem nenhum problema.
Por isso, no artigo de hoje, vim te contar se grávida pode comer shimeji e quais são os seus benefícios para a gravidez, é só ler até o final!
Índice
Grávida pode comer shimeji?
Quase nunca presentes no nosso dia a dia, mais frequente nos pratos de pessoas vegetarianas/veganas, os cogumelos são geralmente utilizados em ocasiões especiais, como um toque a mais na refeição.
Sendo um dos principais cogumelos usados o shimeji, possuindo um ótimo sabor e podendo ser comido de várias formas, e em vários pratos do dia.
Com seu ótimo sabor e aparência atrativa para ganhar destaques nos pratos, ele consegue mesmo sendo gostoso ser uma grande dúvida para as gestantes.
Já que durante a gestação muitas plantas, vegetais e legumes possuem a ação abortiva ou até mesmo podem causar alguns outros problemas envolvendo a formação do bebê ou na gestação.
Porém, o cogumelo shimeji pode sim ser consumido, e inclusive é recomendado e é visto como uma ótima opção para as gestantes.
É seguro comer cogumelos na gravidez?
Uma questão comum envolvendo também outros tipos de cogumelos é se é seguro comer cogumelos na gravidez.

Praticamente todos os cogumelos, podem ser consumidos pelas gestantes sem nenhum problema.
É claro que não se deve fazer consumo de cogumelos que se acham na natureza diretamente, sem ter total conhecimento de qual tipo ele é.
Os cogumelos podem ser comidos durante a gravidez, por conta dos benefícios que eles oferecem para a gestante e para a gestação.
Muitos deles incluem benefícios muito especiais que irei comentar logo abaixo.
Benefícios de comer shimeji na gravidez
Os cogumelos, principalmente o shimeji, possuem muitos benefícios para a gestante, gestação e principalmente para a saúde.
Previne má formação congênita: por mais incrível que pareça o shimeji apresenta quantidades relevantes de ácido fólico, que previne malformações neurológicas no feto
Vitamina B: o shimeji é rico em vitaminas do complexo B, que ajudam no desenvolvimento do cérebro do bebê, além de também aliviar a fadiga e aumentar a energia, e a B5 que previne problemas de digestão.
Vitamina D: a vitamina D, principal vitamina que ajuda na formação de ossos, ajuda na absorção do cálcio que por sua vez ajuda na boa formação dos ossos e também dos dentes do bebê.

Ajuda no sistema imunológico: com uma grande quantidade de antioxidantes presentes no cogumelo, ele estimula o sistema imunológico a cada vez estar mais preparado para prevenir doenças.
Ser um alimento magro: por ter um teor muito baixo de calorias, é uma ótima opção para as grávidas que buscam uma dieta saudável, manter o peso estável e/ou não engordar.
Conclusão
Agora que você já leu tudo e chegou até aqui, já sabe que pode continuar comendo shimeji nas suas refeições sem nenhum risco a sua gestação.
Ao contrário disso, o shimeji possui muitos benefícios para essa fase da gravidez, inclusive para o desenvolvimento saudável do seu bebê.
Então, o ideal é que você procure o seu médico para saber a quantidade ideal de consumo, para que você possa aproveitar de todos esses benefícios.
Veja também se existe alguma contraindicação para grávidas comerem sushi, aqui na Mãe Experiente.