É muito comum tomarmos chá de ervas para aliviar alguns sintomas como indigestão e náuseas, mas será que a grávida pode tomar chá como o de hortelã?
Como mãe, sei que durante a gravidez surgem diversas dúvidas sobre o que se pode ou não ingerir.
Por isso, trouxe para você todos os aspectos que envolvem esse assunto tão debatido e ainda sem consenso entre especialistas.

Índice
Quais os efeitos do chá de hortelã durante a gravidez?
Todos os chás são proibidos na gestação?
Índice
Sobre o chá de hortelã
O chá de hortelã é muito utilizado, não somente pelo seu cheiro e sabor característico, mas principalmente pelos benefícios que ele trás ao nosso corpo.
Além de melhorar o hálito, o chá de hortelã também é ótimo para aliviar desconfortos estomacais e até mesmo cólicas menstruais.
Além disso, ele ajuda a combater gripes e resfriados, acalma e também auxilia no emagrecimento.
Todos esses benefícios tornaram o chá de hortelã muito comum em diversas cozinhas pelo Brasil, mas o consumo dessa bebida pode se tornar um problema caso você esteja passando por uma gravidez.
Quais os efeitos do chá de hortelã durante a gravidez?
Embora ainda não haja um consenso entre especialistas a respeito de poder ou não tomar o chá de hortelã durante gravidez, é recomendado que não se faça uso dessa bebida, afinal, é melhor prevenir do que remediar, certo?
Como você já deve saber, nosso corpo passa por um momento de transformação durante a gravidez e, além disso, existe uma outra vida em formação e que ainda é muito fraca e sensível.
Portanto, mesmo algo que pareça bobo, como tomar uma xícara de chá, pode se tornar um veneno para o bebê.
O chá de hortelã na gravidez pode induzir contrações, podendo levar ao aborto espontaneo, parto prematuro ou baixo peso no bebê.
Essa bebida pode afetar também a produção de leite pelo corpo da mãe.
Como não existe um consenso a respeito desse assunto, o ideal é que você converse com seu médico, que poderá avaliar seu histórico e permitir ou restringir o consumo do chá durante a gestação.
Todos os chás são proibidos na gestação?
Como não se tem um estudo completo sobre os efeitos dos chás na gestação, o recomendado é que não se faça o uso de nenhum tipo de chá de ervas durante esse período.
Porém, caso seu médico libere o consumo de algum chá durante a gravidez, é importante que você utilize ervas naturais, que possuem vitaminas e uma concentração maior de polifenóis.
Mas seja moderada no consumo, nunca ultrapassando uma xícara por dia.
Além do chá de hortelã, também existe muita discussão a respeito de outros chás de ervas, que podem ter consequências severas na gestação, e que portanto é importante evitar, são alguns deles:
- chá de boldo
- chá de erva – doce
- chá de funcho
- chá de arruda
- chá de canela
- chá de hibisco
- chá de alecrim
- chá de cavalinha
- chá de buchinha do norte
Esses são apenas alguns exemplos dos chá que é melhor evitar, como dito o ideal é que você tente eliminar o consumo do chá na gravidez.
Você pode substituir essa bebida por um suco natural, ou até mesmo o próprio café (também com moderação, visto que a cafeína também não é muito recomendada na gravidez).
O que fazer a seguir?
Antes de tomar o chá converse com seu médico.
Mas o melhor é evitar todos os tipos de chá de ervas durante esse periodo, visto que não existe consenso médico e que cada corpo pode reagir de uma forma diferente e que essas bebidas podem inclisive levar ao aborto.
Se você ainda tem outras dúvidas do que se pode ou não fazer durante a gestação, não deixe de ler nosso artigo Grávidas podem fazer progressiva?