O Que Fazer Quando a Família Não Quer Cuidar do Idoso? Guia 2022

por

Cuidar de uma pessoa idosa requer muito cuidado, atenção e responsabilidade e por isso muitas pessoas da família acabam não querendo tomar essa responsabilidade para si.

E aí, uma pessoa da família acaba ficando sobrecarregada com o cuidado da pessoa idosa porque os outros não querem ajudar.

E se questiona se tem algo que possa fazer para que os outros familiares ajudem a cuidar também.

o que fazer quando a familia nao quer cuidar do idoso

Por esse motivo, depois de certa pesquisa e questionar pessoas da área jurídica, vim te ajudar respondendo a sua dúvida de o que fazer quando a família não quer cuidar do idoso, então continue lendo até o fim para saber mais!

O que fazer quando a família não quer cuidar do idoso?

Sabemos o quão difícil e delicado é ter toda a responsabilidade sobre o idoso e ter que lidar com isso completamente sozinho.

Mesmo que esse cuidado e peso seja difícil e delicado de ser feito sozinho é muito satisfatório ter a sensação de cuidar de quem um dia cuidou de nós.

Também temos conhecimentos que mesmo que cansativo é necessário, já que os idosos possuem limitações naturais por conta da idade e também o estado da saúde.

Porém, quando precisamos da ajuda de outras pessoas para cuidar do idoso, já que temos mais coisas para fazer, essas pessoas se negam e fogem do cuidado e assistência.

E caso você sinta dúvidas de modos de o que fazer quando a família não quer cuidar do idoso irei te ajudar.

Um modo para fazer com que a família assuma suas responsabilidades em cuidar do idoso é a conversa, já que é o principal que deve ser feito.

Converse com a parte da família que não quer cuidar, e fala o que é necessário, e que a pessoa não assumirá tudo sozinha e sim em uma pequena porção de tempo no dia.

Também alerte e mostre para as pessoas que aquele idoso cuidou deles, ajudou no crescimento e desenvolvimento como pessoa.

Quem tem a responsabilidade de cuidar do idoso?

quem da família deve cuidar do idoso

Como eu disse acima, muitas vezes ocorre que parte da família não quer assumir cuidados e responsabilidades sobre o idoso, algo que é de certa forma desconfortável, principalmente para o idoso.

Por isso, iremos comentar sobre o assunto de quem tem a responsabilidade de cuidar do idoso, é claro que a responsabilidade total não é de só um membro da família e sim de toda ela.

Mas de acordo com a Lei certos tipos de negação ao cuidado com idoso podem ser considerados crimes graves, podendo gerar prisão ou pagamento de fiança.

Em alguns casos podem ocorrer multas, ou outras formas de punições para as pessoas que se negaram a cuidar do idoso, como os filhos ou até mesmo parentes mais próximos.

De acordo com a lei não há pessoa exata que deve cuidar do idoso, o cuidado está apontado para a pessoa mais responsável e próxima, como irmãos, filhos ou netos.

Como dividir a responsabilidade sobre o idoso?

Uma dúvida comum é sobre como dividir a responsabilidade sobre o idoso, pois é algo complicado de ser feito, cada um tem sua rotina e prioridades.

Por isso irei dizer modos de dividir a responsabilidade sobre o idoso, de acordo com a parte da família como os jovens, crianças e os que moram mais longe.

Para os mais jovens a contribuição para o cuidado do idoso pode ser feita em carregar objetos do idoso, levar a lugares dando-o apoio e pegar e dar os remédios dele.

E para aqueles que moram longe do idoso fica um modo de contribuição, como fazer compras no mês, compras online ou contribuição financeira, que já ajudaria também em comprar remédios, entre outros.

como dividir o cuidado do idoso entre a família

Para os responsáveis principais pode ser dividido em horas, como no período da manhã um responsável preparar o café da manhã, dar banho e escovar os dentes.

Já no período da tarde, outro responsável, fazer o almoço, alimentar, colocar para descansar, trocar a roupa e arrumar alguma área da casa.

Já no período da noite outra pessoa pode preparar e dar a janta ao idoso, dar banho, escovar o dente, colocar para dormir e conferir que não terá nenhum problema, e é claro lembrando de dar o remédio se tiver algum nesse horário.

Conclusão

Depois de ter lido tudo o que te expliquei acima espero ter conseguido dar uma luz sobre o que você deve fazer para que outros familiares ajudem a cuidar do idoso da família.

A conversa é o meio mais importante para que vocês possam chegar a um acordo, seja dividindo o cuidado do idoso entre vocês, ou até mesmo pagando alguém para cuidar ou colocá-lo em uma casa de repousos.  

É importante que o idoso, principalmente se estiver doente ou debilitado, tenha o cuidado de alguém pois, não prover as necessidades básicas do idoso é considerado crime.

Confira também um artigo completo mostrando qual é o melhor horário para dar banho em idoso e uma seleção dos melhores andadores para pessoas de idade avançada.

Jussara Santos

Jussara Santos

Jussara Santos, membra da comunidade Mãe Experiente, é mãe de 3 meninas lindas. A Bella, Julia, e Marta. Com mais de 10 anos sendo auxiliar de creche, Jussara se apaixonou em ajudar crianças e trazer conhecimento para suas respectivas mães. No seu tempo livre, Jussara adora levar as meninas para brincar na praia.