Mudança de Comportamento com a Chegada do Irmão

por

A chegada de um novo bebê na família é motivo de alegria e celebração mas, isso nem sempre acontece com todos os membros da família em um primeiro momento.

É comum que o irmão mais velho tenha uma mudança de comportamento por causa da chegada de um irmãozinho mais novo.

Mudança de Comportamento com a Chegada do Irmão

E quando isso ocorre muitos pais não sabem o que fazer para mudar essa atitude do seu primogênito, por isso vim sanar suas dúvidas sobre a mudança de comportamento com a chegada do irmão.

Para saber as principais mudanças que ocorrem e como lidar com essas mudanças, leia até o fim para não perder nada!

Mudança de comportamento com a chegada do irmão

Durante a criação do nosso primeiro filho, é mais comum do que você pensa, a chegada imprevista ou até mesmo prevista de um novo neném quando nosso primeiro filho já está mais velho.

E algo que ocorre frequentemente com a chegada do irmão mais novo é uma felicidade, e às vezes uma implicância exagerada com o fato de “perderem seu posto” para outro bebê, o famoso ciúmes, por parte do irmão mais velho.

Essa mudança ocorre mais no comportamento das crianças mais velhas, por conta de ocorrer uma perda de atenção por parte dos pais para o filho mais novo, mesmo que seja sem querer e nada intencional.

Por isso, implicações emocionais da chegada de um irmão para o primogênito é uma forma de se expressar e reagir com esse “abandono”.

Mas é difícil notar essas mudanças, por isso iremos comentar sobre elas logo abaixo, e as principais mudanças que ocorrem durante essa chegada de um irmão mais novo são:

Personalidade irritante 

A personalidade irritante durante esse período, tanto da gravidez quanto após o nascimento, é o mais fácil de ser reconhecido, mas muitos a reconhecem como birra.

Essa mudança de personalidade pode ser: raiva exagerada, sensibilidade maior, chorar sem motivos e alguns atos como: gritar, arranhar, morder e se debater.

Isso ocorre geralmente por conta de uma pressão que é colocada em cima da criança e a falta de conhecimento sobre o que irá acontecer com ela.

Infantilidade exagerada

A infantilidade e a personalidade irritante se completam, pois geralmente assim que uma é identificada é bem provável que a outra exista.

Isso ocorre principalmente com crianças que já são um pouco maiorzinhas, e os principais “sintomas” são: falar como criança pequena, agir como bebês novamente e grudar nos pais como se fossem neném.

E fazem tudo isso para tentar chamar novamente a atenção dos pais.

Por que essa mudança ocorre?

A maior dúvida dos pais é sobre por que e como essa mudança ocorre, principalmente por que isso ocorre mesmo esse filho mais velho tendo atenção.

Essa mudança ocorre de forma natural, e por incrível que pareça acontece com a maior parte das crianças, e para muitos especialistas isso não tem motivo, é apenas um comportamento “natural”.

Alguns estudiosos falam que essa mudança ocorre porque o “bebê da mamãe e do papai” não vai mais ser o único bebê e agora terá outro bebê para “competir” um lugar com os pais.

Essa mudança de cotidiano atinge em cheio os filhos mais velhos, por terem que aprender a lidar com uma nova pessoa (que consideram uma ameaça) onde vivem, tendo que mudar toda a rotina.

Porém relaxe, pois esses comportamentos citados acima vão regredindo com o tempo e irá se normalizar, mas é claro, com algumas crianças isso pode demorar um pouco mais.

Por isso, irei comentar mais abaixo sobre como tornar a vinda de um irmão mais novo em algo bom.

Como tornar a chegada do irmão em algo bom

A chegada de um novo bebê é sempre uma benção, considerado por todos uma alegria, mas às vezes não é para alguns, no caso, o filho mais velho.

Porém, muitas crianças têm esse desejo e falam aos seus pais sobre terem um irmão, e na hora que esse irmão nasce acaba se tornando algo que os filhos mais velhos não querem mais.

A ideia também de perigo ou ameaça em ter um novo bebê em casa e uma rotina nova é algo irracional na cabeça das crianças, mesmo que tenham a atenção necessária.

E existe sim um jeito de tornar a vinda de um novo bebê como algo positivo na vida do filho mais velho, e é muito simples fazer isso.

Essas dicas em grande maioria são bem mais efetivas caso sejam aplicadas durante a gravidez ou antes, pois será mais fácil a criança diluir a ideia de um novo irmão.

As dicas são:

Tornar a chegada de um irmão em algo positivo:

É muito importante tornar a chegada de um novo bebê algo positivo, tornar a gravidez do irmão mais novo em algo bom para o filho mais velho.

Mostrar ao filho mais velho que um irmão não será algo ruim e que não irá diminuir o amor dos pais por ele.

É extremamente importante ter uma sensibilização durante o período da gestação com o filho mais velho para que ele possa entender o que está acontecendo e que você também possa o entender.

Apresentar a nova rotina:

Apresentar uma nova rotina e mostrar de forma divertida como será a nova rotina com um novo integrante na família é muito importante.

Isso é mais eficaz ainda se o mais velho é um pouco mais velho em questão de idade, e consegue compreender mudanças e rotina.

Mostrar ao mais velho que não irá ficar sozinho:

O tema mais temido e também mais comentado durante a chegada de um novo integrante na família é o fato de ter o medo do abandono.

É de extrema importância explicar pro seu filho que não terá um abandono e também uma falta de atenção e carinho pra ele e que todos os dois serão amados igualmente.

Não usar idade como responsabilidade:

É comum nós mesmos, os pais, já termos ouvido uma vez na vida uma típica frase de muitas: “você já é grande para isso”.

Evite utilizar essas frases com seu filho, pois ele não têm responsabilidade sobre isso e provavelmente ainda é muito pequeno para arcar com tudo.

Então, não diga para seu filho “você é grande, faça isso e aquilo”, mas busque uma forma amigável de ensinar e pedir para seu filho mais velho fazer algo.

Mudança de comportamento com a chegada do irmão

Devemos admitir que com a chegada de um novo membro na família de fato acaba mudando toda a rotina da casa e a dinâmica familiar em um primeiro momento.

E isso tudo acaba gerando no filho mais velho uma insegurança com o novo, e como um “mecanismo de defesa” ele tem mudanças no seu comportamento.

A principal dica é ter paciência e afeto durante essa fase, e de preferência explicar ao seu primogênito, desde o primeiro momento que soube da gravidez, que ele continuará sendo amado e que é normal a rotina mudar por um tempo.

Então, se quiser conferir mais dicas sobre como lidar com o seu filho que está passando por uma fase difícil de adaptação com o novo, o Programa Maternidade Mais Leve, irá te ajudar a lidar com essa fase da melhor forma.

Marcia Toledo

Marcia Toledo

Mãe de 3, madrasta de 2 e avó de 4 me deu o titulo de Mãe Experiente. Depois de pura pressão social, decidi compartilhar meus conhecimentos sobre ser uma mãe e ter uma familia.