Mãe Pode Amamentar Deitada? Guia 2022

por

Muitas mamães têm a vida corrida, dividindo o tempo entre ter que cuidar do bebê e fazer outras tarefas como cuidar de casa e trabalhar.

E aí, o cansaço acaba batendo, e tendo que amamentar a criança, muitas vezes sentem vontade de fazer isso deitadas para poder descansar o corpo.

Como mãe, também já passei por isso quando o meu filho ainda estava amamentando e perguntei ao médico se tinha algum risco de amamentá-lo deitada.

mae pode amamentar deitada

Então, irei te dizer se a mãe pode amamentar deitada, se essa posição traz algum risco ao bebê e quais são as melhores posições para a amamentação, então se não quer perder nada é só ler até o fim!

Mãe pode amamentar deitada?

Quando estamos cansadas sabemos o quanto queremos deitar mesmo enquanto amamentamos, e então nos perguntamos se podemos amamentar o bebê estando deitada.

Existem vários mitos ou pessoas que dizem que amamentar deitada faz mal, entre outras coisas desse tipo.

Porém, caso você esteja muito cansada pode sim amamentar deitada, mas é importante que você tome muito cuidado para não dormir durante a amamentação para não causar acidentes.

Inclusive, a amamentação deitada é uma ótima opção para as mães que passaram pelo trabalho de parto por cesárea, ficando mais confortável e não dolorido.

É a posição mais confortável e relaxante para a mãe, evitando qualquer tipo de estresse por conta das dores e a mãe consegue relaxar e dormir, após amamentar, claro.

É importante que o bebê seja livre de qualquer tipo de problema, e se o pediatra indicar que o bebê pode sim ser amamentado nessa posição não há problema algum.

Amamentar deitada faz mal?

Para as mães que sentem dúvidas de se amamentar deitada faz mal, ou se se sentem muito assustadas com a possibilidade de causar algum mal para o bebê irei te responder.

O mais comum de ser dito para quem pergunta se pode amamentar deitada é obter a resposta de que a amamentação deitada pode causar otite no bebê.

bebê pode mamar deitado

Isso não passa de um mito, amamentar deitada jamais causaria um mal para o bebê, afinal a diferença entre amamentar sentada e deitada não é tão grande.

Então, caso você vá amamentar o bebê deitado, não irá causar nada de mal a ele e muito menos para você.

Novamente repetindo que caso vá amamentar deitada deverá tomar cuidado para não cair no sono e causar um acidente.

Qual a melhor posição para amamentar?

Aqui irei citar algumas das melhores posições para amamentar seu bebê de forma confortável e segura, onde você mantenha o contato e proximidade com seu bebê.

Sentada com o bebê no colo: 

A posição mais comum para se amamentar é a posição sentada com o bebê no colo, com a postura reta no ângulo de 90º graus com um travesseiro nas costas para o conforto, apoiando o bebê nos braços e barriga.

É uma ótima posição, principalmente para recém-nascidos que costumam ter o corpo mais molinho, e aí nessa posição a mãe consegue segurá-lo com mais firmeza.

Sentada com o bebê na posição cavalinho:

Para bebês um pouco mais velhos, amamentar nessa posição é uma das melhores existentes já que não irá cansar os braços da mãe.

Numa posição um pouco mais deitada, a mãe irá pôr o bebê em seu colo sentado virado para ela, e assim irá conseguir amamentar o mais confortável possível.

Mas essa posição deve ser realizada a partir dos 3 meses onde o bebê tem o pescoço mais firme.

dar mama deitada

No sling: 

Uma das posições mais confortáveis é amamentar no sling, onde a mãe terá todo o conforto e conseguirá amamentar de qualquer posição e sem a dor nos braços de ficar minutos amamentando.

O peso do bebê ficará todo no sling e a mãe ficará livre, além do sling sustentar o bebê enquanto ele mama, então caso a mãe quiser ela pode amamentar enquanto faz outras coisas.

Essa posição também é recomendada a partir dos 3 meses de idade, em que o bebê já tem o pescoço e corpo mais firmes. 

Conclusão

Agora que você chegou até o fim deste artigo, espero ter conseguido ter respondido todas as suas dúvidas sobre se a mãe pode amamentar deitada.

Como você viu, há muitos mitos acerca da mãe amamentar o bebê estando deitada, mas como você leu isso são apenas mitos, não sendo prejudicial ao bebê.

É claro que, a mãe deve prestar atenção na hora que for amamentar para ver se o bebê está confortável e que ela fique em alerta para não cair no sono e causar possíveis acidentes.

Veja também um guia completo de como acordar o recém nascido para amamentar, aqui na Mãe Experiente.

Jussara Santos

Jussara Santos

Jussara Santos, membra da comunidade Mãe Experiente, é mãe de 3 meninas lindas. A Bella, Julia, e Marta. Com mais de 10 anos sendo auxiliar de creche, Jussara se apaixonou em ajudar crianças e trazer conhecimento para suas respectivas mães. No seu tempo livre, Jussara adora levar as meninas para brincar na praia.