Grávida Pode Usar Repelente? Guia 2022

por

Se proteger de picadas de mosquitos transmissores de doenças é ainda mais importante durante a gravidez. Por isso, hoje eu te conto se a grávida pode usar repelente.

Apesar de comuns, os mosquitos podem provocar problemas sérios de saúde, como dengue, zika e chikungunya.

Então, é importante se proteger das picadas desses insetos. 

gravida pode usar repelente

Esse cuidado é ainda mais essencial durante a gravidez, já que essas doenças podem prejudicar o desenvolvimento do bebê.

O repelente é a forma mais comum de se proteger contra mosquitos. Mas será que a grávida pode usar esse produto?

Neste artigo, eu te conto se o uso do repelente é seguro durante a gravidez e no período de amamentação, então continue lendo.

Grávida pode usar repelente?

As grávidas podem utilizar o repelente para se proteger dos mosquitos transmissores de doenças. Isso porque não existem restrições de uso de repelentes por mulheres grávidas.

O uso de repelentes é até mesmo recomendado durante a gravidez, porque os bebês de mães que são infectadas quando grávidas podem ter microcefalia.

A microcefalia é uma deformação presente desde o nascimento do bebê.

Nesse casos, a cabeça e o cérebro da criança são menores do que o esperado pela sua idade, o que compromete o seu desenvolvimento mental.

Para ter mais segurança, especialistas recomendam que a gestante utilize um repelente registrado na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

O registro garante que o produto passou por testes que comprovaram o uso seguro por grávidas.

contraindicação de repelente para gravida

Além disso, o repelente deve estar no prazo de validade, uma vez que não se sabe se o produto libera substâncias químicas quando vencido.

Também é preciso que sejam seguidas todas as indicações de uso presentes no rótulo do produto.

Como eu devo usar o repelente?

O repelente é eficaz no combate aos mosquitos transmissores de doenças porque ele cria uma barreira protetora que repele o inseto.

Então, o mosquito não consegue se aproximar e pousar na pele da pessoa.

A forma mais indicada de se usar repelente é aplicando o produto nas áreas expostas da pele. Os repelentes em spray também devem ser aplicados por cima das roupas.

O tempo de proteção varia de cada fabricante, sendo necessário reaplicar o produto para não perder a proteção ao longo do dia.

No caso de aplicação de protetores solares, cremes e maquiagens, recomenda-se passar o repelente em spray por último, após 15 minutos de aplicação dos outros produtos.

Não é recomendado aplicar o repelente sobre os olhos, nariz, boca, ferimentos e na pele irritada.

Os repelentes em spray também não podem ser inalados durante a aplicação. Para a aplicação no rosto, recomenda-se aplicar o produto nas mãos e espalhar depois.

Mãe que está amamentando pode usar repelente?

As mães que estão amamentando também devem se proteger dos mosquitos. Para isso, elas podem utilizar repelentes.

Não existem estudos que contraindicam o uso de repelentes por mães que amamentam.

Isso quer dizer que este produto não faz mal para o seu bebê.

Qual repelente grávida pode usar?

repelente para gravida

Os mosquitos podem transmitir doenças, como dengue, zika e chikungunya. Por isso, é importante se proteger contra a picada desses insetos.

As gestantes devem redobrar esse cuidado durante a gravidez. Porque, se infectadas com o zika vírus, os seus bebês podem nascer com microcefalia.

Essa condição afeta o tamanho da cabeça e do cérebro do bebê, o que prejudica o desenvolvimento mental da criança.

Você descobriu neste artigo que as gestantes podem usar repelente para se protegerem contra picadas de mosquitos.

Esse tipo de produto não faz mal para a saúde do bebê ou da mãe.

Além das gestantes, as mães que estão amamentando também podem utilizar repelentes. Isso porque a composição da maioria dos repelentes não coloca em risco a saúde do bebê.

Os produtos mais seguros para serem usados por gestantes ou mães que amamentam são os repelentes registrados na ANVISA e com DEET ou icaridina.

A concentração de DEET deve ser baixa. Um exemplo desse tipo de produto é o repelente OFF.

Já os repelentes com icaridina geralmente têm 25% dessa substância. Um bom produto desse tipo é o repelente Exposis Extreme.

Uma vantagem dos repelentes à base de icaridina é que eles protegem por mais tempo, até 10h. Isso quer dizer que você não precisará reaplicar este produto com tanta frequência.

Você pode também já ter se perguntado se grávidas podem usar perfume, separei um artigo explicando tudo sobre o assunto para você.

Jussara Santos

Jussara Santos

Jussara Santos, membra da comunidade Mãe Experiente, é mãe de 3 meninas lindas. A Bella, Julia, e Marta. Com mais de 10 anos sendo auxiliar de creche, Jussara se apaixonou em ajudar crianças e trazer conhecimento para suas respectivas mães. No seu tempo livre, Jussara adora levar as meninas para brincar na praia.