7 Histórias Bíblicas Infantis | Guia 2022

por

As histórias da bíblia infantil são ótimas para contar para as crianças pois possuem muito ensinamento e lições que são levadas para a vida toda.

Muitas pessoas acham que histórias bíblicas são difíceis para crianças mas, existem muitas histórias adaptadas em uma linguagem de fácil entendimento, fazendo a moral da história ser fácil de ser compreendida.

Então, hoje decidi trazer 7 dicas de histórias bíblicas infantis, para você poder contar para o seu filho e ensinar lições maravilhosas de vida para ele, é só conferir tudinho abaixo! 

história bíblica infantil

História bíblica infantil

As histórias bíblicas infantis curtas são lindas, ainda mais quando podemos repassá-las para o conhecimento dos nossos filhos.

Por isso, hoje irei dar um resumo de algumas histórias bíblicas que você pode contar para seu filho, e passar um aprendizado e uma lição muito valiosa de vida para ele.

É claro que você pode usar essas histórias a qualquer momento, para dar uma lição, para dormir ou apenas um momento da família.

A criação do mundo

No início de tudo existia apenas ele, Deus.

Que se sentia muito sozinho por afinal apenas existir ele, e mais ninguém que ele pudesse cuidar e proteger.

E então ele decidiu criar o mundo onde vivemos, além de também nos criar.

No primeiro dia Deus disse: “Que haja luz!” e então a luz foi criada, ele a separou do escuro e assim se formaram o dia e a noite.

No segundo dia Deus criou o céu, e colocou as nuvens branquinhas lá no topo.

No terceiro dia Deus juntou toda a água em um só lugar, formando então o oceano e os rios, junto disso, ele ordenou que a terra fosse seca, que teria grama no chão, árvores e plantas.

No quarto dia Deus criou o sol, a lua e as estrelas, fez com que o sol iluminasse a terra durante o dia e a lua e as estrelas durante a noite.

No quinto dia Deus criou os peixes e todos animais que habitam a água, logo após criou as aves lotando o mundo de passarinhos voadores e peixinhos nadadores.

No sexto dia Deus lotou a terra de animais, dos cães e gatinhos até os leões e cobras. Mas no fim desse dia Deus criou o principal, a mulher e o homem!

E então no sétimo dia, Deus cansado de criar tantas coisas decidiu descansar, depois de ter criado a Terra.

Moral: Deus é o criador de tudo, ele pode tudo e é capaz de tudo! Ele é maior que o sol e o universo, sendo o mais forte e poderoso.

Adão e Eva

Adão e Eva foi como Deus chamou o primeiro homem e a primeira mulher.

Adão e Eva foram os primeiros humanos a habitar o jardim, sendo livres.

No jardim, Deus deu apenas uma ordem, coma de todos os frutos menos da árvore do conhecimento do bem e do mal.

Eva muito inocente foi atraída pelo chamado de uma serpente, que habitava na árvore do conhecimento do bem e do mal.

A serpente distorcia o que Deus disse, fazendo com que Eva se sentisse muito mais atraída a comer do fruto da árvore.

E então Eva, enganada pela serpente, pegou do fruto e provou, logo em seguida maravilhada pelo sabor, chamou Adão, oferecendo o fruto que parecia delicioso.

Adão sem compreender de onde vinha esse fruto o provou, logo após de comer o fruto tiveram conhecimento sobre o mal, estragando o jardim perfeito que Deus criou.

Envergonhados pelo feito, se esconderam no jardim tentando fugir de Deus, porém Deus sabe de todas as coisas e perguntou para cada um dos dois “Porque fizeram o que ordenei que não fizessem?”

Ambos começaram a se desculpar, colocando a culpa um no outro, porém, infelizmente, a maldade já tinha corrompido seus corações.

E então, Deus muito furioso, preparou roupas para ambos e os expulsaram do jardim, colocando dois anjos nos portões impedindo-os de voltar.

Moral: Nunca desobedeça um pedido de Deus, e saiba que toda desobediência tem consequências.

Arca de Noé

Uma vez, uma chuva muito forte afetou a terra, foram dias e dias de chuva fazendo com que ela ficasse inundada.

Naquela época as pessoas eram muito ruins fazendo tudo de mal que era possível, porém, Noé, era um homem bom e servo de Deus obedecia tudo que Deus mandava e pedia.

Por as pessoas fazerem tantas ruindades Deus decidiu puni-las fazendo com que uma enorme chuva cobrisse a terra.

Porém Deus, salvou Noé e sua família, por ele ser um homem bom e seu servo, então Deus explicou a Noé, que ele deveria construir um barco muito grande, onde coubesse ele e sua família.

Após construir o barco, Noé abrigou sua família e dentro do barco colocou um par de casal de cada animal existente, além de comida, é claro.

Depois de todos entrarem, Deus fechou a porta e logo após a porta ser fechada uma enorme chuva caiu, que durou 40 dias e 40 noites.

Até que a chuva parou, com a parada da chuva o dilúvio foi sumindo, o que fez com que Noé, a sua família e os animais, parassem em cima de uma montanha.

Deus após o dilúvio prometeu a Noé que nunca mais enviaria tanta chuva, e para lembrarem da promessa criou o arco-íris que apareceria nos dias de chuva.

Noé muito grato a Deus no fim criou um altar para agradecer a Deus por ter cuidado dele, da sua família e dos animais no período de dilúvio.

