A siriguela é uma fruta típica brasileira rica em vitaminas e sais minerais, oferecendo uma série de benefícios para a saúde da mente e do corpo.
Pode ser comida de várias maneiras como suco, sorvete, doces, mousse, entre outros.
E as mulheres que possuem o costume de consumir essa fruta, ficam com dúvida se podem comê-la durante a gravidez.

Então, depois de uma consulta com uma médica geriatrica, decidi perguntar-lá se a grávida pode comer siriguela e quais são os benefícios para essa fase.
Para saber de tudo, é só ler até o final deste artigo, que irei responder as suas dúvidas.
Índice
Grávida pode comer siriguela?
Uma fruta tipicamente brasileira mas, mesmo assim, pouco conhecida e que possui um grande valor nutricional é a siriguela, cheia de sabor e podendo ser saboreada de várias formas.
Possui muitos benefícios para a saúde do corpo e da mente, rica em vitaminas e minerais, a siriguela pode ser considerada um mistério para as mulheres grávidas.
Já que durante a gestação tudo pode ser perigoso a gestação e também a gestante, por isso é comum que se tenha muitas dúvidas, inclusive sobre quais frutas podem ser consumidas durante a gravidez.
E a resposta é sim, a siriguela pode ser consumida pelas mulheres gestantes e é muito recomendada já que possui muitos benefícios.
Pode comer siriguela com sal?
Como falei acima, ela pode ser saboreada de várias formas e ter papel em várias refeições, e um dos modos de ser comida é com sal.
Geralmente quando se come siriguela se come em grandes quantidades e em maioria com sal, e isso não é nada recomendado para ser feito durante a gravidez.

Por mais que você queira e goste de comer siriguela com sal não deve saboreá-lo dessa forma, pois o sal é uma fonte pura de sódio.
O sódio, como já sabemos, em muita quantidade faz muito mal para o corpo humano, principalmente para as gestantes, que são bem mais sensíveis.
Então, o sal deve ser consumido de forma moderada, caso você faça muita questão de comer a fruta desta forma, comer uma ou duas com uma quantidade de sal muito bem controlada não fará tanto mal.
Mas, é claro, que o melhor é comer sem sal, evitando fazer essa combinação ao máximo durante o período da gracidez.
Benefícios da siriguela na gravidez?
A siriguela por ser uma fruta, possui bastante benefícios, aqui irei comentar sobre alguns deles, como:
Ajuda na prisão de ventre: por ser rica em água e fibras, a siriguela ajuda a aumentar a absorção de água, hidratando, fazendo com que as fezes sejam eliminadas mais fácil.
Ajuda a combater a diabetes: por ser rica em vitamina C e flavonóides, tem ação antioxidante, que ajudam a proteger e fortalecer as células do pâncreas, equilibrando a insulina no sangue.
Diminui colesterol: pela sua grande quantidade de fibras presentes na fruta a siriguela ajuda a diminuir a absorção da gordura dos alimentos, e suas as ações antioxidantes também ajudam nesta tarefa.
Fortalece o sistema imunológico: pela sua grande quantidade de vitamina C presente na fruta ajuda a fortalecer, e também restaurar o sistema imunológico, e combater os microrganismos.

Previne a pressão alta: além da ação antioxidante a fruta também tem ação anti-inflamatória, ajudando na elasticidade das artérias, e facilitando a circulação de sangue.
Ajuda a combater a anemia: por conta da vitamina C, que ajuda na absorção do ferro dos alimentos, fortalece o corpo para que ele absorva e tenha mais acesso ao ferro.
Auxilia no emagrecimento: é rica em fibras que oferece uma sensação de saciedade maior para quem está consumindo e aliada a exercícios físicos, ajuda a queimar gorduras, pois seu teor energético é alto.
Conclusão
Depois de chegar até o fim deste artigo, espero ter conseguido responder todas as suas dúvidas sobre se grávida pode ou não comer siriguela.
A siriguela é uma fruta muito benéfica para a saúde, e esses benefícios se aplicam também durante a fase da gestação, sendo muito recomendada consumir nesta fase.
A única ressalva que os especialistas dão mediante ao consumo dessa fruta é que não coma misturando-a com o sal, pois o excesso de sal, como já sabemos, faz mal a saúde.
Confira também se gestantes podem comer salmão.