Melhores Escolas de Pernambuco | Guia 2022

por

A maioria dos pais pernambucanos desejam saber qual é a melhor escola da sua região ou do seu estado. Por isso, hoje vamos listar as melhores escolas de Pernambuco.

Você que é uma mãe zelosa e deseja oferecer aos seus filhos as melhores oportunidades, sabe que escolher a escola perfeita é uma das tarefas mais complicadas e trabalhosas que existem.

Afinal, matricular seu filho na escola errada pode atrasar significativamente seu desenvolvimento intelectual e social. Então, pegue papel e caneta, pois nesta lista compreende as escolas de excelência do estado. 

melhores escolas de pernambuco

Continue lendo e veja quais são os melhores centros de ensino de Pernambuco.

Melhores escolas de pernambuco

Segundo dados do Censo Escolar de 2020, os estudantes do estado de Pernambuco apresentaram notas abaixo da média nacional nas matérias de matemática e física. 

Atualmente, os vestibulares para boas universidades estão cada vez mais concorridos, se você quiser que seu filho se destaque é preciso investir em uma educação de qualidade.

Veja a seguir as escolas com os melhores resultados acadêmicos.

Colégio Núcleo

Colégio Núcleo Pernambuco

O Colégio Núcleo tem duas unidades na cidade de Recife; nos bairros de Boa Viagem e Jaqueira e é considerado por muitos o melhor colégio particular de Pernambuco.

Essa afirmação pode ser confirmada pelos ótimos resultados que seus estudantes vem apresentando nos últimos anos no ENEM, em vestibulares de diversas universidades e em olimpíadas educacionais.

A escola aborda a educação como um meio de transformar o mundo, logo, engloba diferentes tipos de  metodologias pedagógicas e promove práticas educacionais mais modernas e criativas.

Por isso, a escola investe em atividades que vão fazer diferença no futuro como, tecnológicas no Laboratório de Robótica e no Laboratório de Criatividade, que estimulam o pensamento inovador e empreendedor.

Colégio Casaforte

Colégio Casaforte Pernambuco

O Colégio Casaforte foi fundado há 20 anos e atende a educação infantil e ensino fundamental. Desde o início, a escola trabalha com intuito de criar uma base educacional sólida nas crianças que por ali passam.

O colégio fica em Recife em uma área de fácil acesso para pais e alunos. Além disso, o ambiente é todo adaptado para receber estudantes ou pais com dificuldade de locomoção.

A escola também oferece diferentes atividades extracurriculares e esportivas, como: dança, natação, robótica, música, xadrez, oficina de teatro e laboratório de ciências entre outras mais. 

Colégio Santa Emília

Colégio Santa Emília Pernambuco

O Colégio Santa Emília foi fundado em 1984 e, atualmente, tem duas unidades em Pernambuco: uma na cidade de Cordeiro e a outra na cidade de Olinda.

De origem cristã, especificamente catolico, o colégio tem ensino religioso e oferece aos estudantes preparação para a 1ª Eucaristia e o Crisma, e, são celebradas missas todo fim de semana.

A proposta educacional do colégio é voltada quase exclusivamente na preparação dos alunos para prestar vestibulares e concursos. É um ambiente muito tradicional e não aposta em metodologias modernas.

O Santa Emília atende alunos do ensino infantil ao ensino médio e ambas unidades tem sedes grandes e com espaço reservado para diversas atividades esportivas.

Colégio Damas

Colégio Damas Pernambuco

O Colégio Damas iniciou suas atividades em Recife no ano de 1857, é uma instituição de origem cristã e em sua proposta pedagógica visa uma educação evangélico-libertadora.

O intuito da escola é acompanhar o crescimento dos alunos, por isso atende a todas as séries, do ensino fundamental ao médio, e oferece diversos projetos para cada faixa etária e que engloba diferentes interesses.

O Damas é provavelmente uma das escolas mais completas quando se trata de atividades extracurriculares, têm aulas de programação, teatro, astronomia, dança artística, produção de texto etc.

A escola investe em tudo que há de melhor, o campus é imenso e muito bem estruturado para receber todas as atividades que são oferecidas. Além disso, os pais elogiam muito a administração e os professores.

Colégio Cognitivo

Colégio Cognitivo Pernambuco

O Colégio Cognitivo foi fundado há 10 anos e tem duas sedes em Recife; nos bairros de Casa Forte e Boa Viagem. A escola atende ao ensino fundamental e ao ensino médio.

O colégio oferece um ensino muito tradicional, não é esperado aulas criativas ou lúdicas. A proposta pedagógica está ancorada em modelos mais voltados para o sucesso acadêmico em provas e concursos.

Apesar disso, a escola também oferece atividades extracurriculares, entretanto em um nível um pouco mais modesto, basicamente, são oferecidas aulas de expressões artísticas como dança e pintura.  

Um ponto positivo é que as das sedes ficam em lugares de fácil acesso para carros e você pode levar e buscar o seu filho na porta da escola sem problemas.

Decidindo a Escola ideal em Pernambuco

O que lições que aprendemos na escola serão levadas para vida toda, por isso, devemos escolher instituições que compartilhem as mesmas crenças e valores que a nossa família. 

Em Pernambuco há inúmeras escolas que oferecem um ensino de excelência, cada uma delas tem sua própria metodologia e abordagem pedagógica. É importante analisar o ensino, mas também a cultura da escola.

Embora todas as escolas dessa lista apresentem bons resultados académicos, deve ser levado em consideração que algumas instituições são mais tradicionais e focadas em provas.

Enquanto outras instituições focam no lado mais humanista e possuem cursos e atividades interessantes que visam desenvolver no aluno um senso de autonomia e liberdade.

Veja também as melhores opções de escola em Aracaju, esse e muitos outros artigos sobre o tema você encontra aqui, na Mãe Experiente.

Jussara Santos

Jussara Santos

Jussara Santos, membra da comunidade Mãe Experiente, é mãe de 3 meninas lindas. A Bella, Julia, e Marta. Com mais de 10 anos sendo auxiliar de creche, Jussara se apaixonou em ajudar crianças e trazer conhecimento para suas respectivas mães. No seu tempo livre, Jussara adora levar as meninas para brincar na praia.