Moral: Deus cuida de todos nós, e ser fiel e leal a ele te dará grandes recompensas.

histórias bíblicas infantis curtas

O bom samaritano

Um dia um homem perguntou para Jesus: “O que preciso fazer para entrar no reino dos céus”, Jesus respondeu “Siga todas palavras da bíblia: Adore a Deus acima de tudo e ame o próximo como ama a si mesmo”.

O homem confuso, perguntou a Jesus “Quem é o próximo?” e então Jesus respondeu contando a história do Bom Samaritano.

Era uma vez um homem judeu que caminhava de Jerusalém até Jericó, um caminho longo que demorava dois dias inteiros. 

Ele seguia feliz até que foi atacado por um grupo de bandidos que o assaltaram e espancaram, deixando-o lá na estrada.

Um padre e um sacerdote passaram pelo homem que estava muito ferido, ignorando o seu sofrimento continuaram a andar. 

Até que passou um samaritano, um povo que era rival dos judeus, preocupado com o homem, ele parou para ajudar

Limpou as feridas e depois colocou o homem em cima do seu burro. Levou o homem para uma hospedaria e pediu que cuidasse dele, se oferecendo para pagar a despesa.

Quando Jesus terminou a história o homem perguntou “Mas afinal, quem é o próximo?” e Jesus respondeu “Aquele que teve compaixão, faça o mesmo”.

Moral: Tenha compaixão, amor, empatia e respeito pelo próximo.

Samuel, o servo de Deus

Era uma vez uma mulher muito devota cujo nome era Ana, ela tinha o grande sonho de ser mãe. Todos os anos, ela pedia a Deus que lhe desse um filho.

Até que, um dia ela fez uma promessa: se engravidasse, entregaria o seu filho para ser servo da Igreja.

Logo após se casar suas orações foram atendidas e nasceu um garoto que recebeu o nome de Samuel. 

Quando o menino cresceu, a mãe foi entregá-lo à Igreja, cumprindo a sua promessa.

Um dia, uma voz o chamou Samuel e ele achou que era Eli, o padre. Eli disse, que Samuel precisava aprender a escutar a voz e responder “Fale, Senhor, o seu servo está ouvindo”.

Durante a noite, Samuel escutou a mesma voz e respondeu “Fale, Senhor, o seu servo está ouvindo” Daí em diante, Deus começou a falar com Samuel, avisando sobre tudo que aconteceria.

Samuel, assim, tornou-se um mensageiro da vontade do Senhor e passou a alertar os outros sobre aquilo que iriam enfrentar no futuro.

Moral: Fique sempre atento a voz do senhor e obedeça e faça o que o Senhor te pedir pois é sempre para o seu bem e de todas as pessoas.

Maria mãe de Jesus

Vivia em Nazaré uma mulher com o nome de Maria, noiva de José, que estava prestes a se casar.

Até que em um dia, Deus enviou seu anjo Gabriel para dar a notícia a Maria, ela estaria grávida de um filho de Deus, que se chamaria Jesus.

Maria não entendia como ficaria grávida sem nem estar casada, então Gabriel a acalmou e disse que a gravidez seria por seu espírito, pois nada é impossível para Deus.

Maria muito contente foi visitar Isabel, uma parente que já estava grávida, ficaram muito felizes com a vinda de Jesus.

Logo após Maria foi louvar a Deus e agradecer pelo filho que ele a daria.

Moral: Sempre aceite a vontade de Deus por mais inesperada que seja.

O nascimento de Jesus

Maria e José muito contentes com a vinda de Jesus decidiram viajar para Belém, sua cidade natal.

Porém, durante essa viagem, estava chegando a hora de Jesus nascer, e então procuraram um lugar para se hospedar, mas a cidade estava lotada.

O único local que encontraram foi um curral, onde ficavam os animais.

Maria então entrou em trabalho de parto, tendo seu filho, ofilho de Deus, Jesus, logo após o nascimento ela o enrolou em panos e o colocou para dormir.

histórias da bíblia para crianças

Com o nascimento de Jesus, pastores, anjos e magos foram o visitar, foram dos lugares mais distantes até Belém apenas para adorar a graça de Jesus e o presentear.

Moral: Jesus nasceu em um lugar simples, com roupas simples, não nasceu em berço de ouro, não teve as melhores roupas. Ele é a salvação de tudo, mesmo nos dias mais tristes e escuros ele será a iluminação e felicidade.

Conclusão

Depois de ler todas essas historinhas bíblicas que te separei para você, espero que alguma tenha te agradado e que você possa ler para o seu filho. 

Você pode contar a história bíblica infantil para seu filho dormir, por exemplo, fazendo com o que ele reflita sobre a história e converse com ele sobre a moral da história.

É muito importante, que você faça esse trabalho de fazê-lo refletir e entender a história, para que ele possa realmente, conseguir absorver as coisas boas que a história conta para a vida dele.

Você pode conferir também um artigo com 7 ideias para apresentar bebê na igreja, caso você queira deixar esse momento ainda mais especial.

Photo of author

Jussara Santos

Jussara Santos, membra da comunidade Mãe Experiente, é mãe de 3 meninas lindas. A Bella, Julia, e Marta. Com mais de 10 anos sendo auxiliar de creche, Jussara se apaixonou em ajudar crianças e trazer conhecimento para suas respectivas mães. No seu tempo livre, Jussara adora levar as meninas para brincar na praia.