Mãe Pode Bloquear o Pai? Guia 2022

por

Quando casais se separam é uma situação muito difícil e delicada, principalmente quando os dois possuem filhos juntos.

Muitas mães não querem manter o contato com o pai da criança por diversos motivos, e ficam em dúvidas se podem bloqueá-lo ou não nas suas redes sociais.

Por isso, consultei uma amiga que é advogada para saber se há alguma lei que proibisse que a mãe bloqueasse o pai das suas redes sociais.

mae pode bloquear o pai

Então, no artigo de hoje, vim te ajudar dizendo se a mãe pode ou não bloquear o pai do seu filho das suas redes sociais, para saber mais é só ler até o final!

Mãe pode bloquear o pai

Sabemos o quanto é complicado manter o contato e a relação próxima com seu ex-companheiro, e principalmente quando essa relação teve frutos tão importantes, no caso, nossos filhos.

Por essa grande dificuldade e também desconforto que é manter o contato com os ex-companheiros, mesmo evitando o contato pessoalmente, ainda tem os meios de redes sociais e aplicativos de mensagem.

E por isso muitas mães veem como opção bloquear o pai do seu filho em todos os meios de comunicação, isso muitas vezes para o bem estar mental.

De acordo com a lei não há nenhuma proibição sobre bloquear de alguma forma o pai do seu filho,a mãe pode bloquear o pai no whatsapp.

Porém é recomendado que caso vá tomar essa decisão saiba lidar com as consequências que o pai da criança possa fazer por não conseguir se comunicar com você.

É recomendado que o pai tenha pelo menos um meio de comunicação para que possa se comunicar com você, uma rede social, um aplicativo de mensagens ou até mesmo e-mails ou telefone fixo que possa responder ao pai.

Isso é para casos necessários, como caso ocorra algum acidente ter um meio de comunicação onde o pai pode ter e manter contato com a mãe.

Consequências de bloquear o pai do meu filho

Como citei acima, existem consequências de bloquear o pai do seu filho.

Aqui irei falar sobre algumas das consequências, mas antes iremos falar sobre situações recomendadas para que você realmente bloqueie seu ex-companheiro.

mãe pode bloquear o pai no whatsapp

Principalmente em casos de:

  • Incômodo;
  • Brigas;
  • Xingamentos;
  • Ameaças;
  • Provocações/Brigas.

Outro caso e não menos importante é o relacionamento tóxico, ou manipulação que pode muitas vezes ocorrer, em casos como este é melhor que se afaste rapidamente e imediatamente.

Agora podemos comentar sobre as consequências de bloquear o pai do seu filho, e a principal seria a consequência com a família.

Principalmente com a família por parte do pai do seu filho, ficará mal falada, arrumará algumas brigas e terá que aguentar principalmente indiretas.

Outras consequências seria a possibilidade de seu filho ouvir mentiras, e coisas sobre você vindo do pai dele, o que poderia gerar intrigas e discussões.

Além disso, há a consequência de caso o seu filho frequente a casa do pai dele, você ficar sem informações sobre ele, por é recomendado que tenham pelo menos uma forma de contato.

Mas, como citado acima, uma das consequências de não bloqueá-lo é continuar sofrendo ataques e mal estar mental, que pode gerar problemas futuros, e desconforto.

Mãe pode ignorar ligações do pai

Uma das dúvidas recorrentes que são ligadas à questão anterior é sobre se a mãe pode ignorar ligações do pai.

Que é algo que ocorre muitas vezes o “spam de ligações”, que é uma grande quantidade de ligações desnecessárias em um curto período de tempo.

Nessas situações você pode sim evitar de atender ou ignorar maior parte dessas ligações, e inclusive pode impor um limite de ligações para que o pai siga.

Por exemplo, em casos de guarda compartilhada pode impor 3 ligações por dia, ou até mesmo uma ligação para cada lugar que o pai for levar o filho (fora de casa) para manter a segurança.

posso bloquear o pai do meu filho

Conclusão

Agora que você chegou até o final deste artigo, espero que já saiba todas as respostas para as suas dúvidas.

Sei que a convivência depois da separação pode ser algo difícil e complicado e às vezes a única opção é se distanciar completamente do seu ex-companheiro.

Como você viu, perante a lei não há nada que a proíba de fazer isso, só é necessário que caso a criança fique com o pai em alguns dias, você tenha um meio de se comunicar com ela.

Para verificar, se está tudo bem, e em caso de acidentes você ficar sabendo.

Veja também um artigo completo mostrando os motivos que podem fazer o pai tirar a guarda do filho da mãe.

Jussara Santos

Jussara Santos

Jussara Santos, membra da comunidade Mãe Experiente, é mãe de 3 meninas lindas. A Bella, Julia, e Marta. Com mais de 10 anos sendo auxiliar de creche, Jussara se apaixonou em ajudar crianças e trazer conhecimento para suas respectivas mães. No seu tempo livre, Jussara adora levar as meninas para brincar na praia.