Mãe Pode Acompanhar Filho Internado? Guia 2022

por

Quando somos mães, o nosso maior medo é que o nosso filho fique doente ao ponto de precisar ficar internado em um hospital.

E muitas mães ficam com dúvida se podem ser o acompanhante do seu filho enquanto ele estiver internado.

Por essa razão, perguntei a uma prima que é médica se a mãe poderia acompanhar o filho internado, se houvesse algo que impedisse isso.

mae pode acompanhar filho internado

Então, hoje irei te falar se a mãe pode acompanhar o filho internado e inclusive se pode faltar o serviço para cuidar do filho, é só ler até o final!

Mãe pode acompanhar filho internado?

Quando viramos mãe sabemos que é nosso dever e responsabilidade cuidar e tratar dos nossos filhos.

Por isso, quando ele fica doente, é uma dor imensa para a mãe que muitas vezes se culpa e pensa que fez algo de errado.

Muitas vezes essa doença é levada a um caso de internação que requer maior cuidado com a criança/adolescente.

Então, as mães se perguntam se podem acompanhar o filho internado, afinal, não é seguro o filho ficar sozinho em um hospital, onde você não sabe se ele está sendo bem cuidado.

A resposta para essa pergunta é sim, porém você deve saber algumas coisas antes, que irei citar abaixo.

Mãe tem direito obrigatório de acompanhante hospitalar?

posso acompanhar o filho internado

Como eu disse acima, a mãe pode sim acompanhar o filho no hospital, porém é importante que a mãe saiba que o filho tem direito em casos de internação.

Quando seu filho é uma criança/adolescente (menor de 18 anos) ele tem direito obrigatório de um acompanhante, ou seja você ou o outro responsável.

Além disso, o hospital também deverá cobrir as despesas do acompanhante e do paciente durante a internação, mas apenas em casos de plano de saúde e pacientes menores de 18 anos.

Já no assunto de quem pode ser o acompanhante do seu filho o acompanhante é de livre escolha.

Ou seja, seu filho pode escolher qualquer pessoa, mas caso seu filho seja menor de idade ele deverá ser acompanhado pelo responsável legal.

Pode faltar no trabalho para acompanhar o filho internado?

Além da preocupação com o filho vem também a com o emprego, já que muitas mães/responsáveis precisam do emprego para cuidar, tratar e sustentar seu filho.

A resposta para isso é sim, você pode faltar ao trabalho para acompanhar seu filho internado.

Inclusive, de acordo com a lei, você pode deixar de comparecer ao trabalho uma vez no ano para acompanhar o seu filho (que deve ter até 6 anos) em uma consulta médica, podendo ter esse prazo de dias aumentado.

Já nos casos de que estamos falando, ou seja, a internação, você pode faltar quantos dias necessários para acompanhar seu filho em uma internação, é claro tendo que comprovar a internação e que você era acompanhante.

Além de a empresa/empregador ter que cobrir os dias que você faltou, sem poder descontar de seu salário.

pode faltar no trabalho para acompanhar filho internado

Conclusão

Depois que leu o que te falei sabe que é um direito seu acompanhar o seu filho no hospital, principalmente se ele for menor de idade.

A criança deve ser acompanhada em todo o seu tempo de internação por um responsável legal, seja a mãe e/ou o pai ou alguém que tenha autorização. 

E você tem todo o direito de se ausentar do serviço para cuidar do seu filho o tempo que for necessário, sem ser descontado seu salário. 

Temos um artigo aqui no blog com os principais hospitais pediátricos do Brasil para que você conheça as referências.

Photo of author

Jussara Santos

Jussara Santos, membra da comunidade Mãe Experiente, é mãe de 3 meninas lindas. A Bella, Julia, e Marta. Com mais de 10 anos sendo auxiliar de creche, Jussara se apaixonou em ajudar crianças e trazer conhecimento para suas respectivas mães. No seu tempo livre, Jussara adora levar as meninas para brincar na praia.