Melhores Escolas Particulares em Franca SP | Guia 2022

por

Muitas mães paulistas se perguntam quais são as melhores escolas particulares em Franca SP. Neste artigo, vamos mostrar os diferenciais de cada uma das melhores escolas da cidade.

Cidades do interior são boas para se morar, mas geralmente tem menos recursos que as cidades maiores. Por isso, devemos investir na melhor educação possível para nossos filhos.

E, na maioria dos municípios brasileiros, isso significa matricular seu rebento em uma escola particular. Em Franca, não poderia ser diferente, e na cidade há várias escolas particulares de qualidade para escolher.

melhores escolas particulares em franca sp

Então, continue lendo que nós vamos te mostrar as características de cada uma.

Melhores Escolas Particulares em Franca SP

Segundo dados do MEC, a maioria dos estudantes das cidades do interior de São Paulo saem de suas regiões para fazer faculdade em capitais. Essa é uma mudança em busca dos melhores cursos e universidades.

Logo, para que nossos filhos possam competir nessa batalha por uma vaga, é preciso buscar e analisar muito bem a escola em que ele será educado. 

Para te ajudar, listamos as escolas de excelência da cidade.

Colégio Piaget

Colégio Piaget Franca

O Colégio Piaget foi fundado há mais de 30 anos e, desde esse período, tem o objetivo de criar um ambiente familiar onde seus alunos possam aprender e crescer. 

Atualmente, a escola atende crianças a partir dos quatro meses de idade no segmento berçário, também atende o ensino infantil, ensino fundamental e o ensino médio. 

A escola tem ensino integral para os alunos do berçário ao 9° ano do ensino fundamental que precisarem ficar na escola por mais tempo. Nesse período, os alunos têm atividades de jiu jitsu, ballet, circo e música.

A escola oferece um programa bilíngue com 10 horas de aulas por semana. O colégio fez parceria com a escola internacional WorldEd que auxilia os alunos a aprender o inglês com professores americanos.

Novo Colégio

Novo Colégio Franca

Essa escola de Franca atende exclusivamente o ensino médio e preparatório para pré-vestibular. Trabalha somente com período parcial (manhã ou tarde).

As atividades extraclasse são mais focadas no desenvolvimento de habilidades para completar provas como: plantão de dúvidas, correção dirigida, idiomas, orientação vocacional e educacional.

Entretanto, a escola também oferece algumas atividades físicas como: sessões divertidas da dança zumba, práticas de basquete, vôlei, futebol de salão.

O Novo é o colégio perfeito para adolescentes que querem focar seus anos no ensino médio na preparação para provas de vestibulares e concursos, pois trabalha focando em testes padronizados.

Colégio Villa Lobos

Colégio Villa Lobos Franca

O Colégio Villa Lobos atende ao ensino infantil, ensino fundamental e ensino médio. A escola fica localizada no centro da cidade de Franca, facilitando o acesso por carro ou transporte público.

O colégio oferece várias atividades extracurriculares, projetos e eventos durante todo ano. Além das atividades regulares como, judô, futsal, queimada, música, idiomas (inglês ou espanhol) e robótica.

A escola também promove passeios turísticos, clube de leitura, mentoria, feira de ciências, concurso de redação, coral, clube de cinema entre outros. É uma ótima forma de expandir conhecimentos e habilidades.

Instituto Samaritano de Ensino

Instituto Samaritano de Ensino Franca

O Instituto Samaritano de Ensino atende a todos os segmentos de ensino, infantil, fundamental e médio. A escola oferece ensino integral para os alunos do ensino infantil e ensino fundamental I.

Nesse período os alunos recebem apoio pedagógico e de reforço escolar, além de realizar atividades prazerosas como e educativas como; plantação de horta, cozinha, oficina de arte e esportes. 

A escola também oferece programa bilíngue e tem parceria com o curso de idiomas Fisk, usando materiais e metodologia de ensino da escola de inglês. Os alunos também recebem certificado de fluência da Fisk.

O Instituto Samaritano estimula o envolvimento dos pais com a escola e tem um projeto específico em que disponibiliza psicólogos e terapeutas para dar apoio emocional e psicológico para pais e alunos.

Conclusão

As escolas públicas apresentam problemas sistêmicos e falta de recursos, e, por isso, muitos de seus alunos se formam sem saber as competências necessárias para encarar o mundo moderno.

A única solução possível para pais preocupados são as escolas particulares, que atualmente, existem aos montes. Entretanto, é preciso escolher com cuidado para não investir seu dinheiro e o futuro do seu filho no lugar errado.

As escolas particulares são muito diferentes entre si, logo, devemos analisar sua metodologia pedagógica, seus projetos e programas e os seus diferenciais para identificar se estes se alinham com a sua necessidade.

Mas nem todas as escolas administradas pelo estado são de má qualidade, para te ajudar com algumas opções, separei um artigo com as principais escolas públicas de SP.

Jussara Santos

Jussara Santos

Jussara Santos, membra da comunidade Mãe Experiente, é mãe de 3 meninas lindas. A Bella, Julia, e Marta. Com mais de 10 anos sendo auxiliar de creche, Jussara se apaixonou em ajudar crianças e trazer conhecimento para suas respectivas mães. No seu tempo livre, Jussara adora levar as meninas para brincar na praia.