Mãe Pode Tomar Leite Amamentando? Guia 2022

por

É importante que a mãe que amamenta tenha uma alimentação equilibrada. Mas a mãe pode tomar leite amamentando?

No período da amamentação, a criança depende da mãe para se alimentar. Por isso, é importante que a mãe que amamenta adote uma dieta saudável.

Então, é necessário que ela inclua em suas refeições frutas, cereais, legumes e verduras variadas. 

mae pode tomar leite amamentando

A água também é essencial nesse momento, porque mantém a mãe hidratada.

Essa variedade de alimentos possui todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento saudável do bebê. Entre esses, o cálcio, presente principalmente nos lacticínios.

Apesar dos alimentos feitos à base de leite serem excelentes fontes de cálcio, é comum que as pessoas tenham dúvidas se a mãe pode tomar leite amamentando.

Eu escrevi este artigo para explicar se é seguro tomar leite durante o aleitamento. Aqui você também vai saber o que a mãe que amamenta deve comer, então continue lendo.

Quais são os benefícios da amamentação?

Os benefícios da amamentação para a mãe e o bebê são vários. Além de criar um laço afetivo entre a mãe e a criança, a amamentação ajuda o útero a voltar ao tamanho normal mais rapidamente.

Isso reduz os sangramentos após o parto, o que evita que a mulher tenha anemia e previne contra o câncer de ovários e mamas.

Amamentar colabora na perda de peso da mulher. O corpo elimina naturalmente entre 1 a 2 quilos todo o mês, já que é preciso gastar mais energia para produzir o leite materno.

Então, ajuda a mulher a voltar para o peso que tinha antes da gestação.

tomar leite amamentando pode fazer mal ao bebe

A mãe que amamenta também tem menos risco de desenvolver doenças cardiovasculares, como o infarto. Porque as reservas de gordura são usadas para produzir o leite materno.

Já para o bebê, a amamentação impede a má formação dos dentes, o que fortalece a arcada dentária.

Os diversos anticorpos presentes no leite materno protegem o bebê. Essas células previnem contra doenças, como a diarreia.

Poucos sabem, mas a amamentação também reduz os desconfortos intestinais, conhecidos popularmente como cólicas.

Isso porque o aleitamento melhora o sistema digestivo do bebê.

Como você pode perceber, são muitos os motivos para amamentar. Mas esse período exige que a mãe adote uma dieta equilibrada.

Então, alguns alimentos não são indicados nesse momento. Vamos saber se é o caso do leite.

Mãe que amamenta pode tomar leite?

Os lacticínios são feitos à base de leite. Ricos em cálcio, esses alimentos melhoram a saúde dos ossos, o que previne doenças como a osteoporose.

Apesar de possuírem um bom valor nutricional, o leite e outros lacticínios devem ser consumidos com moderação pelas mães que estão amamentando.

Isso porque esse tipo de alimento pode provocar alergias no bebê, já que as proteínas do leite de vaca conseguem passar para o leite materno.

Crianças que são alérgicas a essas proteínas podem ter cólicas e produzir fezes com sangue.

Isso é mais comum de acontecer quando a mãe consome mais de 500ml de leite por dia.

Então, é recomendado que as mães que amamentam bebam cerca de um copo de leite por dia. Mais do que isso pode colocar em risco a saúde da criança.

Além do mais, o consumo deve ser interrompido se a mãe perceber que a criança tem cólicas ou apresenta sangue nas fezes.

Esses sinais indicam uma possível intolerância à proteína do leite.

A mãe pode voltar a beber leite após um período, desde que seja orientada pelo pediatra. Isso porque a intolerância do bebê ao leite pode ser temporária.

O que a mãe que amamenta deve comer?

Apesar de ser rico em cálcio, a proteína presente no leite pode provocar cólicas e sangramentos intestinais em bebês intolerantes.

Por isso, as mães que amamentam devem consumir leite com moderação. O ideal é um copo por dia.

pode tomar leite ao amamentar

Além dos lacticínios, a alimentação na amamentação deve incluir frutas, legumes e verduras variadas.

São necessárias cinco porções de frutas e vegetais todos os dias. Uma dica é variar os tipos, pois isso evita que você enjoe.

A mãe que amamenta também deve preferir cereais integrais, como o arroz, macarrão e pão.

Já as fontes de proteínas ideais durante o aleitamento são frango, ovos e peru. Lembre-se de preparar esses alimentos bem cozidos.

Outra grande dúvida é se a mãe pode tomar Dipirona na fase da amamentação, para te ajudar nós temos um artigo completo sobre o tema aqui no blog.

Jussara Santos

Jussara Santos

Jussara Santos, membra da comunidade Mãe Experiente, é mãe de 3 meninas lindas. A Bella, Julia, e Marta. Com mais de 10 anos sendo auxiliar de creche, Jussara se apaixonou em ajudar crianças e trazer conhecimento para suas respectivas mães. No seu tempo livre, Jussara adora levar as meninas para brincar na praia.