5 Instrumentos Musicais Para Crianças | Guia 2022

por

Todos nós sabemos que quando uma criança aprende a tocar um instrumento musical desenvolve várias coisas como desde a coordenação motora até a criatividade.

Pois, quando a pessoa toca um instrumento, ela consegue trabalhar várias partes do cérebro e assim desenvolvê-las. 

E aí, muitos pais se perguntam, quais instrumentos musicais são ideais para as crianças aprenderem.

instrumento musical para crianças

Por esse motivo, no artigo de hoje, irei te dar 5 dicas de instrumentos musicais para crianças aprenderem, além de falar o mais fácil e o mais difícil, continue lendo para aprender mais!

Instrumento musical para crianças

Quando éramos crianças sabemos como é a sensação de querer aprender algo novo e sobre a sensação da descoberta dos sons variados dos instrumentos.

Por isso, quando temos nossos filhos, queremos que eles aprendam sobre como é legal você apertar algo e emitir um som, e descobrirem que quando tocar vários instrumentos ao mesmo tempo sai um som único.

Muitas vezes, nossos filhos querem apenas novos hobbies, e um hobby legal seria aprender a tocar um instrumento, já que poderíamos tocar certas músicas que gostamos e quem sabe criar novos sons.

Por isso, hoje iremos falar sobre os melhores instrumentos musicais para crianças.

Qual instrumento mais fácil para criança aprender?

Antes de listar variedades de instrumentos musicais para criança aprender, precisamos falar sobre o instrumento mais fácil para a criança aprender.

O instrumento mais fácil para uma criança aprender é a flauta doce, sendo o mais ensinado e praticado também, muitas vezes é praticado na escola e em aulas de música.

E também os instrumentos de percussão como, pandeiros, maracás, ovinhos, reco reco, guizos, bloco sonoro, tambores.

São muitos usados nas escolas nas aulas de musicalização infantil e são ótimos para crianças mais novas porque são fáceis de manusear e manipular.

Qual o Instrumento Mais Difícil Para Criança Aprender?

Já no assunto de qual instrumento mais difícil para criança aprender por mais que não pareça é a guitarra.

Alguns dizem também que o instrumento mais difícil é o oboé, porém, esse instrumento não é tão conhecido aqui no Brasil e também não é tão interessante para criança.

melhores instrumentos musicais para crianças

Por mais que sejam instrumentos diferentes um de corda e outro de sopro, são considerados difíceis porque precisam de mais habilidade.

Então, o ideal, por exemplo, seria a criança começar com o violão e depois ir para a guitarra, assim também com o oboé. 

Agora, vou te dar 4 dicas de instrumentos para crianças aprenderem, confira abaixo:

Teclado ou piano

Instrumentos muito famosos, o teclado e/ou o piano, são instrumentos considerados nobres.

Principalmente, o piano, por ser um instrumento antigo e bastante complicado por conta de suas 61 a 88 teclas que emitem variados sons.

São ótimos para as crianças, onde podem desenvolver sua coordenação motora e percussão.

Além disso, a criança também aprende a necessidade de ter  “sensibilidade” com os movimentos das mãos pois, em ambos, o aperto da tecla não pode ser forte e sim mais delicada.

Violão

O mais famoso deles é o violão, sendo um instrumento muito comum e típico entre os amigos e família.

É muito fácil de aprender a tocar, além de ser de fácil manuseio e ser portátil, ou seja, a criança pode levar para qualquer lugar e tocar em qualquer lugar também.

Além do fato das crianças, não precisarem de um grande nível de educação, ou seja, muitas aulas para entender como manusear e tocar.

Ukulele

O ukulele é muito fácil de ser confundido com um violão ou com um violão infantil, por serem parecidos esteticamente.

Para alguns pode ser mais complicado, mas, de certa forma, para quem está começando é uma ótima opção, possuindo apenas 4 cordas.

Ajuda também a coordenação motora da criança, é muito recomendado para quem mora em apartamentos pois não faz um som tão alto, além do seu tamanho ser perfeito para crianças.

Kalimba

Muito pouco conhecido, o kalimba é um instrumento de dedilhados, muito interessante para as crianças, sendo pequeno e delicado.

qual instrumento mais facil para criança aprender

De certo modo é de “fácil aprendizado” possui um som bem agudo e fino, puro e também doce, sendo também sensível ao toque.

Pode ser descrito como um “mini teclado”, sendo portátil e o fato interessante é que a criança não precisa ter um conhecimento sobre música e não requer experiência com instrumentos.

Pode ser tocado com as unhas, dedos polegares, indicadores e do meio.

Conclusão

Depois de ler tudo sobre instrumentos, espero que continue com a decisão de incentivar o seu filho a aprender, pois traz muitos benefícios para a criança e sua educação.

Claro que o que vai ajudar muito é a criança gostar de determinado instrumento, pois assim ela terá gosto para aprender cada vez mais. 

É muito importante também que você incentive ela e valorize cada coisa nova que ela aprender, o apoio da família é muito importante para que ela não desista. 

Photo of author

Jussara Santos

Jussara Santos, membra da comunidade Mãe Experiente, é mãe de 3 meninas lindas. A Bella, Julia, e Marta. Com mais de 10 anos sendo auxiliar de creche, Jussara se apaixonou em ajudar crianças e trazer conhecimento para suas respectivas mães. No seu tempo livre, Jussara adora levar as meninas para brincar na praia.